Uma pequena história sobre o NFL Scouting Combine

Tempo de leitura: 5 minutos

Ainda não deu nem um mês do começo de nossa abstinência por NFL, mas a amiguinha já dá as caras. Desde essa segunda-feira (24/02), a liga já voltou as atividades com o NFL Scouting Combine. Esse evento é basicamente uma oportunidade para os calouros mostrarem suas habilidades.

Durante uma semana (teremos eventos até o dia 01/03), os jogadores que estão elegíveis ao NFL Draft de 2020, poderão mostrar suas habilidades para os olheiros dos 32 times da NFL. Todo ano esse evento acontece no final de fevereiro no Lucas Oil Stadium (antes era no RCA Dome) em Indianápolis.

Tudo pronto pro Combine lá no Lucas Oil Stadium, em Indianápolis.
Lucas Oil Stadium pronto pro evento.
Fonte: Site Seahawks Wire

O Combine

São testados todos os aspectos do jogadores, seja mental ou seja físico. São realizadas entrevistas, testes de comportamento sob pressão, impulsão, força, agilidade, etc. Essa combinação de testes aumentou ao longo do ano, junto com o maior interesse dos times pelo Draft. Inclusive, nesse ano teremos novos testes, confira aqui.

Hoje em dia o evento também é muito mais midiático que no passado. De um “jornal”, onde as franquias tinham análises semanais de cada jogador, até o que vemos hoje. Tudo começou com Tex Schramm; que foi presidente e general manager do Dallas Cowboys de 1960 a 1989. 

Tex propôs a um comitê de competitividade da NFL, que centralizasse o processo de avaliação dos prospectos que entravam na liga todo ano.
Até o ano de 1982, todas as equipes da NFL precisavam agendar visitas particulares com cada jogador de seu interessa. Então, cada equipe executava os exercícios e testes que achavam necessários para aquele jogador. Até que em 1982 as coisas começaram a mudar.

Por onde as coisas começaram

Em Tampa, na Flórida foi realizado o primeiro NIC (National Invitation Camp), organizado pela National Football Scouting. O intuito era o mesmo que temos no Combine de hoje, oferecer aos times uma chance de analisar cada prospecto do próximo Draft.

Entretanto, nem todos times eram membros dessa National Football Scouting, então outros dois camps foram criados entre os anos de 1982 e 1984. Então, em 1985, esses três camps resolveram por fazer uma fusão e o camp foi renomeado para NFL Scouting Combine.

Todos os times repararam que era melhor economizar com os custos de execução desses três camps. Com isso, em 1985 tivemos o primeiro NFL Scouting Combine, acontecendo no Arizona e no ano seguinte em New Orleans; até que em 1987 foi em definitivo para Indianápolis.

Se liga na programação.
Datas e horários do Combine desse ano.
Fonte: Site da ESPN americana

O convite

Como já dissemos acima, apenas participam os jogadores que são elegíveis ao próximo Draft, no entanto, apenas aqueles que são convidados. Tipicamente são convidados cerca de 330 jogadores, onde 250 são convidados antes mesmo de suas atuações nos Bowls de final de ano. 

No entanto, alguns desses jogadores podem optar por ficar mais um ano no College, no caso de ainda não terem completado seu ano de senior. Então eles tem até o meio de Janeiro para confirmar a sua elegibilidade e então um comitê do NFL Scouting Combine decide quais jogadores devem receber uma chance. 

O evento tornou-se algo de muita importância para esses jovens jogadores, uma vez que o desempenho deles pode afetar diretamente seu sonho de jogar na NFL. Desde o salário que podem receber, até a carreira que podem ter na NFL. 

Enquanto alguns surpreendem no Combine, outros nem tanto, mas tem uma carreira fantástica na NFL.

Mesmo assim, nem sempre essas habilidades que são testadas dizem coisas ótimas sobre esses garotos. Muitas vezes vemos alguns prospectos sendo fascinantes em alguns treinos, no entanto, não duram muito na NFL ou nem chegam na NFL. 

Exemplo disso é que muitas vezes vemos um atleta ser supervalorizado por ter qualidades mensuráveis muito superiores a outros; como tamanho, velocidade e força, mas com uma carreira mediana ou pior que isso, em seus anos de College. Fatalmente, muitos deles fracassam na NFL.

Programação do Combine

Bem, são muitos testes realizados durante essa semana, mas hoje o negócio começa pra valer. Quando o relógio marcar 17:30, quarterbacks e wide receivers estarão em campo para mostrar as suas habilidades; amanhã, um pouco mais tarde, as 19:30 serão os running backs.

No sábado, as 16:00 começaremos a ver os jogadores de defesa, linebackers e jogadores de linha defensiva. Por fim, no domingo, os defensive backs entram em cena as 14:00. Serão muitos treinos e alguns específicos de cada posição, como por exemplo; você hoje você verá quarterbacks lançando bolas para wide receivers, mas não verá isso com os jogadores de defesa.

Fora isso, ontem alguns eventos já rolaram solto. Torcedores já conseguiram entrar no Indianapolis Convention Center Hall e acompanhar tight ends, wideouts e quarterbacks fazendo repetições no supino; além de aproveitar a oportunidade para tirar uma foto com o Vince Lombardi do Super Bowl XLI, em que o Indianapolis Colts ganhou, e também os 53 anéis do Super Bowl.

É isso, uma breve introdução ao NFL Scouting Combine. A chance de você ver de perto o comecinho das próximas estrelas da NFL. Se convenci você que vale a pena dedicar umas horas para esse evento, não sei. No entanto, para aqueles fãs bem malucos, tenho a certeza que isso deu água na boca.

Eu sou um desses, final de fevereiro, além do feriado do Carnaval, eu só penso em Combine. Mesmo que, como disse acima, só analisar os atributos mensuráveis desses calouros seja perigoso, é interessante ver como o cara que você espera na sua franquia, se apresentará para o mundo da NFL. 

Ainda podemos ver essas imagens maravilhosas no Combine, um host da NFL Network, correndo 40 jardas para arrecadar dinheiro para o Hospital de Pesquisa Infantil St. Jude.
Rich Eisen, host da NFL Network correndo as 40 jardas.
Fonte: Joe Robbins / Getty Images

leave a comment