Hall da Fama: Whitey Ford

Tempo de leitura: 5 minutos

Este texto sobre Whitey Ford faz parte da série ‘Hall da Fama’ em que contamos a história de alguns de seus membros. Toda terça-feira uma estrela será apresentada.

A posição de arremessador no baseball é tão importante quanto a de quarterback no futebol americano ou do goleiro no hockey. No nosso futebol é comum se dizer que um grande time começa por um grande goleiro.

Whitey Ford representa toda essa fundamentalidade da posição de arremessador. Ele fazia parte do núcleo da maior dinastia do baseball. De 1950 a 1967, período da carreira de Ford, seu time, o New York Yankees, venceu 13 título da American League e oito World Series. Em seis dessas Whitey Ford esteva presente.

Minor League

Edward Charles Ford nasceu em 21 de outubro de 1928, em Nova York. Em 1947 ele assinou um contrato de minor league com o New York Yankees. Ainda nas minors ele recebeu o apelido de “Whitey” por conta de seus cabelos loiros.

Whitey Ford foi um grande arremessador.
Whitey Ford em ação.
Fonte: Focus on Sport/Getty Images

Foram três temporadas nas ligas menores e Ford ascendeu cada um dos níveis ano a ano. Em 1947, no Butler Yankees, foram 24 jogos, 13 vitórias e apenas quatro derrotas. Aliás, esse seu alto percentual de vitórias (76,5%) naquela temporada seria um padrão em toda sua carreira.

Em 1948, agora pelo Norfolk Tars (time do que hoje seria a AA), Whitey manteve o alto índice de vitórias e sustentou um ERA de 2.58. Mas foi o que ele fez no Binghamton Triplets, em 1949, que o colocou como uma das grandes promessas da MLB para a temporada de 1950.

Nos Triplets Whitey Ford anotou 16 vitórias e sofreu apenas cinco derrotas, um ERA de 1.61 e 151 strikeouts. Estava pavimentada a estrada de seu sucesso na MLB.

Na MLB

No entanto, a chegada de Whitey Ford na MLB ainda foi dividida com algumas passagens pelo time de  AAA, o Kansas City Blues. Pelos Yankees, naquela temporada, foram 20 jogos, 12 como starter, com nove vitórias e uma única derrota, ERA de 2.81. Entretanto, pelos Blues, os 12 (6-3) jogos foram como starter.

Mas o começo da história de Ford na Major League Baseball não poderia ter sido melhor. Whitey arremessou o jogo 4, do título, daquela World Series vencida sobre o Philadelphia Phillies. Ford fez 8.2 entradas permitindo sete rebatidas, duas corridas (nenhuma merecida), um walk e sete strikeouts.

Embora fosse efetivo nos strikeouts, Ford era muito mais um arremessador de “jeito” do que de “força”. Ele compensava sua bola rápida não muito demolidora com um repertório sensacional de outros arremessos que lhe rendia o controle dos duelos. Seu arsenal era complementado por uma capacidade extrema de se manter calmo mesmo sob a maior pressão. Mickey Mantle ratificou essa vantagem de Ford,

“Nunca me importei com qual era a situação, quão grande era a pressão – bases lotadas ou a torcida fazendo barulho – isso nunca foi incômodo para Whitey”.

Essa tranquilidade renderia a ele o apelido de Chairman of the board (algo como “presidente do conselho”).

A Guerra e a volta à dinastia

Mas as temporadas de 1951 e 1952 tiveram a ausência de Whitey Ford, que fora convocado pelo exército estadunidense para a Guerra da Coreia. No entanto, passados dois anos, Ford voltou da mesma forma como havia estreado na MLB: campeão da World Series.

Whitey se juntou a Allie Reynolds, Vic Raschi e Eddie Lopat para formar o Big Four dos Yankees. No entanto, na World Series de 1953, nos dois jogos em que começou, Ford perdeu um e ficou com um no decision em outro.

Embora nunca tenha arremessado um no-hitter, Whitey Ford teve dois jogos consecutivos de apenas uma rebatida, em 1955. Também nessa temporada ele foi o recordista de jogos completos e vitórias na American League. As temporadas seguintes veriam um Ford cada vez mais maduro e liderando a AL em ERA e percentual de vitórias (1956); líder de ERA (1958); e novamente líder de ERA e percentual de vitórias (1961 e 1963).

Whitey Ford jogoutoda a carreira no New York Yankees.
Whitey Ford nos Yankees.
Fonte: Wikipedia

Mas foi somente na temporada de 1961 que veio seu prêmio de Cy Young. Nessa época ainda não havia a separação da premiação para o melhor arremessador de cada uma das ligas (American League e National League). No entanto, se já fossem prêmios separados, Whitey Ford teria sido o Cy Young da AL em 1963. Mas foi Sandy Koufax, campeão da World Series com o Los Angeles Dodgers, que levou o prêmio.

Mais prêmios e números

Na temporada (1963) em que Sandy Koufax levou o prêmio de Cy Young da MLB, Whitey Ford foi o líder de vitórias e percentual (24; 77,4%), jogos iniciados (37) e maior número de entradas arremessadas (269.1). Na votação de MVP da AL Whitey ficou em terceiro lugar.

A temporada de 1954 veria a primeira das 10 aparições de Ford no All-star Game. Nesse ano ele teve 16 vitórias e os Yankees chegaram à marca de 103. Mas a sequência de títulos da American League seria interrompida pelo Cleveland Indians, que venceu 111 jogos.

Todavia, Ford ajudaria os Yankees a chegar em quatro World Series consecutivas (1955 a 1958) vencendo duas delas: 1956 e 1958. Nesse período, Whitey registrou média de 16 vitórias por temporada e um ERA de 2.41.

Whitey Ford.
Fonte: Youtube

Whitey Ford arremessou em 11 World Series durante as 16 temporadas em que atuou. Ele venceu seis delas. Seu recorde de 10 vitórias em World Series permanece o maior entre todos os arremessadores da história.

Hall da Fama

Ford ainda seria MVP da World Series de 1961. Também lideraria a AL em vitórias em três temporadas (1955, 1961 e 1963); assim como em ERA por outras duas (1956 e 1958). A camisa 16 que ele usou na maior parte de sua carreira foi aposentada pelo New York Yankees. A indicação para o Hall da Fama aconteceu em 1974.

Ele se aposentou antes do início da temporada de 1968. Suas marcas finais são 236-106 (69% de vitórias), o melhor percentual entre arremessadores com pelo menos 150 vitórias no Baseball moderno. São 45 vitórias por shutout. Dessas, oito foram pelo placar de 1-0.

Whitey Ford morreu em 8 de outubro de 2020.

Deixe uma resposta