A NHL está de volta! Calma! Calma! Na verdade a liga que tem fogo no gelo está se preparando muito bem para voltar.
Já se vão mais de 3 meses desde que no longínquo 12 de março a NHL decidiu suspender sua atividades por conta da covid_19. Se você quiser recapitular esse drama, confira o que o Mateus escreveu sobre as perspectivas da National Hockey League durante a pandemia aqui.
Arranjos
Para que a temporada da NHL possa voltar com segurança para todos os envolvidos alguns arranjos foram feitos. Os playoffs foram adaptados e equipes estarão neles. Além disso, as partidas serão disputadas em duas cidades.
Tudo isso servirá para reduzir os riscos de contaminação para jogadores, técnicos, staff e imprensa.
O caminho até a Stanley Cup
Serão 24 equipes, o top 12 de cada conferência, que disputarão as séries até a Stanley Cup.
Mas houve uma separação entre esses times. Os 4 melhores de cada conferência ficam numa espécie de bye. No entanto, elas jogarão entre si com a finalidade de definir as seeds para o restante da disputa.
As outras 8 equipes (5-12) de cada conferência disputarão séries melhor-de-5. Os confrontos ficam assim:
- (5) vs (12)
- (6) vs (11)
- (7) vs (10)
- (8) vs (9)
Os jogos entre esses times que forem para o OT serão disputados no formato dos playoffs. Ou seja, jogam-se quantas prorrogações forem necessárias até que alguém anote um gol.
Porém, nas partidas entre o top 4, caso haja OT, o formato é de temporada regular. Assim, disputa-se um único tempo extra e se persistir o empate vamos para o shootout.
As cidades
As 24 equipes ficarão centralizadas em duas cidades. A NHL ainda não revelou quais serão. Mas existem 10 candidatas:
- Chicago (EUA)
- Columbus (EUA)
- Dallas (EUA)
- Los Angeles (EUA)
- Las Vegas (EUA)
- Minneapolis (EUA)
- Pittsburgh (EUA)
- Edmonton (CAN)
- Toronto (CAN)
- Vancouver (CAN)
Favorita e algumas cartas fora do baralho
Há uma cidade que desponta como favorita: Las Vegas.
Mesmo que os casos de COVID-19 estejam aumentando no estado de Nevada, segundo dados do NY Times (16/6). São 11.316 no total.
No entanto, algumas cidades parecem carta fora do baralho. Minneapolis, palco do assassinato de George Floyd por um policial e epicentro dos protestos antirracistas, dificilmente será escolhida.
As cidades canadenses, embora não se descarte completamente, enfrentariam o problema da quarentena de 14 dias imposta pelo governo para quem chega no país. Assim, sobrariam Chicago, Columbus, Pittsburgh, Los Angeles e Dallas.
Os casos de COVID-19 nos estados de Illinois (Chicago), Ohio (Columbus) e Pensilvânia (Pittsburgh) começam a cair. E se um certo conforto sanitário for um item de peso na escolha essas cidades parecem mais cotadas.
Já a Califórnia, onde está Los Angeles, os casos da pandemia estão estabilizados, embora já tenham sidos registradas mais de 155 mil pessoas contaminadas.
A situação de Dallas (Texas), no entanto, parece a mais difícil. O estado está em franco crescimento no número de casos (quase 92 mil). Mas Nevada, como dissemos, também tem curva ascendente de casos e, mesmo assim, Las Vegas é a favoritaça. Então, tudo é possível e nada é impossível. Aguardemos!
Fases
A NHL dividiu o processo de retomada da temporada em fases. Desde o dia 8 de junho a liga vive a “fase 2”. Nesse momento os jogadores podem, voluntariamente, voltar a frequentar as instalações de treinamento. Mas nada de patinar. Essa fase não prevê treinos no gelo.
Na “fase 3”, no entanto, acontecerá um training camp completo. A previsão para a execução dessa fase é o dia 10 de julho.
Já a “fase 4” será onde o bicho vai pegar. Todavia, ainda não foi informado pela NHL quando de fato isso irá acontecer. Mas, com base nas datas das outras fases, algo em torno da primeira quinzena de agosto.
Alea jacta est!