Hall da Fama: Ernie Banks

Tempo de leitura: 5 minutos

Este texto sobre Ernie Banks faz parte da série ‘Hall da Fama’ em que contamos a história de alguns de seus membros. Toda terça-feira uma estrela será apresentada.

Ernie Banks foi uma das últimas grandes estrelas das Negro Leagues. Já no ocaso da liga, nos anos 1950, Banks jogou por duas temporadas (1951 e 1953) pelo Kansas City Monarchs até se juntar ao Chicago Cubs, em 1953.

Pelos Cubs, Banks jogou por 19 temporadas (1953-1971). Mas apesar da estrela fulgurante que Ernie foi, ele jogou pela franquia que ficaria 108 anos (de 1908 a 2016) sem vencer uma World Series. Uma pena para o Commissioner’s Trophy nunca ter sido abraçado por Ernie Banks.

O começo no baseball: Negro Leagues

Banks nasceu em Dallas, Texas, em 31 de janeiro de 1931; ele era o segundo de doze filhos. Seu pai, que havia trabalhado na construção civil e era carregador no armazém de uma rede de supermercados, jogava baseball para times negros semiprofissionais no Texas.

No entanto, Banks, quando criança, não ligava muito para o baseball, preferindo natação, basquete e futebol americano. Mas foi por conta de uma luva de baseball comprada por seu pai e algumas moedas como “estímulo” que Banks começou a praticar o esporte.

Durante o high school, Banks se juntou ao Dallas Black Giants, um time semiprofissional de baseball, em 1949. Quando Ernie concluiu o ensino médio, na Booker T. Washington, ele se dedicava ao basquete, futebol americano e atletismo, já que na sua escola não havia baseball. Mas foi um amigo da família, Bill Blair, que era scout dos Monarchs, que descobriu os talentos de Banks. Embora haja outras fontes que dizem que o grande Cool Papa Bell foi o descobridor de Ernie Banks.

Todavia, o começo nas Negro Leagues foi interrompido por uma convocação para servir o Exército estadunidense em uma base na Alemanha no período da Guerra da Coréia. No entanto, com a dispensa do serviço militar em 1953, Banks se juntou ao Kansas City Monarchs e atingiu uma média de rebatidas de .347 naquela temporada. Foi o próprio Ernie Banks que falou da importância dos Monarchs na sua carreira,

“Jogar pelo Kansas City Monarchs foi minha escola, meu aprendizado, meu mundo. Foi toda a minha vida”.

MLB

Em 1953, Banks foi recrutado diretamente das Negro Leagues para a MLB pelo Chicago Cubs. Ele rebateu seu primeiro home run em 20 de setembro de 1953. Um belo começo de uma longa carreira de um dos jogadores mais queridos da franquia. De 1955 a 1960, Ernie Banks rebateu mais home runs do que qualquer um na MLB, incluindo Mickey Mantle, Willie Mays e Hank Aaron. Ernie terminou sua carreira com cinco temporadas de quarenta ou mais home runs. Banks se tornou o primeiro jogador na história da National League a ganhar o prêmio de MVP de maneira consecutiva (1958 e 1959). Além disso, na temporada de 1958, ele bateu o recorde de home runs para um shortstop na NL com 47 homers.

Ernie Banks - Chicago Cubs.
Exímio defensor.
Fonte: Pinterest

Banks foi um excelente jogador defensivo em duas posições. Como shortstop de 1953-1961 e primeira base de 1962-1971. Como shortstop, ele liderou a liga em percentual de fielding três vezes, ganhando um Gold Glove Award em 1960, quando liderou todos os shortstops da National League em porcentagem de fielding, double plays, jogos disputados, putouts e assistências. Além disso, agora como homem de primeira base, ele liderou a MLB em putouts por cinco vezes, em assistências por três vezes e double plays e em percentual de fielding uma vez cada, acumulando um fielding percentage de .994.

No ataque

Mas foi no ataque que Banks mais brilhou. Foram cinco temporadas com 40 ou mais home runs. Além disso, Ernie liderou a National League duas vezes em home runs (1958 e 1960) e em corridas impulsionadas (1958 e 1959). Banks fez das rebatidas sua vida no baseball. Sua média final na carreira é de .274. Foram 2.583 rebatidas, 1.305 corridas anotadas e 1.636 corridas impulsionadas. Em 12 de maio de 1970, ele atingiu a marca de 500 home runs na carreira. Com isso ele se tornou apenas o nono jogador a atingir esse feito. Ele se aposentou com 512.

Mr. Sunshine.
O carismático Ernie Banks, o Mr. Sunshine
Fonte: Baseball Hall of Fame

Ernie Banks é membro do seleto clube dos jogadores que participaram de 14 All-Star Games. Junto com Honus Wagner e Cal Ripken Jr. ele foi um dos três shortstops selecionados para o time All-Century da MLB em 1999.

Mas há também um recorde pelo menos estranho na carreira de Banks. Ele é o jogador da MLB com mais jogos disputados sem uma participação em playoffs (2.528). Mas em suas memórias, quando descreve sua passagem pelos Chicago, Banks disse que não se arrependia de ter assinado com os Cubs. Sua popularidade e carisma deram a ele os apelidos de “Mr. Cub” e “Mr. Sunshine“. Banks era conhecido por sua famosa frase,

“É um lindo dia para um jogo de baseball … Vamos jogar dois”!

Hall da Fama

Após sua aposentadoria, em 1971, Banks se tornou o primeiro jogador dos Cubs a ter o número de sua camisa retirado, o 14. Em 1977, Banks foi eleito para o Hall da Fama. Em 31 de março de 2008, Banks foi homenageado com uma estátua permanente no Wrigley Field, casa dos Cubs.

O manager e membro do Hall da Fama Leo Durocher, que dirigiu Banks nos Cubs de 1966-1971, era famoso por afirmar que “os caras legais terminam por último”. Mas ele abriu uma exceção para o Mr. Cub:

“Banks é um cara legal que terminou em primeiro”.

Ernie Banks morreu em 23 de janeiro de 2015 antes de ver seu time conquistar a World Series de 2016.

Deixe uma resposta