Divisões da MLB: AL East

Tempo de leitura: 6 minutos

Olá novamente a você, torcedora e torcedor de alguma franquia da MLB!  Eu sei que já temos alguns dias de temporada da Major League Baseball, mas ainda dá tempo de uma última passada de olho pelas divisões da MLB!

E neste pente fino que o Tailgate Zone está fazendo nas divisões da Liga, não dá para deixar de fora uma das mais competitivas e difíceis de toda a MLB! Sim, a Divisão Leste da Liga Americana, casa das potências New York Yankees, Toronto Blue Jays e Boston Red Sox!

E vale o reforço: ouvidos abertos no nosso podcast Entradas Extras, especializado em beisebol/béisbol/baseball, que será o nosso canal de cobertura da MLB. Fiquem ligados!

AMERICAN LEAGUE EAST

A divisão leste da Liga Americana é casa das equipes Baltimore Orioles (BAL), Boston Red Sox (BOS), New York Yankees (NYY), Tampa Bay Rays (TB) e Toronto Blue Jays (TOR), que respondem juntas por 41 títulos da World Series. O New York Yankees é o maior campeão de todos, com 27, e Red Sox está empatado em terceiro, com 9 anéis.

Al East.
Fonte: Wikipédia.

Mas não é à toa que por vezes a divisão é vista como mais difícil. Desde 2020 a divisão ocupou metade das vagas de pós-temporada destinadas à Liga Americana. Além disso, todo ano cria-se a expectativa sobre qual será o terceiro time da AL East a disputar o título em outubro.

Com mais uma temporada em andamento, corre para conferir como uma das principais divisões do beisebol está!

BALTIMORE ORIOLES

O que por anos foi um enorme saco de pancadas dos ‘irmãos’ mais velho parece ter finalmente entrado no período competitivo. Os anos consecutivos como um dos piores times da MLB fez com que o Orioles construísse uma equipe com potencial. Tendo seu núcleo extremamente jovem como referencial.

Nomes como Adley Rutschman (C), Gunnar Henderson (3B) e do prospecto Grayson Rodriguez (RHP), que deve integrar a rotação da franquia de Baltimore, geram expectativa nos torcedores e até rivais. Mas mais do que isso, reforçam a competitividade da divisão.

Os corrupiões de Baltimore.
Fonte: MLB.com

Os Oreioles fizeram poucas adições na última janela. Mas que trazem experiência para um grupo jovem – Adam Frazier é uma opção sólida na defesa do campo interno, e Kyle Gibson é nome para reforçar a rotação.

Caso nada dê certo para o O’s em 2023, não haverá motivo para desespero. A equipe continua no topo do ranking de farm systems, como são chamadas as categorias de base. Aliás, desde 2021 a franquia de Baltimore tem o que é considerado o melhor sistema de formação de atletas. Mesmo com vários nomes promovidos ao elenco principal, o futuro continua promissor!

BOSTON RED SOX

O Red Sox deveria estar vivendo os anos finais de uma dinastia iniciada com o título de 2018. Na época, os jovens Mookie Betts, Xander Bogaerts, Andrew Benintendi, Rafael Devers lideraram uma das melhores equipes ofensivas da história ao quarto anel desde o início dos anos 2000. No entanto, hoje, apenas três nomes restaram, e o que a torcida viu foram vários anos atuando muito abaixo do normal.

Meias vermelhas em reconstrução.
Fonte: MLB.com

Para 2023 ainda há mais dúvidas do que certezas em relação ao Boston Red Sox. Mas o que se sabe é que a equipe vem novamente com um elenco quase inteiro renovado. Uma mistura de veteranos, como Adam Duvall, Corey Kluber e Justin Turner, com recém promovidos ao time principal, como Triston Casas e Bryan Bello. Além deles, são quatro nomes entre os 100 melhores de toda a MLB, inclusive Marcelo Mayer (SS), considerado o 9° melhor.

