só temos mais uma

Tempo de leitura: 12 minutos

Natal já passou, você já está mais cheio e prometeu dieta para 2019, certo? Pois bem, nós, do tailgate zone, estamos aqui para te ajudar. Vamos ajudá-lo a ficar animado até a próxima ceia, próxima bebedeira, próxima festa e principalmente a próxima folga. Até porque, comida e bebida dão aquela inchada, mas o esporte nunca é demais.

Inclusive aposto com você que na segunda rolou uma abstinência de bowls, não rolou? Ainda bem que ontem teve nba, não é mesmo? É, eu conheço você, também somos assim. Enfim, a hora do recap chegou e mais uma vez vamos deixar você informado de tudo que rolou na semana 16 da nfl. É amigos, a temporada regular está chegando ao fim.

o melhor do sábado

A semana 16 trouxe com ela o último sábado de nfl na temporada. Não só isso, também nos trouxe um agradável jogo entre chargers e ravens. Foi um jogo de grandes defesas, onde os dois pass rushers dominaram o jogo. Sendo assim, sorte para os ravens, que possuem um ataque mais terrestre e que (agora) com um quaterback móvel conseguiu fazer mais estragos.

Phillip Rivers foi pressionado o jogo inteiro e muito! A defesa dos ravens conseguiu produzir quatro sacks e mais duas interceptações. Dessa forma, o quaterback de los angeles, que precisa muito de seu pocket limpo, não teve seus melhores dias. Como Melvin gordon também não se encontrou no jogo, apesar de anotar um touchdown, pouco produziu. 

Já do outro lado, Lamar Jackson junto de Gus Edwards e Kenneth Dixon, correram para mais de 100 jardas. Sendo assim, jogo corrido funcionando, defesa fica mais honesta e o ataque aéreo funciona melhor. Agora some a bela apresentação da defesa com a bela apresentação do ataque, pá! Temos uma vitória pra lá de convincente dos Ravens. Eles já conseguiram quase parar os chiefs e agora param os chargers. Bom, eu é que não quero encontrá-los nos playoffs.

titans suou, mas levou

Ainda no sábado, antes desse jogo, tivemos titans e redskins. Conforme o roteiro dessa temporada, os titans começaram sofrendo e o ataque pouco produziu sob o comando de Mariota. Como se não fosse possível piorar, o quaterback dos titans é retirado do jogo no final do primeiro tempo devido a uma lesão. Blaine Gabbert assume o time e não compromete.

O jogo em sua maioria foi dos redskins. Josh johnson surpreendia, Andrian Peterson fazendo mais um jogo de mais de 100 jardas e a defesa muito consistente. Entretanto, no fechar das cortinas, o jogo 19×16 para os titans, mas com os redskins no ataque, malcom butler consegue uma interceptação e retorna para touchdown.

Uma vitória suada para os Titans, que continuam na briga pelos playoffs, mas não parecem tão prontos quanto outro time que disputa com eles.

gigantes contra potros

Pois é, apesar do sofrimento, os Colts parecem mais preparados que os Titans. Muitos podem dizer que o time sofreu para ganhar de um time fraco, sem linha ofensiva, sem defesa, com um quaterback aposentado em atividade e de campanha negativa. Então, se você está dizendo isso, você não viu o jogo baby. Eli jogou muito bem, a linha ofensiva não parecia um queijo suíço e o primeiro tempo terminou 17×7 para os Giants. 

A defesa do maior time de nova iorque, conseguiu impedir o jogo terrestre dos Colts por quase o jogo inteiro e também atrapalhou demais o quaterback no primeiro tempo. Ele foi pressionado em muitos dropbacks e acabou forçando algumas bolas, uma delas até foi interceptação. 

Entretanto, antes de fechar as cortinas, Luck resolveu dar show. Com um drive de mais ou menos três minutos, levou o time até a linha de uma jarda e lançou um touchdown fácil, fácil para chester rodgers. Vitória muito suada, mais por méritos de um bom trabalho dos Giants do que por demérito da equipe de Indianapolis. 

