Sobre cães e mascotes #14: Green Bay Packers

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Olá aumigos! Como estão nessa quarentena? Comendo muito? Pois hoje nós vamos falar de comida também. Não é lá um mascote mas é um dos símbolos mais icônicos na NFL: os cabeças de queijo do Green Bay Packers.

Já que dois dos meus tios torcem pros Packers, pedi pro meu “tio mais novo”, o Mateus, me contar de onde veio isso aí, e como eu consigo um desses pra poder brincar por aí soltando a espuma pela casa toda. Então vamos nessa!

(WLUK/Katie Grandaw)

Futebol Americano explica: a produção industrial dos EUA

Antes de saber da história e como isso tudo começou, precisamos saber: por que raios os torcedores de Green Bay usam um queijo na cabeça?

Primeiro de tudo, é legal a gente perceber que o futebol americano explica pra gente a produção industrial nos EUA. Parece esquisito, mas é verdade. O Pittsburgh Steelers tem esse nome – steel em inglês é aço – pois eles precisavam decidir um nome para o time, e acabaram usando este para homenagear a indústria do aço na região da cidade.

Além disso, se você já viu os bowls universitários de fim de ano, deve ter visto o Idaho Famous Potato Bowl. Não tá lembrando? É aquele que o troféu é um monte de batata. E ele também recebe esse nome porque o estado de Idaho é o maior produtor de batata nos EUA. Similarmente, uma das maiores rivalidades do futebol americano é chamada de Iron Bowl, o jogo entre Alabama e Auburn. E recebe esse nome por causa da história da indústria de ferro da cidade de Birmingham, que é onde fica a universidade do Alabama.

(Loren Orr/Getty Images)

E com os Packers é a mesma coisa. O estado de Wisconsin é conhecido como o “A terra do laticínio”, e é o estado que mais produz laticínios e queijo nos Estados Unidos inteiro. Embora algumas pessoas tentem usar o termo “cabeça de queijo” de forma pejorativa, usar a cabeça de queijo é uma forma de prestigiar o estado, e vem daí o motivo de colocar um pedaço de queijo na cabeça.

A história

Como eu falei, os torcedores do estado de Illinois (vizinho de Wisconsin e onde ficam os rivais em Chicago) usavam o termo como pejorativo, para caçoar dos torcedores de beisebol e futebol americano de Wisconsin. Só que os moradores de Wisconsin abraçaram o termo como orgulho pelo estado.

E embora os cabeças de queijo sejam famosos nos jogos dos Packers, ele foi visto pela primeira vez num jogo de beisebol! Em 1987, Ralph Bruno, torcedor dos Milwaulkee Brewers fez um chapéu em forma de queijo com a espuma do sofá da sua mãe e um fatiador de peru, além de tinta amarela, obviamente.

O adereço não virou uma febre instantânea, mas quando um jornal publicou uma foto de Rick Manning, jogador dos Brewers usando uma cabeça de queijo, a procura cresceu vertiginosamente. Ralph Bruno então decidiu fabricar vários desse acessório e começar a vendê-los em jogos, o que acabou se tornando o trabalho dele.

Eventualmente, chegou até o Lambeau Field, e hoje é marca registrada nos jogos dos Packers. O termo virou sinônimo para torcedor dos Packers, até pela cor amarela do time e do queijo. E além disso, na corrida para o Super Bowl XLV, que foi vencido pelos Packers, fizeram até uma música chamada Feelin So Fly Like a Cheesehead, que numa tradução seria, “me sentindo maneiro igual um cabeça de queijo”.

Bem, não é um mascote, mas é um símbolo importante da liga, e que virou o nome de uma tocida. Se você leu isso, pede uma pizza com muito queijo hoje (mas se você tem intolerância à lactose, não esquece de tomar o remédio). Eu vou ficar olhando pro meu pai comer e fazendo uma carinha triste pra ver se ele me dá um pedaço, porque não dá pra viver só de ração.

Au! Woof!

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