Au!!! Au!!!! Como estão “aumigos”? Espero que todos bem, com muita saúde e em suas casas. O frio chegou e eu já pedi pro “papai” e pra “mamãe” fazerem várias receitas do engordando o jogo. Ok, eu sei, eu sei… Meu negócio é ração, mas um agrado de vez em quando é sempre bom né? “Aumigos” não esqueçam dos nossos podcasts também! Eles estão demais, aprendo um monte e me divirto muito!
O mascote
Enfim, depois da propaganda, vamos pro papo, antes que o “tio” Rafic diga que sou prolixa demais. Esses dias eu estava falando com o “tio” Rafão, colocando o papo em dia mesmo. Então, ele me falou de uma amiguinha dele gosta muito do Zabivaka. Pois é, eu nem sabia de quem era esse nome doido aí.
Bom, na sequência, o “tio” Rafa contou que essa amiga criava gatinhos! Pois é, não gostei muito desse papo não, mas tudo bem. O que eu fiquei curiosa mesmo foi sobre esse Zabivaka, eu nunca tinha ouvido falar. Resolvi pesquisar um pouco e tive uma surpresa. Claro que eu não conheceria… O papo aqui nunca foi muito de futebol!
O Zabivaka foi o mascote da Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Confesso que simpatizei muito com a fuça do rapaz. No entanto, fiquei pensando se deveria realmente trazê-lo para a nossa coluna semana. Pensei, pensei e pensei… “Bom, já que a minha “aumiga” Baleia está mandando ver nas mascotes das Olimpíadas, por qual motivo eu não falaria de Copa do Mundo de Futebol?”.
É isso mesmo, é um dos maiores eventos esportivos do mundo e o “tio” Rafão, o “tio” Henriquetta e o “tio” Mateus, são loucos por futebol. E aí, já aproveitando que na semana passada a minha “aumiga” Baleia contou a linda historia de Waldi, a primeira mascote olímpica oficial; nessa semana eu abrirei o papo de mascotes de Copa do Mundo de Futebol.
Mascote FIFA
O Zabivaka foi criado pela estudante de design Ekaterina Bocharova. O que é bem interessante na criação dele, é que foi projetado com base em uma pesquisa online aplicada com crianças. Então, com algumas ideias dessas crianças, estudantes universitários russos enviaram seus projetos do que seria o mascote da Copa do Mundo.
Depois disso, assim como as mascotes olímpicas, ele também teve que passar por uma “votação” para ser escolhido. E olha… foi muito bem votado, venceu com uma certa folga. Ele conseguiu o título de mascote da copa de 2018 por 53% dos votos populares. Junto com Zabivaka tiveram outros dois camaradas, um tigre e um gato, que respectivamente tiveram, 27% e 20% dos votos da galera da Rússia.
Foram mais ou menos 1 milhão de pessoas que participaram dessa votação. Bem, para quem não conhece russo, assim como eu, o nome Zabivaka significa “artilheiro”, ou então, “fazedor de gol”. Um nome bem interessante, talvez até mais interessante que o de seu antecessor. Mas isso não é papo para hoje, vamos seguir.
Zabivaka
Zabivaka é um lobo antropomórfico, mais especificamente, um lobo cinzento antropomórfico. Ou seja, é um personagem que tem características de lobo, mas também características humanas. O lobo cinzento é bastante conhecido lá na Rússia. Inclusive, chega até ser estranha a escolha dele. Os lobos cinzentos são motivo de preocupação na Rússia, por serem o principais transmissores da raiva no país.
E só para falar um pouco mais do lobo, de acordo com a International Union for Conservation of Nature (IUCN – União Internacional para a Conservação da Natureza), o lobo-cinzento já deixou de existir em grande parte da Europa Ocidental, do México e também numa parte dos Estados Unidos.
Bom, a combinação de cores do Zabivaka são o branco, o azul e o vermelho. Essas cores ficavam estampadas em suas roupas e eu acho que nem preciso dizer por qual motivo elas foram escolhidas: representa as cores nacionais da seleção russa. Ele é muito charmoso, divertido, adora fotos e esta sempre fazendo as pessoas rirem.
Como um bom lobinho cinzento, que inclusive é muito presente na Rússia, ele adora sua alcateia e sempre está ajudando o máximo possível de pessoas. Adora jogar futebol e usa uns óculos especiais, que segundo ele mesmo acredita, lhe dão poderes especiais.
Sucesso e polêmica
Nosso amiguinho foi sucesso nas redes sociais e de vendas de produtos, apesar de sua imagem ficar associada a algumas polemicas também. Não gostaria de entrar nessa área, mas o lobinho de óculos laranja acabou virando estrela de filme pornô.
No entanto essa história não ficou muito guardada no íntimo das pessoas, até pelo motivo da emocionante cena ao final da Copa do Mundo. No maior estilo Misha, que a minha “aumiga” Baleia já contou, Zabivaka, agora com mais recursos tecnológicos, passeou por Moscou, deu tchau para todos e deixou rolar as lágrimas.
Olha, o Misha era muito mais fofo, mas se você não se emociona com um lobo cinzento chorando, acho que você já virou uma pedra por dentro. Bem “Aumigos”, ao final da Copa, a lição que nosso lobinho cinzento deixa, é respeitar as pessoas, se divertir e divertir.
Independente da competição, é importante ser leal, jogar justo e respeitar as diferenças. Em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais intolerantes, saber conviver, ouvir e ter empatia são fundamentais. Por fim, gostei de escrever sobre isso; temos muitos mascotes das Copas do Mundo e acho que vou escrever um pouquinho mais nos próximos textos.
Até uma próxima “aumigos”!
Au! Woof!