No próximo domingo os Colts voltam a campo no Sunday Night Football que definirá sua temporada. Se ganhar dos titans em Nashville, garante o passaporte carimbado para disputar o wildcard com patriots (muito difícil acontecer) ou texans. Será que Frank Reich em sua primeira temporada como head coach e Andrew Luck, após ficar mais de um ano parado, levarão os Colts aos playoffs? Seria uma excelente história. 

tiroteio na philadelphia

No domingo a tarde ocorreu um tiroteio no Lincoln Financial Field. Foles e Watson deram o seu melhor em nome do espetáculo. Enquanto Watson lançou para 339 jardas e terminou o jogo com dois touchdowns lançados e dois corridos, Nick Foles lançou para 471 jardas e terminou o jogo com quatro touchdowns lançados. Por assim dizer, seria ele o melhor quaterback substituto da nfl? 

No seu segundo jogo comandando o ataque, continuou sem se esconder e só não foi mais perfeito, pois não deixaram. A brilhante defesa dos texans acabou por tomar a bola dele duas vezes, uma interceptação e um sack de jadeveon clowney que virou fumble. Inclusive, gostaria de deixar a informação aqui, dois touchdowns vindo de uma quarta descida, é muita frieza (safadeza) desse nick foles!

Estou exaltando Foles demais, mas Watson também merece destaque, o jovem quaterback dos texans só faltou fazer chover. Em um lance no quarto período ele imitou Russell Wilson e deu uma de Houdini. Três jamantas para cima dele e mesmo assim conseguiu se livrar da marcação e lançar a bola para um bom avanço no campo. Na sequência ainda lançou o touchdown que virou o jogo para os texans. 

Entretanto falhou em deixar muito tempo no relógio para Nick Foles. Com dois minutos no relógio, Foles posicionou seu kicker na linha de 17 jardas para dar números finais a partida. Parecia que a tarde era toda do veterano e que time da philadelphia reencontrou o seu jogo, finalmente. A defesa ainda mostra muita diferença do ano passado, mas ao menos não comprometeu nesses dois últimos jogos e o time ainda tem esperança de classificação aos playoffs. Já os Texans, provavelmente perderam a tão sonhada folga na primeira rodada dos playoffs.

you like that

Lá em Arlington no Texas, os Cowboys enfrentaram os Buccs e não passaram aperto para sacramentar a sua vaga nos playoffs. Mesmo com o shutout na semana passada, o time não pareceu abatido e fez um bom jogo. Ainda contaram com turnovers bobos do time da flórida para deixar a vitória fácil. O ponto negativo do jogo fica para mais um field goal perdido pelo nosso Cairão da massa. 

Não que os três pontos pudessem mudar algo no jogo no momento em que foi perdido, mas isso é ruim para a sua sequência na liga. Outro que continua na briga pelos playoffs é o time mais nórdico dessa bagaça. Os vikings já fizeram de tudo para perder a sua vaga, começando pela contratação de kirk cousins na offseason. É isso mesmo, aqui tem crítica também. 

O jogo desse domingo só não foi pior, pois Matt Patricia não conseguiu azeitar esse Lions ainda. Aliás, assistindo ao primeiro quarto inteiro, eu tenho mais esperanças com os Lions do que com os Vikings. Tudo bem que a virada foi arquitetada ainda no primeiro tempo, mas até isso acontecer, o ataque dos Vikings foi deprimente. 

Concordo que não podemos por a culpa apenas em kirk cousins, mas como um amigo diz, já que ele está recebendo 84 milhões de trumps, que absorva a culpa. Na última semana da temporada regular os vikings recebem os bears, caso percam, os eagles podem tomar seu lugar caso eles ganhem dos redskins. E aí, será que vai rolar mais uma cena de “you like that” ou não?

https://www.youtube.com/watch?v=bsB7UQ8BlE0

os tranquilões

Por falar em Bears, os ursinhos de chicago visitaram a Califórnia no último domingo e não tiveram vida fácil. Arrisco dizer que a vitória não teria saído de santa clara, não fosse a excelente defesa dos bears. Os mineiros tiveram algumas chances de conseguir a vitória mas deu para Nick “Favre” Mullens e seu ataque. 

O jovem quaterback ainda teve uma chance de virar o jogo, mas exagerou, ao tentar um passe para a endzone ao invés de garantir o first down. Enfim, os mineiros da califórnia somam mais uma derrota e mais um ano estarão com escolhas altas no draft. Existia muita expectativa com o time, mas a lesão de Garoppolo, o quaterback mais gato da liga, arruinou qualquer esperança. 

