Au! Au! Hola, perritas y perritos! Hi, hi… é que estou aprendendo espanhol por aplicativo! Então, comecei minha jornada nessa coluna falando de um time que sequer tinha mascote: o Los Angeles Dodgers. Pois euzinha vou falar, hoje, de um time que tem não apenas um, mas 4 mascotchenhos! Aí estão eles representando o Cincinnati Reds, uma das mais antigas franquias da MLB: Mr. Red, Gapper, Mr. Redlegs e Rosie Red.
No entanto, vou cuidar mais detalhadamente do protagonista Mr. Red e dar uma pincelada nos outros 3 coadjuvantes. O personagem principal dessa coluna é antiguinho… vocês vão ver! Mas se vocês perceberem que alguns deles são bem parecidos com mascotes de outras equipes não será mera coincidência.
Gapper
Quem tomar algumas cervejas e olhar rapidamente pro Gapper talvez pense ter visto outro famosíssimo mascote: Phillie Phanatic. Mas Gapper é um legítimo mascote dos Reds.
Ele foi apresentado em 2002 como um marco da inauguração do Great American Ball Park, a casa do Cincinnati Reds. Gapper é um peludão criado para ser popular entre os pequenos fãs. Sua fantasia custa algo em torno de US$ 18,00 e foi desenhada por David Raymond, o Phillie Phanatic original. Pois é, viram que a semelhança não era mera coincidência?
Mr. Redlegs
O “senhor pernas vermelhas” (Mr. Redlegs) é bem parecido com o Mr. Red. Ele está na área desde os anos 1950. Por isso, Mr. Redlegs tem um aspecto meio antigão e desfila sua intrepidez ostentando um largo e longo bigodão!
Outro destaque dessa figura é seu boné algo parecido com o quepe da polícia das antigas. Mas o pobre sofreu um acidente em 2008, quando pilotava um quadriciclo. Ele caiu e sua cabeça saiu rolando revelando a identidade por baixo da fantasia.
Rosie Red
Rosie Red foi promovida à condição de mascote do Cincinnati Reds em 2008. Mas, na verdade, ela é a mascote oficial de uma organização de caridade que tem seu nome e que foi fundada em 1964. Originalmente, a organização foi criada por mulheres que pretendiam impedir a saída dos Reds de Cincinnati.
Tanto mascote como a organização de caridade tiveram seu nome inspirado em Rosie Janis, uma fã da década de 1940 que fez fama pela forma apaixonada como torcia pelos Reds.
Mr. Red
Vamos ao nosso protagonista! Mr. Red é o mascote original do Cincinnati Reds. Não estranhe na semelhança dele com o Mr. Met, o mascote do New York Mets; aliás, dizem que eles são primos. Nosso personagem principal é uma figura humanoide que tem uma cabeça no formato de uma basebolinha.
Mr. Red é um cara de personalidade. Já declarou gostar dos fogos de artifício nos jogos dos Reds nas sextas-feiras. Além disso, ele curte muito uma luva de baseball bem gasta e de jogos decidido por walk off home runs.
Quando ele aparece no Great American Ball Park é comum se ouvir a música “Glory days”, do Bruce Springsteen. Aliás, Mr. Red já disse que essa é sua música favorita.
Mr. Red e sua história
Mr. Red foi criado por Henry “Hank” Zureick, diretor de publicidade dos Reds. O personagem apareceu pela primeira vez na capa do anuário de 1953 da Cincinnati Red Stockings, que também foi produzido por Zureick, junto com muitos anuários e programas durante sua carreira.
A primeira aparição de Mr. Red na história foi em 1955. No entanto, nesse tempo ele ainda não era uma “pessoa” mascote. Mas, de fato, ele era um patch usado na manga da camisa de Cincinnati. Mr. Red era só uma bolinha de baseball usando um boné branco com listras vermelhas.
A partir de 1956, como os Reds adotaram a camisa sem mangas, Red (somos íntimos) foi movido para o peito esquerdo do uniforme de visitante do time. Mas, ele ficou ali somente por uma temporada e depois foi eliminado.
Agora como “humano”
A partir de 1972 Mr. Red surgiu como “ser humano”. De 1973 até fins dos anos de 1980 o mascote era figurinha carimbada nos jogos dos Reds. Então, em 1975, Mr Red ficou nacionalmente conhecido nos EUA depois de aparecer na transmissão do jogo 5 da World Series entre Cincinnati e Boston.
Idas e vindas
Mas, sem que nem por quê, no final dos 1980 Mr. Red ficou desaparecido. Nenhuma explicação foi dada para esse sumiço. Todavia, como a “vida” desse “senhor” é cheia de idas e vindas, em 1997 ele foi reintroduzido.
Quando os Reds redesenharam seu uniforme em 1999, Mr. Red voltou a ocupar seu espaço na manga da camisa. De novo como patch. Mas a reestreia como adesivo no uniforme foi também o ressurgimento do “humano” Mr. Red.
Todavia, como toda carreira chega ao fim, em 2007 Mr. Red se aposentou abrindo espaço para que seus outros 3 companheiros brilhassem.
Porém, como uma Fênix, um repaginado Mr. Red reaparece na Festa do Cincinnati Reds para a temporada de 2012. Desde então, nosso protagonista desfila em campo com a outra trinca de mascote do time.
Au! Woof!