A semana 15 deu uma olhadinha pra semana 14 e disse: “melhor semana? só sente e assiste aí”. Isso é a NFL, semana pós semana, os jogos só melhoram e sempre temos surpresas. Mais uma vez tivemos jogos que nos deixam com os olhos arregalados até o final, mas também tivemos aqueles jogos miojo, só uns minutinhos e já sabemos o final.
Foram muitas surpresas, principalmente na conferência americana, que há muito tempo não tinha tanta vaga por definir tão tarde na temporada. A briga pelo wildcard está muito boa e ainda pode rolar tanta coisa, que está difícil prever algo. Óbvio que sempre temos preferências, mas difícil adivinhar com quem ficará com as últimas vagas.
Na AFC, temos Colts, Titans, Ravens e Steelers em busca de duas vagas e mesmo que beirando o impossível, Browns e Dolphins ainda tem chance. E além de toda essa disputa por wildcard, ainda temos a disputa pela bye. Chiefs, Patriots, Texans ou Chargers podem ficar com a primeira e segunda posição geral. Sendo assim dois deles ainda sonham com a folga na primeira semana dos playoffs.
começando bem
Essa nfl realmente é um bolo doido, mas nessa semana o anúncio do caos já veio no jogo de quinta. Chiefs e Chargers se enfrentaram pela 118 vez e nos últimos nove encontros, todas as vitórias foram dos Chiefs. O jogo começou indicando que seria mais do mesmo. Phillip Rivers foi interceptado no primeiro drive e em seguida patrick Mahomes já anotou touchdown.
Felipe Rios e o Chargers nunca se deram por vencidos, tanto que ao final do terceiro quarto, o jogo estava em apenas uma posse de bola. Entretanto, a vida na NFL não é fácil. No quarto período, no melhor estilo canivete suíço, o ataque dos Chiefs come muito relógio e anota um touchdown. Parecia que o jogo ficaria frio, mas não foi isso. Phillip Rivers engata um drive de quatro minutos que resulta no touchdown de Justin Jackson.
Enfim, com pouco mais de três minutos, o bom ataque dos Chiefs receberiam a bola só para queimar cronômetro certo? Talvez tenham esquecido de combinar com a defesa dos Chargers. Os chiefs talvez tenham sentido o touchdown e o ataque não entrou bem em campo e foi parado pela defesa dos bolts. Sendo assim, phillip rivers recebeu a bola com pouco mais de dois minutos e um tempo para pedir.
rivers cantou o vira
Então virou roteiro de filme, uma campanha longa, com drama. Primeiramente, Desmond King fura a recepção do punt e quase perde a bola. Em seguida dois passes certeiros de Rivers para Travis Benjamin, o segundo numa 4 & 8. Logo após você vê Rivers correndo para tentar a primeira descida, mas é acertado no capacete. As zebras não marcam a falta e o relógio corre.
Então, após muita discussão, os chargers pedem seu último pedido de tempo. Então, com 13 segundos para acabar a partida, Phillip Rivers lança uma bola na endzone, mas nada feito. Entretanto, as zebras parecem querer se redimir e marcam uma interferência no passe, resultando em 1 & Goal na linha de uma jarda. Vida facilitada para o veterano, que lança uma linda bola para uma melhor ainda recepção de Mike Willians.
O jovem recebedor dos Chargers já estava em uma noite gloriosa, era seu terceiro touchdown, mas o melhor estava por vir. O time de los angeles (mas da cidade de san diego, ok? não superei isso ainda), decide ir para a conversão de dois pontos. Sim, eles decidiram por buscar a vitória ainda no tempo normal, mesmo que isso pudesse significar a derrota. É ousado demais, mas só para quem não tem nove filhos, não é mesmo Rivers?
Mini touchdown convertido, Milke Williams novamente na recepção. O time inteiro dos Chargers sai correndo pelo campo, mas Phillip Rivers no seu melhor estilo papai, leva todos para fora, ainda haviam quatro segundos e eles já tinham visto o que os Dolphins fizeram com sete. Foi só precaução mesmo, ficou nisso. Chargers vitoriosos e o título da divisão segue aberto, além da folga na primeira rodada dos playoffs.
surpresas
Seguindo no bolo doido do final de semana de NFL, alguns times resolveram fazer graçolas. Browns, 49ers, Eagles e Redskins devem ter deixado alguém muito rico (ou muito pobre) lá em Vegas. Os quatro conseguiram a vitória, mesmo sendo de longe, os menos apostados. Com exceção do jogo entre Jaguars e Redskins, os outros três foram bem emocionantes. Enquanto os 49ers ganharam apenas na prorrogação, Browns e Eagles resolveram a parada logo no tempo normal.
