Se você ficou confuso, não fique mais, é isso mesmo, os times históricos não estão nas redes sociais, vieram direto pro site. No mês passado nós falamos dos “Bad Boys” do Detroit Pistons, uma das equipes mais fortes da NBA na década de 1980. Já nesse mês traremos a história de um time que vai gerar controvérsias na redação, mas que provavelmente na era moderna do baseball foi um dos mais dominantes.
O mais dominante da era moderna?
Antes de mais nada acho válido explicar a minha suposição. Em 2014 o Bleacher Report fez um ranking com os maiores times da história da MLB e os Yankees de 1998 estão em quarto lugar. Ok, tudo bem, isso pode não ser tão confiável pois o método para esse tipo de lista é o achismo ou caçar um clique. No entanto, o FiveThirtyEight (mais uma vez eles), fez um estudo muito interessante lá em 2016 e vem complementando até hoje.
Existe um rating criado por eles, que é chamado de Elo. Ele é o método favorito do FiveThirtyEight para comparar times de diferentes épocas. Se você entende bem desses modelos matemáticos, eles explicam muito bem aqui. Mas basicamente o Elo é uma medida para classificação, calculada de forma simples usando a força da equipe com base na colocação final, local e data dos jogos.
Existem algumas calibragens feitas nessa métrica e você pode ver o estudo completo aqui. Enfim, baseado nessa métrica, em 2016 eles elencaram o New York Yankees como o quinto maior time da história do baseball. Você pode perguntar se algo não mudou de lá para cá, mas esse que vos escreve já fez essa pergunta e foi procurar e realmente não existe alguem que abale essa estatística do Yankees de 1998. Nenhum outro time, nem mesmo o impressionante Boston Red Sox de 2018 esteve tão quente.
Yankees 1998
Enfim, depois de ter embasado a minha ideia com a matemática do FiveThirtyEight, está na hora de falar um pouco desse timaço. O final desse texto não será tão feliz para um apaixonado pelo San Diego Padres, mas só explica a dominância desse time. Em 1998 o New York Yankees, que tinha Joe Torre como manager, iniciava a sua 96ª temporada e seu ballpark, o Yankee Stadium, completava 75 anos.
Pra comemorar tantos marcos, a temporada foi encerrada de uma forma brilhante. Na temporada regular os bananas de pijama estabeleceu o recorde de vitórias em temporada regular, 114. Esse recorde permaneceu até 2001, quando o Seattle Mariners venceu 116 jogos na temporada regular. Mas mesmo assim, o Yankees continua com o recorde de mais vitórias na temporada regular por um time que ganhou a World Series.
Elenco
Nos bastões o time era liderado por Derek Jeter, Bernie Williams, Paul O’Neill e Scott Brosius. Todos eles terminaram a temporada com pelo menos 30% de aproveitamento. Mas além disso o lineup também era muito potente. Darryl Strawberry, Paul O’Neill, Bernie Williams e Tino Martinez, terminaram a temporada com pelo menos 20 home runs. Agora, se no bastão já era bom, no montinho a coisa ficava melhor ainda.
A rotação do Yankees contava com David Cone, David Wells e Andy Pettitte. Todos eles terminaram a temporada com mais vitórias que derrotas e destaque para David Cone que teve 20 vitórias no ano e um número interessante de strikeouts, 209. Mas os bons números não param por aí, afinal, o bullpen do time também era muito bom e conta com ninguém menos que Mariano Rivera.
Graeme Lloyd também merece uma menção nesse bullpen, terminando a temporada com um ERA de 1,67, mas é impossível não associar todo o bullpen ao nome de Mariano River. O “Godfather”, como também é conhecido, terminou a temporada com 36 saves e até hoje é um dos closers mais confiáveis que a liga já viu. Inclusive, ele fez o recorde de saves na carreira de Trevor Hoffman comer poeira.
Caminho ao título
Então amigo tailgater, se na temporada regular o time já era muito quente, o calor não baixou nem um pouco na pós temporada. Na American League Division Series eles venceram o Texas Rangers por 3 a 0 e chegaram suficientemente descansados na American League Championship Series pra pegar o recém campeão da Liga Americana, o Cleveland Indians, que vencera o Boston Red Sox por 3 a 1 na Division Series.
Apesar de estarem defendendo o seu título, os Indians chegavam como underdogs e isso parecia ter ficado claro logo no jogo 1. O Yankees começou muito bem o jogo e anotou 5 corridas logo na primeira entrada. Depois disso a vitória ficou confortável por conta de um bom jogo de David Wells, que jogou por 8 entradas completas, terminando o jogo após a primeira eliminação na nona entrada, com um ERA de 1.1, 7 strikeouts e 2 corridas cedidas.
Depois desse jogo os Indians chegaram a retomar a lideraça na série vencendo 2 jogos, mas a reação terminou aí e o Yankees arrancou 3 vitórias seguidas. Embora tenha ocorrido um shutout no jogo 4, o destaque é para o emocionante jogo 6. Na 5ª entrada, já com 6 corridas anotadas, o Yankees viu David Cone espalhar a paçoca e os Indians encostaram no placar anotando 5 corridas.
Mas aí o bullpen do Yankees controlou o jogo e o ataque ainda anotou mais 3 corridas na sexta entrada. Com isso a franquia de Nova Iorque chegava a sua segunda World Series em 3 anos e pegaria um surpreendente San Diego Padres, que contava com 5 All-Stars; os arremessadores Andy Ashby, Kevin Brown e Trevor Hoffman, e os outfielders Tony Gwynn e Greg Vaughn (que em 1998 empatou com Mark McGwire e Sammy Sosa em número de home runs, 50).
World Series
A World Series de 1998 teve alguns marcos. O primeiro de todos é que essa foi oficialmente a primeira World Series que Bud Selig presidiu como comissário, afinal, nas temporada anteriores ele ainda ela o comissário interino. Também foi a primeira vez que uma mesma cidade recebeu o jogo final da World Series e o Super Bowl no mesmo ano. Mais marcante que isso, os jogos foram disputados no mesmo estádio, o Qualcomm Stadium.
Enfim, quanto a série não temos muito o que dizer. Com exceção do jogo 3, que foi um pouco mais apertado, 5 a 4, o Yankees dominou em tudo e não parecia deixar escapar essa World Series. Tanto é que no jogo 1, na 7ª entrada os Padres estavam na frente do placar, mas viram o Yankees anotar 7 corridas e levar o jogo. No segundo jogo um sonoro 9 a 3 e no quarto e último jogo, mais um shutout dos Yankees na pós temporada.
Não teve jeito, uma varrida e uma World Series merecida para um time que foi brilhante do começo ao fim da temporada. A 24ª World Series para o time do Bronx, que ficou conhecido como os Bronx Bombers. Um total de 125 jogos e apenas 50 derrotas, somados entre pós temporada e temporada regular, um recorde da MLB. Esse Yankees de 1998 com toda certeza é um time histórico!