A seleção de beisebol do Chile perdeu hoje para o México no que foi o pontapé dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Pelo placar de 16-0, os mexicanos garantiram vantagem no grupo A, e frustraram a estreia da seleção da casa.
A partida não só abriu a competição do beisebol. Mas também foi a primeira ação de qualquer modalidade no Pan. Foram mais de 1.500 pessoas (entre público pagante, autoridades, imprensa e crianças de escolas convidadas) que enfrentaram uma manhã gelada em Santiago e estiveram em Cerrillos, região onde é disputado o beisebol.
Entre os torcedores chilenos, maioria nas arquibancadas, esteve Harold Mayne-Nicholls, executivo principal da organização dos Jogos, e também atletas de outras modalidades da delegação do Chile.
SUPERIORIDADE MEXICANA DO COMEÇO AO FIM
Embora não tenha faltado calor da torcida, o que se viu em campo foi um grupo mexicano bem quente. Com 16 corridas em apenas cinco entradas, e fazendo valer a regra de misericórdia, o México segurou os chilenos durante toda a partida – os anfitriões não conseguiram uma única rebatida, tendo chegado em base uma vez por walk.
Os visitantes conquistaram 13 bases por walk e mais 13 rebatidas, o que escancarou a diferença no nível de desempenho e preparo entre as duas seleções. O destaque mexicano foi Fernando Villegas, atleta do campo externo do Saraperos de Saltillo, da Liga Mexicana de Béisbol, com três rebatidas, duas corridas anotadas e três impulsionadas.
O México volta a campo no dia 21, às 9h30, para enfrentar a República Dominicana. Já o Chile enfrenta o Panamá, também no dia 21, às 15h.
SELEÇÕES SE PREPARAM PARA ESTREIA SOB ATENÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
Além da partida inaugural outras seleções estiveram no complexo de campos de Cerrillos para períodos curtos de treinamento. Passaram por lá as equipes como a Venezuela, rival do Brasil na estreia (dia 19, às 15h), e a República Dominicana.
O Brasil foi um dos últimos grupos a treinar no campo principal, onde ocorre o ‘debute’ da nossa Seleção. Arremessadores treinaram em separado dos defensores, e a equipe encerrou o treinamento próximo de 14h.
As atividades desta quarta-feira (18) dos Jogos Pan-Americanos de Santiago foram concluídas mais cedo do que o programado, devido ao contexto político ocorrendo no Chile: dia 18 de outubro é uma data que marca os protestos de 2019, em que a população chilena saiu às ruas para manifestar contra mudanças drásticas na constituição do país.
A corrida pelo ouro pan-americano no beisebol será retomado no segundo dia de Pan, a partir de 9h de quinta-feira, direto de Cerrillos.