Lá no domingo ensolarado da flórida, Jaguars e Redskins protagonizaram um show de punts no primeiro tempo. Enquanto os Jaguars tem uma das melhores defesas da NFL, não conseguem encontrar uma definição na posição de quaterback. Nem Blake Bortles, nem Cody Kessler. O time tem chego toda temporada como contender, mas a falta de um bom signal caller afeta até sua excelente defesa.
Por outro lado, os redskins não tem nada a ver com isso e trataram de ganhar no nível hard mesmo. Josh Johnson, qb que veio para substituir o substituto do substituto de Alex Smith, operou uma bela virada. Os redskins também possuem uma defesa muito boa e não fossem as tantas lesões de quaterbacks, a sensação que fica, é que poderiam ir mais longe esse ano.
pra ficar de olho
Quem mais está deixando essa sensação é Mayfield e seus brown caps (nossa, olha o pó subindo). O Browns estão provando que vieram pra “ganhar alguns troféu aí” e trataram de ganhar dos broncos lá no colorado. Embora não tenha sido o melhor jogo de Baker Mayfield, a defesa trabalhou bem quando foi preciso e foi importante em momentos decisivos. Jabril, o pimentinha, foi quem sacramentou a vitória.
Sem ser tocado, o defensor saiu do segundo nível da defesa com muita fome e jantou Case Keenum. Browns vitoriosos e mesmo que seja tão difícil quanto eu parar de beber, eles continuam “vivos” na luta pelos playoffs. Outros que continuam vivos na luta pelos playoffs são os Eagles. Nick Foles parece ativar o nível apelão quando precisa substituir Carson Wentz. Após a sua defesa conseguir um bom jogo contra o time dos Rams e Nick Foles sentir-se muito confortável como titular, fica uma pergunta: Será que os Eagles conseguirão voar novamente até os playoffs? Quiçá o Super Bowl? Que história seria.
Ao mesmo tempo, o que será desse Rams que já está na sua segunda derrota consecutiva? Jared Goff parece ter virado abóbora. O quaterback dos rams parece ter se abalado com o caos que foi o jogo contra os Bears. Não parece mais confortável no pocket e comete erros bobos. Será que o time perdeu o fôlego? Para a sorte deles, só perdem a folga na primeira rodada dos playoffs se quiserem. Ou então, se arizona ou são francisco resolverem aprontar.
nick who?
Aliás, foi isso que o time da califórnia, liderado por Nick Mullens (leia, novo Brett Favre), fez com os seahawks, aprontou uma boa. Nosso querido Mullens lançou para 275 jardas, conseguiu conectar um touchdown e não cometeu turnovers. Ele também contou com a ajuda de sua defesa e com isso os 49ers levaram o jogo para a prorrogação e lá ganharam. Semana passada falamos que os seahawks só perderiam essa vaga se quisessem, pois é, será que querem?
Mais gente tentou causar surpresas nessa semana, mas não conseguiram tanto. Em Atlanta, o time dos cardinals começou o jogo muito bem. O time de arizona saiu na frente do placar e durante 10 minutos de partida parecia controlar o jogo. Pois bem, foram só esses 10 minutos mesmo. Josh Rosen ainda está em franca adaptação e ainda sofre com as dores do crescimento. Matt Ryan e Tevin Coleman que não tem nada com isso, trataram de resolver as coisas para os Falcons. Final de jogo foi uma vitória gigante para o time de atlanta, 40×14.
sem surpresas
Em chicago, os Packers até que tentaram, mas também não aprontaram nada, o mesmo para os Panthers no monday night. Por três quartos, o time da carolina do norte ganhou dos saints por 7×6. A defesa das panteras foi dominante, colocou o ataque dos Saints no bolso, mas foi só. O ataque cometeu dois turnovers e Super Cam, nem de longe parecia o MVP de 2015. Já Drew Brees que não quer o MVP, mas quer mais um título para a cidade de nova orleans, trilhou os saints para a virada.
No último período, touchdown de Kamara, para deixar o jogo 12 x 7. Sean Payton, malandro que é, tentou a conversão de dois pontos, porém Drew Brees foi interceptado e a bola foi retornada para a endzone. Mais dois pontos para os Panther, jogo em apenas uma posse de bola. Ainda com 12 minutos no relógio, muito tempo para buscar a vitória, mas Cam Newton e o ataque dos panteras, caíram frente a defesa dos Saints.
Na sequência Drew Brees engata uma campanha de 8 minutos, mas na linha de uma jarda, Kamara sofre fumble e a bola vai sai do campo, mas pela endzone. Após revisão, turnover confirmado. Fumble, bola saindo pela endzone, touchback, bola dos Panthers com 1:44 no relógio. Entretanto, mais uma vez, o ataque parou na defesa dos Saints. Emoção até o final, vitória com o time da Luisiana.