Entretanto, não dá pra dizer que cabeças rolarão caso o Red Sox não tenha uma boa temporada. Mas o relógio corre acelerado contra a executiva do time. É esperado que o time seja de fato competitivo em 2024. No entanto, há urgência em esboçar a equipe já a partir deste ano. A renovação de Rafael Devers por 10 temporadas e a chegada do japonês Masataka Yoshida dão indícios de novos tempos.

O futuro da franquia está em reconstrução. Esse é o motivo principal da contratação do gerente-geral Chaim Bloom – veio do Tampa Bay Rays com a expertise de montar elencos eficientes com investimento baixo.

NEW YORK YANKEES

Se há uma certeza em 2023 sobre a divisão leste da Liga Americana, é que o New York Yankees é o time a ser batido. Além do histórico vencedor, a franquia mais cara da MLB foi também a que mais gastou na última janela de transferências. A renovação de contrato com o astro Aaron Judge pelos próximos 9 anos, consumirá uma média de 40 milhões de dólares por temporada.

Em busca do 28º.
Fonte: Wikipédia.

Entretanto, para 2023 ocorreram mudanças pontuais na equipe. A contratação de Carlos Rondón (LHP) a principal. O arremessador vem para formar uma das duplas mais sólidas de toda a liga com Gerrit Cole. A equipe ainda aposta em boas temporadas de Gleyber Torres (2B) e também de Anthony Volpe (SS), forte candidato ao prêmio de calouro do ano.

Os Yankees estão bem colocados para os próximos anos em termos de formação de atletas. Além de Volpe, há outros dois nomes entre os 100 melhores da MLB. No entanto, dinheiro e condições de formar nomes é o que não falta pelos lados do Bronx!

TAMPA BAY RAYS

A máxima aqui é simples: nunca menospreze o Tampa Bay Rays! Já faz algumas temporadas que a equipe da Flórida desbanca os rivais milionários e surpreende com uma receita de eficiência barata. O Rays bateu na trave em 2020 e vem para mais uma temporada forte.

No entanto, não veremos grandes novidades no time. A equipe conta com o retorno dos arremessadores Shane Baz e Tyler Glasnow. Além disso, conta com uma boa temporada de Randy Arozarena e Wander Franco. Este núcleo jovem é completado por Shane McClanahan e Drew Rasmussen na rotação, com uma expectativa de um breakout do elenco em 2023.

Bom e barato!
Fonte: MLB.com

Figurando com frequência entre os melhores sistemas de formação de atletas, Rays tem quatro nomes entre os 100 melhores do futuro da MLB. E não deve se preocupar tanto assim para os próximos anos. Mas a grande questão continua sendo se a receita simples é suficiente para ganhar títulos!

TORONTO BLUE JAYS

Os investimentos feitos pela executiva da única equipe canadense da MLB estão prestes a florescer. São várias temporadas adquirindo atletas e renovando contratos para dar suporte ao grupo de jovens nomes como Vladimir Guerrero Jr., Bo Bichette e Alek Manoah.

Quero ser grande!
Fonte: MLB.com

A saída de Teoscar Hernández foi suprida por chegadas como de Kevin Kiermaier e Daulton Varsho. Mas não só. Também foram adicionados veteranos como Brandon Belt e Chris Bassitt, que fortalecem a equipe na disputa da AL East. Eles se juntam aos também veteranos George Springer, Kevin Gausman e Yusei Kikuchi para a temporada 2023.

Por ser encontrar em meio à janela de competitividade, o Blue Jays não conta com muitos nomes prontos para um futuro próximo. Apenas Ricky Tiedemann está na lista dos 100 melhores prospectos. Mas a expectativa é que um título venha em breve para coroar a atual equipe.

PROJEÇÕES

Com tudo isso em mente, nossa previsão para a divisão Leste da Liga Americana fica assim:

TIMEVITÓRIASDERROTAS
New York Yankees9864
Toronto Blue Jays9369
Tampa Bay Rays8973
Baltimore Orioles8874
Boston Red Sox7884

Muito bem, tudo organizado. Mas tenha em mente que previsões são incertas, ainda mais se tratando de uma divisão que há tempos não vê um time repetir o primeiro lugar.

Alea jacta est!

leave a comment