Betts e Price nos Dodgers

Tempo de leitura: 5 minutos

Até aqui o que sabemos dessa ida de Betts e Price para os Dodgers é que a Blue Crew que já era forte agora desponta como enormíssima favorita para disputar a World Series.

O patrão tá feliz.
Fonte: Kershiser (Twitter)

Andrew Friedman (seu danado) demorou a fazer um negócio, mas quando fez movimentou meio mundo nessa história. Foi um negócio dos deuses.

A troca à primeira vista

Nossa análise é de que a troca foi amplamente favorável aos Dodgers. Embora LA perca Alex Verdugo, Kenta Maeda e Joc Pederson, o time mantém seus melhores prospectos, além de receber dois jogadores excepcionais e um belo prospecto. David Price foi Cy Young da AL em 2012, além de All-Star em 2010-2012, 2014 e 2015. Price tem no currículo uma World Series por Boston jogando justamente contra os Dodgers.

Mais um Cy Young.
Fonte: Wikipedia

Mookie Betts, bem, nem precisamos falar sobre esse rapaz. Mas vamos lá! MVP da AL em 2018 desbancando ninguém menos do que Mike Trout. Campeão da World Series (2018). Silver Slugger em 2016, 2018 e 2019. All-Star de 2016 a 2019. Gold Glove desde 2016. O cara tem super qualidades defensivas e ofensivas. É um game changer incontestável.

Mais um MVP.
Fonte: abc30.com

A troca para Boston

Mas, e para Boston, como foi a troca? Red Sox leva Alex Verdugo e Brusdar Graterol, pitcher que veio dos Twins nessa troca. Graterol é um jovem arremessador venezuelano que tem muito futuro na MLB. Mantendo-se saudável ele pode se tornar um dos grandes pitchers da Liga.

Alex Verdugo é um muleke que apareceu e cresceu meteoricamente. Tem muitas qualidades ofensivas e defensivas. Enfrentou uma contusão que o afastou da pós-temporada de 2019, mas quando voltar nesse ano vai ser uma grande adição da equipe do Fenway Park.

Além dos jogadores, Boston também ganha um belo alívio na folha de pagamento (talvez o maior desejo do GM do time).

Boa sorte, Duggie!
Fonte: MLB (Twitter)

Twins e Angels levam seu cadinho na troca

Minnesota Twins e Los Angeles Angels também estão nesse mega negócio. O time de Minneapolis recebe o arremessador japonês Kenta Maeda, vindo dos Dodgers. O veterano pitcher será uma adição importante e muito interessante para um time que já tem um belo corpo de arremessadores e que se coloca como favorito ao título da divisão central da Liga Americana.

O melhor para você, Maeken!
Fonte: MLB (Twitter)

Os Angels, por sua vez, cederam o prospecto Luis Rengifo (2B/SS) para os Dodgers e receberão Joc Pederson (OF). O pessoal de Anaheim terá bastões bastante quentes em 2020. Que tal Trout, Rendon, Ohtani (saudável) e Pederson nesse line up? Entretanto, parece que os Angels querem mais alguma coisa (um starter) e estariam dispostos a ceder outro prospecto por isso.

A troca para os Dodgers

Recapitulando. Na troca os Dodgers receberam Mookie Betts, David Price, Luis Rengifo e mais $50MM.

Sobre Rengifo o que podemos dizer é que ele é um prospecto forte. Apareceu nos Angels em 2018 vindo de uma troca com os Rays envolvendo C.J. Cron. Naquela temporada, Luis foi do A+ ao Triple-A da equipe de Anaheim. Nesse caminho sustentou números notáveis: .299, 7HRs, 64RBIs, 41 roubos de base e 13 rebatidas triplas.

Rengifo passou mais tempo na 2B durante sua vida nas Minors. Em 2019, já na MLB, ele teve 357 aparições no bastão (108 jogos) pelos Angels e passou por alguns apuros. Mas nada mal para uma primeira temporada (.299/.321/.685).

Resumo da ópera.
Fonte: Dodgers-LowDown (Twitter)

Sobre a grana que LAD vai receber. Os $50MM vão servir para pagar mais da metade do salário de David Price ($ 96MM/3 anos). Isso deixa LA com a obrigação de bancar $46MM/3 anos ($15.33MM/ano). Comparativamente, muito menos do que Toronto pagou para ter Hyun-Jin Ryu ($80MM/4 anos).

Mookie Betts vai receber $27MM pelo seu último ano de contrato. Nada que deixe as finanças dos Dodgers abaladas. Até porque o ganho esportivo trazido por Betts e Price compensa qualquer luxury tax (o que não será o caso de LA. O time continua dentro do limite com sua folha de pagamento).

Saudades

Sou torcedor do Dodgers e, em mim, Verdugo e Maeda deixam saudades. A saída de Pederson, entretanto, deixa certo alívio. Sempre fui muito crítico quanto ao jogo de Joc. Apesar de alguns bons momentos ele me causou muito mais raiva (strikeouts em profusão) do que alegria (alguns HRs).

Alex Verdugo é um jogador que se tornou importante dentro do roster de LAD por suas habilidades defendendo e atacando. Fez muita falta para os Dodgers na pós-temporada 2019 depois de uma contusão misteriosa que surgiu como algo pequeno e até agora não sabemos em que pé está. Boston vai receber um jogador pronto. Ainda não à altura de Mookie, mas com enorme potencial.

Sniff, sniff!
Fonte: Pantone 294 (Twitter)

Kenta Maeda, emocionalmente, é o cara de que mais lamento a saída. Durante 4 temporadas em LA Maeken sempre foi um arremessador sólido. Mais do que isso, Kenta sempre esteve disponível para as necessidades do time.

No momento em que seu rendimento como starter caiu ele aceitou fazer o papel de reliever, sobretudo na pós-temporada. E o que ele fez em 2019 foi sensacional: 4 jogos, 4.1 entradas, 7Ks, WHIP de 0.21 e ERA de 0.00.

Maeda fecha sua história com os Dodgers registrando 47-35, ERA de 3.87, 6 saves, 589 entradas, 641Ks e WHIP de 1.15.

Conclusão

Pesados e medidos todos os pontos, a conclusão é de que o Los Angeles Dodgers que já tinha um timaço agora se coloca como um imenso postulante a ganhar a World Series 2020. Mas jogo é jogado e lambari é pescado.

Deixe uma resposta