“Aulá, aumigos“! Tô aqui de novo e hoje o assunto é cerveja! Opa! Peraí! Não é bem cerveja. mas alguém que lembra cerveja! É o Bernie Brewer, o mascote do time de baseball da MLB, o Milwaukee Brewer. “Tio” Dodô sempre diz: “bebam água e bebam cerveja que também tem água“. Acho que me deixei influenciar.
Que belo bigode
Bernie Brewer é um personagem que carrega as influências germânicas de Milwaukee. Por isso a beer é a referência para seu nome e o do time, Milwaukee Brewers. Bernie ostenta um belo bigode e está sempre usando o lederhosen azul, um traje típico alemão. Entenderam o por quê da cerveja agora? Alemanha, lederhosen, cervejeiros…
Bernie Cervejeiro é um senhor garboso, elegante. Uma figura respeitável, enfim. Mas não é só isso. Dentre os 26 mascotes existentes na MLB ele está em segundo lugar em relevância. Bernie só perde para o insuperável Phillie Phanatic.
Brewers: de pilotos a cervejeiros
A jornada do Bernie Brewer começa em 1970. mas vou falar rapidinho da história do time dele. Em 1969 houve uma expansão de times na Liga Americana e foi criado o Seattle Pilots. Mas o time ficou por apenas uma temporada e já em 1970 se mudou para o Wisconsin, onde fica Milwaukee, e foi criado o Brewers.
Como eu já havia falado, o nome “Brewer” é inspirado na influência alemã da cidade. Milwaukee é famosa pelas cervejarias e esse não poderia de ser o mote para o nome do time e também de seu mascote. Se um dia você visitar a cidade não deixe de fazer um tour pelas várias breweries da cidade. Não é, “papai”?
A história por trás do personagem
Bernie Brewer é uma estrela do Miller Park. E, acredite ou não, ele era uma pessoa de verdade. Sua história começa quando do estabelecimento do Milwaukee Brewers, em 1970. Novos na cidade, a equipe ainda não tinha caído nas graças do torcedor e o público no estádio era decepcionante.
Isso mudaria quando Milt Mason, um senhor de 69 anos, resolveu acampar embaixo do placar do Miller Park. Mas essa excêntrica atitude tinha um bom motivo. O senhor Mason disse que somente sairia de lá quando o público nas arquibancadas chegasse a 40 mil. Pois muito bem! Depois de uns 40 dias a marca foi atingida.
Foi a partir daí que a ideia de Bernie Brewer nasceu. Ele primeiro foi um mascote literalmente humano. Só depois virou o personagem humanoide que a agita a torcida dos Cervejeiros. De 1973 em diante Bernie se tornou um ídolo e passou a residir em um chalé em formato de barril. Mas o mais legal é vê-lo deslizando em um escorregador gigante e caindo numa caneca de cerveja a cada home run e vitória do Milwaukee Brewers.
(Des)Aposentadoria
Porém, quando o Miller Park passou por uma reforma em 1984 a aposentadoria de Bernie foi decretada, já que no lugar de seu chalé foi colocada uma torre de som.
Mas sua popularidade já estava mais do que consolidada. E em 1993 ele voltou à ativa e desde então é cativo nos jogos em casa. Bernie já tem até perfil no Twitter. Se você quiser interagir com o mascote é só seguir o @Bernie_Brewer.
É isso aí, pessoal!
Au! Woof!