100 anos de NFL, 90 e poucos de rivalidade

Tempo de leitura: 9 minutos

Agora é oficial, a espera realmente acabou, só vem… e com muita rivalidade.

Chegamos na centésima temporada dessa bagaça e o jogo de abertura promete ser espetacular. Não poderia ter jogo melhor do que esse para abrir essa temporada de número histórico. Bears vs Packers (viu só como aqui não tem clubismo?).

Hoje, as 21:20, horário da capital da suruba brasileira (Brasília), teremos Arão Rogério contra a excelente defesa dos Bears. Esse será o jogo de número 199, no confronto (e na rivalidade) entre esses dois times. Confronto de uma rivalidade gigantesca, da qual falaremos um pouquinho aqui.

rivalidade mais antiga que essa, só a que existe em casa mesmo (marido x mulher)!
fonte: journal sentinel (créditos, bill glauber)

chicago

Chicago, the windy city, a cidade dos ventos… dos ventos bons. A cidade mais populosa do estado de Illinois e também a mais populosa de todo o centro-oeste americano. Já quando olhamos para o tio Sam por inteiro, ela é a terceira mais populosa, perdendo apenas para new york e los angeles.

A cidade do ex-presidente Barack Obama, é grande desse jeito aí, mas o mais importante dela, não citamos ainda. A cidade teve um incêndio devastador no século 19 (anos de 1870), que deixou 300 mortos e 90 mil pessoas desabrigadas. No lado econômico, danos ao redor de 200 milhões de grants (hoje, trumps). 

Mesmo com danos muito pesados, a cidade foi reconstruída rapidamente e atraiu diversos arquitetos renomados da época. Com isso, um planejamento urbano gigantesco (e muito detalhado) foi criado, e acabou sendo referência em todo o mundo. Alguns anos depois, ainda fora construído o primeiro arranha-céu de metal no centro de chicago.

o primeiro arranha-céu construído com metal, lá em chicago, o home insurance building.
fonte: pinterest (crédito, dave genelly)

como não amar?

Ao final dos anos 1890, a cidade já era a segunda maior cidade dos estados unidos (perdendo apenas para new york) e atraía cada vez mais, mais indústrias para lá. Hoje é um grande polo industrial de telecomunicações, transportes e infra-estrutura, e tem o segundo aeroporto mais movimentado em todo o mundo!

Olha lá, só precisamos contar história para mostrar como a cidade é legal. Imagina então se eu falar que a cidade é repleta de parques interessantes e que possui uma arquitetura impar (para aqueles que gostam de cidades)? Ou então, imagina se eu apresentar a famosa (e tradicional) deep dish pizza da Giordano?

Ou até então comentar que foi uma das principais cenas da lei seca nos estados unidos? Até poderia comentar sobre como a cidade é um reduto da arte (quem já não ouviu falar no chicago theater? ou então dos clubes de jazz?), ou até melhor que isso, dizer que a cidade é um reduto do partido democrata… agradou?

Ah.. claro, como eu poderia esquecer? A cidade também tem times em todas as grandes ligas americanas! A melhor cidade para esportes… e a cidade do jogo de hoje.

green bay

Green Bay, a cidade do Lambeau Field… e só. Brincadeiras a parte, mas nem tanto, a cidade realmente é mais conhecida pelos packers, que por outra coisa. Entretanto, isso não é menosprezo algum, pois ela só está sediando, o templo do futebol americano. Ou seja, para os boleiros, o maracanã da brincadeira (não era essa a palavra que queria usar, mas a dona onça anda me cortando muito) toda. 

A cidade também é apelidada de “Titletown, USA” (Cidade título, EUA) pela quantidade de títulos que os packers já conquistaram na nfl. São 13 ao todo, contando a era pré e pós Super Bowl. Inclusive, oselo da cidade inclui tanto “Titletown” como a logomarca dos Packers. Há 180km de distância de milwaukee, green Bay é a menor cidade a participar da NFL. 

