Este texto sobre Johnny Mize faz parte da série ‘Hall da Fama’ em que contamos a história de alguns de seus membros. Toda terça-feira uma estrela será apresentada.
John Robert Mize nasceu no dia 07 de janeiro de 1913, em Demorest (Geórgia). Logo cedo se destacou no tênis e depois no baseball já no high school, esporte que também jogou na universidade, em Piedmont College. Johnny Mize era um primo distante de Ty Cobb e sua prima de segundo grau foi casada com Babe Ruth.
O começo no baseball
Mize apareceu para o baseball profissional nas minors do St. Louis Cardinals. Mas logo foi negociado com o Cincinnati Reds, em 1934. No entanto, por conta de uma lesão na virilha o negócio foi desfeito. Em 1935, enquanto se recuperava da lesão em uma perna, ele acabou machucando a outra.
Em 1936 ele estreou pelos Cardinals, onde recebeu o apelido de “The Big Cat”, por conta de sua postura no plat e pela agilidade para realizar grandes defesas. Ao fim de sua carreira Mize sustentou uma média de rebatidas de .312. Mas em 1937 ele registrou .364. No entanto, nessa temporada, seu companheiro de time, Joe Medwick, levou o título com a média de .374.
Mas o grande destaque de Johnny Mize veio em 1938. Esse foi o primeiro da sequência de três anos espetaculares em que ele liderou a National League em ocupação de base (OBP). Ele liderou a NL em percentual de slugging (.614) e um OBP de .422 na base. Mize o seguiu fenomenalmente em 1939, ganhando o título de maior rebatedor com uma média de .349. Ele também liderou a NL em home runs (28). Além disso, seu OBP nessa temporada foi de .444. Na temporada de 1940 Mize repetiria a dose liderando a Liga Nacional em home runs (43) e em corridas impulsionadas. Johnny Mize ainda lideraria a NL em RBI mais duas vezes, em 1942 e 1947.
Jogando ainda pelos Cardinals, antes de se transferir para o New York Giants, Mize foi duas vezes seguidas (1939 e 1940) o segundo colocado no prêmio de MVP na NL.
Segunda Guerra Mundial
Ao fim da temporada de 1941 Johnny Mize foi negociado para o New York Giants (atual San Francisco Giants). Mas a convocação para o serviço militar, durante a Segunda Guerra Mundial, fez com que Mize ficasse de fora da MLB entre os anos de 1943 e 1945. Mas mesmo fora do baseball profissional ele seguiu jogando.
O time do Great Lakes Naval Station foi a casa de Mize durante o serviço militar. A equipe era formada por militares e equipes de apoio. Johnny rebateu 17 home runs em 51 jogos e registrou média de .475. Outros times desse torneio militar contava também com jogadores vindos da MLB, entre eles Pee Wee Reese, shortstop dos Brooklyn Dodgers, Phil Rizutto, dos Yankees, Sam Chapman e outros.
Após esse tempo ausente por conta da Guerra, e um dedo do pé quebrado que o limitou a 101 jogos em 1946, Mize voltou em grande estilo em 1947. Ele rebateu 51 home runs, empatado com Ralph Kiner, do Pittsburgh Pirates, na liderança da Liga Nacional. Mize também liderou a NL no RBI.
Com essa marca ele se tornou o primeiro jogador a rebater mais 50 home runs em uma temporada, enquanto recebia menos de 50 strikeouts, um dos recordes extraordinários do esporte e uma marca que Mize sustenta ainda hoje.
Kiner e Mize empatariam, novamente, como os maiores rebatedores de home run na temporada 1948, dessa vez com 40 bolinhas mandadas para além dos muros. Mas essa seria o último ano de Johnny Mize com os Giants. A partir de 1949 ele faria parte de uma dinastia.
Yankees, aposentadoria e Hall da Fama
Mize juntou-se ao New York Yankees em 1949. Lá ele venceu cinco títulos consecutivos de World Series atuando como o backup de primeira base. Na Série Mundial de 1952 contra o Brooklyn Dodgers, Mize rebateu três home runs, um deles atuando como pinch-hitter.
Johnny Mize ficou nos Yankees até 1953, quando se aposentou. Apesar de nunca ter sido o titular da primeira base do time do Bronx, ele foi muito relevante na conquista dos títulos dessa dinastia. Embora tenha passado parte da temporada de 1950 se reabilitando nas minors, ele rebateu 25 home runs. Com essa marca ele se tornou o segundo jogador a ter uma temporada de pelo menos 25 home runs tanto na Liga Nacional como na Americana.
Mize disse que preferia se aposentar enquanto ainda era popular do que “ficar por aí sendo vaiado pelos fãs”. Mize detém o recorde da liga principal pelo maior número de vezes que acertou três home runs em um jogo, feito que ele realizou seis vezes. Além disso, Mize foi o primeiro jogador a rebater três home runs em um jogo duas vezes em uma temporada (1938) e fez isso duas vezes novamente, na temporada de 1940.
Johnny Mize esteve por 15 anos na MLB. Foram 2.011 rebatidas, 359 home runs e 1.337 corridas impulsionadas com uma média de .312. Mize foi indicado para o Hall da Fama em 1981. Ele morreu em 02 de junho de 1993.