Já os Bears, ainda sonham com a folga na primeira rodada dos playoffs e o mando de campo em pelo menos um dos jogos. Entretanto, para isso precisarão torcer pela vitória dos próprios 49ers em cima dos Rams. Que apesar de tomar umas porradas e estar abaixo do que foi visto no começo do ano, não parece bobos.

Nesse final de semana visitaram Arizona e cuidaram muito bem dos Cardinals. Um vitória tranquila por 31 x 9 e sem uma das principais armas do ataque, Todd Gurley. Com isso, a menos que aconteça um desastre, os Rams devem ficar como estão hoje.

Outra vitória tranquila foi a dos Patriots sobre os Bills. Com a vitória o time da nova inglaterra chega a 10-5 e volta a ocupar a segunda posição da conferência americana. Nesse ano, mesmo com Tom Brady longe de sua forma “normal”, os Patriots chegam a seu décimo titulo consecutivo da AFC East. Já os Bills aguardam a temporada seguinte e só pensam no draft.

os monstros da nfc

Mais um time garantido nos playoffs são os seahawks. Além da vaga garantida, o time está mostrando ser um time muito perigoso. No sunday night eles tiveram controle absoluta do jogo. Jogo terrestre pra lá de consistente, uma defesa dominante e um russell wilson mais mágico que nunca.

Nem Patrick Mahomes e seus malabarismos conseguiram roubar a vitória. A fragilidade defensiva dos chiefs tem ficado cada vez mais evidente e isso pode pesar muito nos playoffs. Já Seattle, na minha opinião, só não é o time mais assustador, pois tem um senhor com fome de história na primeira posição da NFC.

Drew Brees tem jogado o fino e derrotar os Saints parece ser algo muito difícil. Até mesmo quando aparece a chance, a sorte fica do lado deles. Com a vitoria alcançada contra os steelers, eles confirmaram o tão sonhado descanso na primeira rodada dos playoffs e serão os mandantes em todos os jogos. 

Falando do jogo, ele foi sensacional do começo ao fim. Várias alterações de placar e também de “momentum”. Big Ben teve um de seus melhores jogos no ano e Drew Brees colecionou mais um bom jogo. A decisão do jogo só veio nos últimos minutos, após um fumble forçado pela defesa de New Orleans. A mais nova estrela de Pittsburgh foi quem cometeu o crime, Juju Smith-Schuster.

Coitado do Juju, na moral. Vê-lo na side-line, incrédulo, foi algo que deve ter mexido até com o fã mais dourado dos saints. Além dos quaterbacks, podemos destacar mais um jogador de cada franquia. Antonio Brown mais uma vez foi fantástico, com 14 recepções para 185 jardas e 2 touchdowns. Do lado dos Saints, Michael Thomas com 11 recepções para 109 jardas e um touchdown.

os “sem técnico”

Pelos jogos desse final de semana, vimos mais uma vez que, não fossem os técnicos, esses times poderiam ir mais longe. Packers e Browns mais uma vez fizeram bom jogo e ainda podemos destacar a encarada monstra que o padeiro (Baker Mayfield) dá em Hue Jackson ao passar por ele. 

Lá em Nova Iorque o jogo foi movimentado. Aaron Rodgers e Sam Darnold protagonizaram outro tiroteio na tarde de domingo e não contentes com os 60 minutos de jogo, ainda arrumaram uma prorrogação. No final, melhor para os Packers. Do lado dos Jets o destaque vai para o quaterback calouro.

Sam Darnold continua mostrando amadurecimento e mostra tem teto suficiente para ser um dos elites da liga. Apesar de não valer mais nada, quem pagou o ingresso em nova iorque aproveitou bem. Em Cleveland a história pareceu outra. Baker Mayfield lançou 3 touchdowns, liderando os Browns a sua sétima vitória no ano. O jogo foi controlado do começo ao fim pelos Browns, os pontos dos Bengals vieram apenas no garbage time.

Os sem quaterback

Primeiramente Tannehill e Kessler, “segundamente” pray to the gods. Brincadeira exagerada a parte (ou não) outra disputa “più o meno”, ambas as franquias com atuações fracas. Inclusive, pelo que temos visto, acho que poderíamos até colocar miami nessa categoria de time sem técnico também. Adam Gase não consegue criar um plano de jogo bom e sua defesa também não tem correspondido. 