Em dias de jogos, costuma-se dizer que no estádio está toda a população da cidade. O que é uma piada ótima, mas é uma fake news absurda, afinal green bay é bem maior que Louveira poxa! São pouco mais de 104.000 habitantes. Mesmo assim, com todos esses habitantes, ela ainda é a terceira maior cidade do estado de wisconsin.

foto de onde foi a indian packing company
fonte: wisconsin historical markers

queijo, cerveja e moto

O “gigantesco” estado de wisconsin, fica ao norte de chicago e faz parte do que é chamado de “Grande Chicago”. Uma área metropolitana, que além do estado de Illinois e Wisconsin, ainda conta com o estado de Indiana (Ah Indiana! Que saudades!). O estado é muito conhecido pela produção de muitos (e bons) queijos, além de cervejas bem interessantes. 

Entretanto, é com o queijo que eles se destacam e pelo que eles são mais conhecidos mesmo. Não é atoa que os torcedores dos Packers, são conhecidos por cheeseheads (cabeças de queijo). Ah claro, mais uma vez, como poderia me esquecer? Talvez seja a fome. Wisconsin também é o estado berço da Harley Davidson. Na cidade de milwaukee foi onde tudo começou e você pode encontrar o museu por lá, inclusive, com uma réplica da casa onde tudo foi idealizado.

Ok, muita história, pouco esporte e pouca comida, onde tô querendo chegar? Bom, até agora pouco falamos disso, mas finalmente chegou a hora de falar. A NFL chega na sua centésima temporada. Uma história grande, com muitas mudanças, evoluções, tretas, rivalidades e emoções. Quase a mesma coisa que seis meses de 2019 no Brasil, ou um mês de agosto.

os ursos

Essa história da NFL, começou justamente com essas duas cidades aí de cima, Chicago e Green Bay. Essas cidades tão “próximas” geograficamente, mas um tanto quanto “distantes” demograficamente, foram o estopim para essa liga que nos apaixona tanto. Será que isso já explicaria essa rivalidade?

Pra falar a verdade, no preto e branco, os Bears foram fundados na cidade de Decatur em 1920, indo para Chicago em 1921, mas quem é que liga? Originalmente o time era o Decatur Staleys, virando Chicago Bears, em 1922, logo após George Halas comprar a franquia por $100 do seu antigo dono, A. E. Staley.

A ideia do nome, veio de outro time da cidade, os Cubs (pra quem não sabe, Cub é como eles chamam um urso jovem). Já as cores do time, foram “copiadas” da universidade de Illinois. George Halas gostou da combinação de cores azul/laranja e escureceu um pouco elas para usar em seu time.

Como curiosidade, alguém chutaria o nome do mascote dos bears? Staley Da Bear, em homenagem ao primeiro dono da franquia, A. E. Staley.

os empacotadores

Enquanto isso, os packers foram fundado em 1919,  pelos ex-rivais de colégio Earl “Curly” Lambeau e George Whitney Calhoun. Tudo começou quando lambeau pediu uma grana para para a empresa que trabalhava, com a ideia de produzir uniformes. O rapaz recebeu 500 dólares para a aquisição do material esportivo.

Só que existia uma condição para isso, o time deveria ter o nome de sua patrocinadora. Ou seja, Indian Packing Company (que anos depois se tornaria a Acme Packing Company). A empresa era especializada em enlatar alimentos, dai o nome Packers. Enfim, em 1921 o time ganhou o direito de jogar na NFL e desde então é o time mais antigo da liga, além de nunca ter trocado de cidade. 

O mais interessante na história do time, é que ao passar por problemas financeiros, Lambeau acabou vendendo o time. Felizmente, alguns anos depois, encontrou um grupo de financiadores, que permitiram que ele recuperasse a franquia. Esses investidores, os chamados “hungry five”, permitiram que fosse criada a Green Bay Football Corporation. Uma organização não lucrativa, em que os donos são os próprios moradores de green bay!

a rivalidade

Logicamente, as franquias mais antigas da NFL, devem ser os maiores rivais hoje em dia. Por consequência, também devem ser a rivalidade mais antiga da liga. Além do mais, posso afirmar, que é a rivalidade mais emblemáticas de todos os esportes americanos.

