Metade do mês de maio já passou e é hora de analisarmos como foi o começo do ano dos atletas brasileiros nas principais ligas profissionais de beisebol no mundo. Como dizem nos Estados Unidos, o “beisebol de abril” acabou e agora os times começam a ter resultados sólidos. Mas isso vale também para os atletas!
Já fica um aviso: com as dezenas de atletas atuando por aí, vez ou outra a gente pode esquecer de alguém. Mas se você sentir falta de um nome específico ou acredita que precisamos ficar de olho em algum jogador em especial, comente com a gente!
E no post de hoje, confira a atuação de alguns dos nossos principais nomes!
THYAGO VIEIRA (ARREMESSADOR)
Time: Nashville Sounds, categorias de base do Milwaukee Brewers.
Após um breve tempo de muitas conquistas no beisebol japonês, Thyago Vieira está de volta aos Estados Unidos. Desde o começo da temporada das ligas menores, Vieira está designado para a equipe do Nashville Sounds, que faz parte da franquia do Milwaukee Brewers.
Até agora foram cinco partidas para o Thyago (todas vindo do bullpen) com um total de 6.0 entradas arremessadas e 6 eliminações por strikeout, cedendo apenas 3 rebatidas e 1 base por walk. A média dos rebatedores contra ele também está baixa: .143 em 5 jogos.
Da mesma forma que os bons números de Thyago Vieira impressionam, sua velocidade dos arremessos também. No jogo do dia 7 de maio foram pelo menos 2 arremessos acima de 100mph (equivalente a 160 km/h), além de manter as bolas rápidas na casa de 98-99mph.
Números na temporada: 6.0IP; 3H; BB; 6SO; .143 AVG; 0.00 ERA.
ERIC PARDINHO (ARREMESSADOR)
Time: Vancouver Canadians, categorias de base do Toronto Blue Jays.
Logo após se recuperar de cirurgia para reparo do cotovelo (conhecida como Tommy John Surgery), Eric Pardinho retomou a atuação pelo Vancouver Canadians.
Os números de maio (4 jogos) foram mais sólidos que os de abril, com maior controle do jogo e menos bases cedidas. No jogo de 7 de maio foram 2 eliminados por strikeout e apenas 1 rebatida em 2 entradas arremessadas.
Números na temporada: 9.0IP; 10H; 10ER (2HR); 9BB; HBP; 6SO; .294 AVG; 10.00 ERA.
RAFAEL OHASHI (ARREMESSADOR)
Time: Dunedin Blue Jays, categorias de base do Toronto Blue Jays.
Entrando no 4º ano de contrato com a franquia do Blue Jays, Rafael Ohashi é hoje um dos principais arremessadores do sistema de formação da equipe de Toronto (rankeado como 28° no início de 2023).
Foram 5 jogos até agora, todos como abridor. Em geral, Ohashi está sendo limitado a 5 entradas (comum para formação de atletas), com o melhor jogo sendo em 25 de abril, quando cedeu apenas 1 rebatida e eliminou 5 rebatedores por strikeout em 5 entradas.
Embora tenha cedido mais corridas em maio (foram 3 home runs em 2 partidas), o atleta segue na programação de abrir um jogo por semana.
Números na temporada: 24.0IP; 16H; 6ER (4HR); 9BB; 3HBP; 16SO; .200 AVG; 2.25 ERA.
GABRIEL BARBOSA (ARREMESSADOR)
Time: Fresno Grizzlies, categorias de base do Colorado Rockies.
Barbosa é outro que está programado para mais uma temporada completa como abridor de jogos e é considerado um dos arremessadores com melhor controle na franquia do Rockies.
Até o momento, Gabriel jogou 6 partidas com um número considerável de rebatidas. O controle tem ajudado a manter baixo o total de bases cedidas por walk, além de coletar 17 eliminações por strikeout.
Certamente, o alvo para Gabriel Barbosa é diminuir o número de rebatidas cedidas e manter controle das rebatidas longas.
Números na temporada: 23.1IP; 39H; 25ER (HR); 9BB; 2HBP; 17SO; .379 AVG; 9.64 ERA.
BO TAKAHASHI (ARREMESSADOR)
Time: Seibu Lions (NPB – Japão).
Por fim, um destaque diferente da coluna de hoje é Bo Takahashi. Recentemente a equipe principal do Seibu Lions (Nippon Professional Baseball, liga profissional do Japão) chamou o jogador para integrar o elenco. Bo iniciou a temporada nas categorias de base. Mas desde o dia 4 de maio integra o time principal.
Até o momento foram 4 aparições no montinho, com números sólidos registrados. A equipe de Bo está em 4° lugar da Liga do Pacífico. No entanto, conta com um bom grupo de arremessadores para a continuidade do campeonato.
Números na temporada: 4.2IP; H; ER; 3BB; HBP; 3SO; .052 AVG; 1.92 ERA.
CONVITE
Enfim, muita coisa ainda virá em 2023! A cobertura do tailgate zone nos Jogos Panamericanos de Santiago (CHL)! Também temos o podcast Entradas Extras, que traz as informações do beisebol pelos quatro cantos do mundo. Nosso convite é para que você venha com a gente nessa jornada sobre o Nosso Beisebol!
Dúvidas, críticas ou sugestões? Pode escrever para nós pelas redes sociais ou pelo nossobeisebol@tailgatezone.com.br
This Post Has One Comment
Bom dia me chamo Pricila sou de Marília interior de São Paulo. Aqui temos o nikkey Marília onde temos vários meninos e meninas que jogam beisebol. Seria muito interessante vcs ver e conhecer nosso clube.