Ao mesmo tempo, Tannehill também não parece ajudar. Após a virada contra os Patriots a torcida de Miami tinha empolgado e eu também. Tannehill teve um jogo excelente e parecia que Miami seguiria um caminho melhor, mas parece que ele não é o cara para colocar os dolphins nos trilhos.

Se é possível resgatar algum destaque nesse jogo, ele será a defesa dos jaguars. Mais do mais, Cody Kessler já voltou ao banco e Blake “God” Bortles voltará ao seu posto de titular no último jogo da temporada. Os dois times terão muito o que pensar na offseason, principalmente decidir o que será da posição de quaterback. Por fim, definitivamente Miami está fora dos playoffs e pode terminar a temporada com o famigerado 8-8 novamente.

cumprindo tabela

Panthers e Falcons foi mais um jogo só para cumprir tabela. Tanto é verdade, que na última semana Taylor Heinicke já tinha sido anunciado como o quaterback titular da semana 16. E olha que o quaterback não decepcionou a torcida… dos Falcons. Com três interceptações e apenas um touchdown, ficou fácil para os Falcons sairem com a vitória.

Matt Ryan fez um bom jogo e Calvin Ridley foi o destaque entre os recebedores do time. Após boas temporadas, os dois times ficarão com campanha negativa. A queda dos Falcons muito tem ligação com várias lesões no elenco durante toda a temporada, incluindo a mais sentida delas, o running back Devonta Freeman. Já do lado dos Panthers, fica difícil encontrar explicações para o que aconteceu.

Logo após ganhar seis dos primeiros oito jogos, veio a entregada de paçoca monstruosa. Já são sete derrotas seguidas, incluindo nesse bolo, derrotas para Lions, Browns e Buccs. É muito difícil entender o que pesou tanto nas derrotas do time e ao final da temporada ainda temos a notícia de que Cam Newton machucou o ombro. O que será desse Panthers na próxima temporada?

adeus coliseum

Durante a ceia natalina acompanhamos o que pode ter sido o último jogo dos Raiders no coliseum. A mudança para Las Vegas está marcada para 2020, assim que o estádio estiver pronto. O time original de Oakland, chegou a passar 12 temporadas em Los Angeles. Entretanto, com uma base de fãs (incluindo ex jogadores) fanática demais, a cidade fez uma nova proposta e acabou agradando o dono do time (Mike Davis), então eles retornaram a sua cidade natal.

Na época foram gastos 220 milhões de clitons (Bill Clinton era presidente nessa época) na reforma do Coliseum e o aluguel cobrado ao time até hoje gira em torno de 500 mil trumps. Esse valor imposto era abaixo do que os 49ers pagavam para usar o extinto Candlestick Park, uma baita proposta. Entretanto, 23 anos depois, sem promessas de investimentos da cidade para renovar ou substituir o coliseum, Mark Davis resolveu procurar novos horizontes para o time.

No chute inicial, os jogadores dos Raiders não sabiam se aquele seria o último jogo e muito menos onde jogarão na próxima temporada, mas sabiam muito bem que queriam a vitória. O time foi físico, dominou os broncos e já anotou o primeiro touchdown após um belo punt de Wadman que foi parar na linha de uma jarda. Dwayne Harris em algum impulso que ainda não consigo explicar, pegou a bola e correu para a outra endzone como se não houvesse amanhã.

99 jardas deram o tom que seguiria a partida. Os Raiders dominaram de ponta a ponta, não ficaram nenhum momento atrás do placar e deram de presente de natal uma bela vitória para a sofrida e fanática torcida que estava presente no coliseum.

na próxima semana

A semana 17 da nfl trará alguns confrontos que definirão a temporada e algumas histórias serão interessantes de acompanhar. A primeira delas, na AFC, quem fincará o pé nos playoffs, Colts, Titans, Ravens ou Steelers?. Quem será o sortudo a folgar na primeira rodada, Texans, Patriots ou será que os Ravens arrancam essa segunda posição? Sim, matematicamente é possível.

Agora do lado da NFC, quem será que fica com a última vaga, Eagles ou Vikings? Será que Nick Foles continuará trilhando philadelphia aos playoffs ou Kirk Cousins colocará a defesa dos Bears no bolso? E por fim, talvez a mais emotiva história de todas. Será que é o último jogo de Eli Manning com os Giants? 

Muitas perguntas e as respostas serão dadas no domingo. A única coisa que tenho certeza é que nem acabou ainda e já estou com saudades de você nfl.

leave a comment