O Los Angeles Lakers comemorou em 2020 seu 17º título na NBA. Sob a batuta de LeBron James e Anthony Davis LAL bateu o Miami Heat em seis jogos. Mas, antes, outra dupla brilhante conduziu Lakers ao seu 16º título. Vamos conhecer o histórico Lakers de 2010.
Kobe Bryant e Pau Gasol
O time liderado por Kobe Bryant tinha Pau Gasol como seu grande escudeiro. Campanha de 57-25 na temporada regular, melhor time da divisão do Pacífico e da Conferência Oeste. Lakers bateu o Boston Celtics, em 7 jogos, na grande final. Nos rounds anteriores o time venceu OKC Thunder em seis jogos, Utah Jazz em quatro e, na final de conferência, o Phoenix Suns também em seis partidas.
No banco, Phill Jackson era o grande estrategista. A parceria formada com Kobe rendeu cinco títulos. Os três primeiros junto de Shaquille O’Neal. O Black Mamba finalizaria aquela temporada com médias de 27 pontos, 5 assistências e 5.4 rebotes.
Mas se a dominância física de Shaq foi um dos grandes trunfos no tricampeonato (2000-2002), a inteligência de Gasol e a sintonia fina com Kobe seria a chave do sucesso desse Lakers de 2010. O espanhol contribuiu com médias de duplo-duplo: 18.3 pontos e 11.3 rebotes. Entretanto, nem só de Kobe-Gasol vivia esse time. Também integravam esse Lakers campeão o fundamental Derek Fisher, o operário e super habilidoso Andrew Bynum, o já nem tão briguento Metta World Peace, mais conhecido como Ron Artest, e o, à época, membro da família Kardashian, Lamar Odom.
Nos playoffs
A campanha nos playoffs começou com um 4-2 contra OKC, contando com grande contribuição do banco de Lakers. Depois, uma varrida sobre Utah Jazz deu o sinal de que a possibilidade do título era muito real. A final de conferência foi decidida em seis jogos contra um Phoenix Suns, que tinha Leandrinho, Dragič, Stoudemire e Grant Hill.
A NBA Finals contra Boston Celtics carregava toda a história de rivalidade ente os times. Até o jogo 4 as equipes alternaram vitórias. No entanto, Celtics venceu o 5 e teve o match point da série. Mas Lakers venceria os próximos dois duelos para garantir seu 16º título. Kobe foi eleito, pela segunda vez, o MVP das finais.
No entanto, como é de praxe, um time vencedor também tem seus operários. Faziam parte desse Lakers bicampeão jogadores como Luke Walton, Shannon Brown, Jordan Farmar, D.J. Mbenga, Adam Morrison, Josh Powell e Sasha Vujačić. O destino prega suas peças.