Já os Bears garantiram o título da divisão e por consequência, sua vaga nos playoffs. Os ursinhos (nada carinhosos), ainda podem sonhar com uma folga no primeiro round dos playoffs, graças ao declínio dos rams. Você acredita? Eu acredito. No momento o time parece ter mais pegada e também mais motivação, talvez a folga fique com os ursos de chicago.
a briga pelo “bye” na afc
Outro time que também pode roubar a folga, mas na conferência americana, é os texans. O time de houston teve dificuldades, mas não teve um problema em nova iorque. Os jets foram um ótimo adversário e fizeram valer a pena o começo da noite de sábado para os brasileiros. O jogo foi bem apertado, sempre com placar próximo e com Sam Darnold provavelmente tendo seu melhor jogo no ano.
O calouro conseguiu deixar o time vivo até o último instante, foi agressivo e também soube o momento de recuar. Enfim, mostrou muito mais maturidade que em seus primeiros jogos, já é possível ver que o garoto está evoluindo. No fim, a vitória ficou com o time que está pronto no momento, os texans. Essa vitória coloca o time na segunda posição geral e empurra new england, que perdeu para os steelers, em terceiro.
Tom brady e companhia dessa vez não conseguiram arrancar a vitória dos steelers no heinz field. Tio bill e brady tentaram, mas não deu. Brady foi mal e até chegou a lançar interceptação muito infantil para um quaterback de sua “espécie” (goat). Melhor para os Steelers que somam mais uma vitória e por enquanto vão conquistando a divisão e seguindo firme na busca pelos playoffs.
a briga pelo wildcard na afc
E é bom que continuem assim, pois Ravens, Colts e Titans não querem dar vida fácil a eles. Enquanto o time dos corvos, apesar do placar “apertado”, ganhou com certa tranquilidade dos piratas, Colts e Titans esmagaram seus rivais. A começar pelo time de Baltimore, sua defesa é muito consistente e finalmente, sem o Flacco, parecem ter encontrado o seu melhor ataque. O jogo terrestre tem sido exemplar, some a isso a mobilidade de lamar jackson, boom!
Que os ravens sigam assim, tem sido muito bom ver esse time jogando. Já Colts e Titans, querem ser páreo duro para os Ravens e também para os Steelers, afinal, o que perder primeiro cede vaga a um dos dois. Os Colts pegaram os Cowboys com cinco vitórias seguidas e simplesmente colocaram Dak Prescott, Zeke Elliot e Amari Cooper no bolso. A linha ofensiva dos potros neutralizou a defesa de dallas e marlon mack correu muito com a bola.
dois shutouts
Foi tanta corrida, que Andrew Luck nem gastou seu braço. Foram apenas 27 tentativas de passe, o menor número da temporada inteira. Do outro lado da bola, a defesa de indianapolis, que vem sendo a melhor da liga desde a semana 7, zerou o ataque de dallas. Exato, zerou o ataque de dallas, você não leu errado. Já aproveitando, isso foi o mesmo que a defesa dos Titans fez com os Giants. O time de nova iorque, que vinha crescendo (e muito) no ataque, desmoronou.
A linha ofensiva voltou a parecer um queijo suíço e eli manning voltou a jogar mal. Saquon Brakley correu por 14 vezes para um total de 31 jardas, o pior jogo do calouro no ano. Marcus Mariota também não foi bem, mas pouco importou, quem mandou no jogo foi Derrick Henry (mais uma vez). Na semana seguinte ao melhor jogo de sua carreira, o rb teve o seu segundo melhor jogo na carreira.
Impressionante. Melhor que isso, só a dancinha da defesa dos Titans após a interceptação em cima de Eli Manning. No filme “Duelo de titãs”, em inglês “remember the titans”, o time sempre faz uma dancinha muito safada quando vai entrar em campo.
Na história, a dança foi a forma que os jogadores encontraram para mostrar a união do grupo e criar uma identidade. Será que os jogadores dos titans também querem mostrar que o grupo está unido e vão com tudo para conseguir essa vaguinha para os playoffs? Veremos.
outros resultados
No domingo ainda tivemos mais dois jogos. Os bills receberam os lions e foram péssimos anfitriões. Até que começaram cedendo pontos e permitindo que os comandados de Matt Patricia fizessem bom jogo. Entretanto foi só o começo mesmo. Liderados pelo calouro Josh Allen, os bills viraram o placar e conseguiram sair com a vitória no último jogo em casa.
Assim como os Bills, os Bengals também foram péssimos anfitriões. Em nenhum momento deixaram os Raiders confortáveis na partida e mesmo com seu quaterback reserva, conseguiram um placar folgado. Os Bengals também entram na lista dos times que poderiam mais, não fossem tantas lesões, esse time poderia ir mais longe. Enfim, a semana 16 começa hoje e trará muitas emoções. Será que mais alguém já confirma a sua classificação hoje?