Tudo começou quando, lá em 1921 ainda, um “acidente” bizarro aconteceu. George Halas, proprietário dos Bears, expulsou os Packers da NFL. O motivo? As histórias são muitas, cada historiador conta de uma forma, mas todas envolvem a utilização de bons jogadores de Notre Dame, que não deveriam ter atuado pelos Packers.

Futuramente os Packers acabaram sendo readmitidos. Parte mais legal dessa história? Foram readmitidos, logo após os Bears fecharam contrato com um desses jogadores. Quase um fluminense ein sr Halas? Que feio!

Como dito mais acima, as equipes já jogaram por 198 vezes em suas histórias e nesse ano teremos os confrontos de número 199 e 200. Na história, o recorde é bem bem equilibrado. Ele só mostra, como realmente existe uma rivalidade ali e ninguém pede nota fiscal paulista.

São 97 vitórias para os Packers e 95 vitórias para os Bears, além de seis empates. O primeiro confronto entre eles, foi em 1921. Nessa época, os Bears ainda eram Chicago Staleys e jogando em casa, bateram o rival por 20 a 0.

Já na última temporada, cada um dos times venceu em seu território. Só que, verdade seja dita, os Bears ganharam sem Arão Rogério em campo. Os dois sempre estiveram na mesma divisão e só chegaram aos playoffs juntos (na mesma temporada) quatro vezes.

2010 nfc championship game

Existem diversas partidas memoráveis, e diversos times excepcionais de cada uma das franquias. Entretanto, talvez o jogo mais recente e mais emblemático entre os times, tenha sido a final de conferência de 2010.

Jogando fora de casa, em território hostil, packers e bears jogaram a vida. Um daqueles jogos em que só faltou jorrar sangue! Ok, não foi bem assim, mas foi uma bela partida (youtube). 

Agora pasmem, o quarterback dos Bears eram nada mais, nada menos que Jay Cutler. Ok, o time contava com tantos talentos, que foi possível chegar numa final de conferência com o Sr. cara de nada como quarterback. Matt Forté, Devin Hester, Brian Urlacher e Lance Briggs, por exemplo. O último foi até pro bowler naquela temporada.

De toda forma, os Packers não passavam mal não. Ele tinham, Aaron Rodgers em seu terceiro ano como titular e uma defesa jovem e talentosa, com nomes como B.J. Raji e Clay Matthews.

Os Packers levaram a melhor, com um placar de 21-14 e carimbaram o passaporte para o Super Bowl. Naquela decisão, o time de wisconsin acabou pegando os Steelers e Arão Rogério teve o seu primeiro título como quarterback titular. 

um jogo memorável de playoff da nfl, tem jay cutler? tem
fonte: getty images (créditos, matthew stockman)

kickoff

Bom, é isso aí. A NFL chegou e se você ainda não se convenceu que esse jogo será bom, tenho mais uma ideia. Logo após o nosso podcast virar realidade, finalmente teremos a estréia de outra ideia que estava no papel.

A primeira coluna do comilança chega com força, no objetivo de estourar o botão da sua calça. Aqui gostamos de reunir os amigos para aquela prosa pré jogo. Então nada melhor que uma boa comida pra sustentar esse papo todo.

Sendo assim, se você já chamou sua galera pra curtir o kickoff com você, mas ainda não sabe o que fazer pra todos comerem, cola na nossa nova coluna, e pega a brilhante receita de um hot dog, no melhor estilo chicago. Ou então o incomparável, mac n’ cheese dos packers.

Exatamente o mesmo que é vendido lá no lambeau field. Ou seja, além da rivalidade na tela, colocamos a rivalidade na mesa também. Porque não disputar com o coleguinha, quem trabalhou melhor na cozinha?

Cola com a gente rapaz, aqui o negócio é bom! Agora segue pro jogo que já estamos muito ansiosos.

leave a comment