Engordando a quarentena: NLCS 2003 (jogo 6)

Tempo de leitura: 6 minutos

Fala amigo tailgater, seguimos de quarentena e sem as grandes ligas americanas. Embora algumas ligas tenham voltado pelo mundo, as “nossas” americanas continuam suspensas. Quem sabe na semana que vem não aparece uma KBO aqui, ou até mesmo um CPBL? Vamos pensar nessa possibilidade.

Por enquanto seguimos a programação de jogos históricos e vamos logo para uma história interessantíssima. A final da Liga Nacional da MLB em 2003. Um jogo que até foi marcado por uma boa disputa, mas não tem como negar que o mais histórico, foi um fato que aconteceu “fora” do campo. Ou seria dentro?

Uma série muito infame

Muito provavelmente essa série é uma das mais famosas e até infames, na história da MLB. Os Marlins ainda eram “Florida Marlins”; e tinham um time que é impossível tentar comparar com o que eles tem hoje. Mesmo assim, não chegou fácil aos playoffs; eles só cresceram em setembro, mas justamente quando foi preciso.

Já do outro lado dessa série, existia um Chicago Cubs muito melhor no papel e que também parecia muito próximo de finalmente encerrar o jejum de títulos. Passados os primeiros quatro jogos da série, os Cubs lideravam por 3 a 1, mas de forma dramática virou um 3 a 3. No quinto jogo da série, Miami conta com um ótimo desempenho de Josh Beckett para garantir a vitória.

No entanto, o que ocorre no jogo 6 é que acaba marcando mais toda a história. A série retorna para Chicago e os Cubs já preparam uma grande festa, para comemorar o retorna a World Series, depois de quase 60 anos. Considerando a presença de Mark Prior no montinho para o jogo 6 e talvez um jogo 7 com Kerry Wood, as expectativas eram as melhores.

Steve Bartman

Aliás, nesse jogo 6, o dessa coluna, as coisas iam muito bem. Já na oitava entrada, os Cubs ganhavam por 3 a 0, mas é aí que acontece a desgraça. Luis Castillo, segunda base dos Marlins, rebate uma bolinha que vai bem no território de foul, mas o left fielder Moises Alou dos Cubs, parece tê-la em suas mãos; o que significaria a eliminação de Castillo.

Essa eliminação teria sido a segunda na oitava entrada, deixando os Cubs a 4 eliminações, de ganhar a Liga Nacional desde 1945. Mas o que acontece é que, com a bolinha indo para o território de foul, vários torcedores vão atrás dela, junto de Alou. Então, nessa corrida pela bola, Steve Bartman, toca na bola, impedindo que fosse agarrada por Moises Alou.

Pra ficar pior, após esse lance, os Marlins conseguem anotar OITO CORRIDAS na oitava entrada e virar o jogo completamente. Bom, como podem imaginar, vamos para o jogo 7, onde os Cubs voltam a perder e Bartman vira o cara mais odiado de Chicago. Inclusive, nesse jogo 6, ele teve que ser escoltado para fora do estádio pela segurança.

Mais do que ser escoltado, Bartman precisou passar um tempo sob proteção policial, pois recebia ameaças diariamente.Pra quem quiser conferir, o jogo está abaixo e se quiser ver mais um pouco de Steve Bartman e o relato dos jogadores, assista o documentário da ESPN de 2011, Catching Hell. Um ótimo programa para essa quarentena. Agora, vamos para as receitas.

Corn dog

Easy Homemade Mini Corn Dogs | Just a Taste
Fonte: Just a Taste
Ingredientes:
  • 1 1/2 xícara de farinha de milho (em floco)
  • 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de leite
  • 1/4 xícara de açúcar
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó
  • 6 salsichas de hot dog
  • 2 xícaras de óleo
Modo de preparo
  1. Comece colocando as salsichas em água fervente por alguns minutos.
  2. Logo após, retire da água e seque muito bem todas elas, depois deixe reservada.
  3. Então, misture numa tigela a farinha de milho, a farinha de trigo, o ovo, o leite e o açúcar. Mexa bem até ficar uniforme.
  4. Em seguida, acrescente o fermento e mexa até que a massa fique bem firme.
  5. Logo após, passe um pouco de óleo nas mãos e vá enrolando as salsichas nessa massa que acabou de ser feita.
  6. Envolva a massa em toda a salsicha e aperte para garantir que não se solte durante a fritura.
  7. Então, espete um palito de madeira na extremidade de cada salsicha e leve para fritar em óleo quente. Deixe fritar até que fique bem dourado.
  8. Por fim, retire da panela, coloque em cima de um papel toalha para retirar o excesso de óleo e em seguida sirva as pessoas que moram com você.
  9. Dica tailgate zone: faça esse molho de cerveja com queijo para acompanhar o corn dog.

Beer pretzel

Pretzel é muito comum nos ballparks, se Batman tivesse um desses em suas mãos no jogo 6 da NLCS, seria que mudaria a história?
Fonte: Taste of Home
Ingredientes:
  • 1 garrafa de cerveja (pale ale)
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 10 xícaras de água
  • 10g de fermento biológico seco
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal (derretida)
  • 85 gramas de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 1/2 colher de chá de sal
Modo de preparo:
  1. Primeiro ponto dessa receita é tratar o fermento, então, numa panela pequena, desepeje a cerveja e aqueça, mas bem pouco, deixando a cerveja numa temperatura de mais ou menos 45º C.
  2. Em seguida, retire a panela do fogo e numa tigela, misture o fermento seco com a cerveja, até dissolver.
  3. Logo após, numa tigela grande, misture a manteiga, o açúcar, o sal, o fermento e 3 xícaras de farinha; então bata tudo até ficar homogêneo.
  4. Depois, acrescente nessa mistura o restante da farinha e manuseie a massa até ficar macia (ficará pegajosa também).
  5. Em seguida, cubra uma superfície lisa com farinha e vá amassando a massa até ter uma consistência elástica.
  6. Então leve essa massa para uma tigela untada, depois cubra e deixe crescer em um local quente até dobrar de tamanho, mais ou menos 1 hora. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 220° C.
  7. Depois da massa descansar, vamos voltar a trabalhá-la. Novamente numa superfície lisa com farinha, divida a massa em 8 e faça bolas.
  8. Em seguida, vá rolando essas bolas até que fiquem em formato de cordão. Logo após, dobre as pontas como se fosse montar um círculo, mas ao invés, cruze as duas pontas, colocando cada uma em seu lado contrário. Aperte a junção para não soltar.
  9. Então, numa panela, coloque a água e o bicarbonato de sódio para ferver. Quando começar a borbulhar, coloque a massa dentro da água e deixe cozinhar por mais ou menos 1 minuto.
  10. Retire a massa com uma escumadeira, deixe escorrer a água num papel toalha e em seguida leve para uma assadeiras untadas.
  11. Numa tigela separe a clara da gema e bata a gema com um pouco de água. Passe a mistura por cima dos pretzels e em seguida, polvilhe com sal grosso. Em seguida leve ao forno por mais ou menos 10 minutos.
  12. Por fim, retire os pretzels do forno e sirva as pessoas que estão na sua casa.

Bateu a fome!

Cada semana que passe bate mais aquela vontade de rever os amigos e fazer um tailgate. “As vezes no silêncio da noite”, fico pensando se realmente seria bom que as ligas voltassem. Embora seja muito bom ver jogos ao vivo, que graça teria não compartilhá-los sem os nossos amigos ao lado? Sigam firmes, isso passará e nos tornará melhores.

leave a comment