Esse texto sobre Bill Foster faz parte de uma série em que estamos contando a história das Negro Leagues, que neste ano completam 100 anos. Para conhecer um pouco mais sobre elas, acesse aqui.
Bill Foster é irmão do lendário fundador das Negro Leagues, Andrew “Rube” Foster. Bill foi um arremessador canhoto que atuou por 15 temporadas, de 1923 a 1937. Ele é considerado o melhor canhoto de todos os tempos da Liga.
Dave Malarcher, manager de Foster nos tempos de Chicago American Giants, dizia
“Bill Foster era meu ace, nem mesmo Satchel Paige era melhor que ele”.
Estrela Solitária como berço
William Hendrick Foster (12/06/1904) é mais uma das joias das Negro Leagues que nasceu no Texas (Calvert). O estado da “Estrela Solitária” também foi o berço de estrelas como Willie Wells, Smokey Joe Williams e Walter “Steel Arm” Davis.
Embora fosse irmão de Rube Foster (tinham o mesmo pai), Bill se desenvolveu longe do núcleo familiar. Depois da morte de sua mãe, ainda bem novo, ele foi morar com os avós na cidade de Rodney, no Mississipi. Bill Foster só foi conhecer o irmão quando já era adolescente.
Arremessador de fato
Foster lançava a bola com extrema força. Mas ele não era apenas um lançador. Bill Foster era um arremessador de fato. Seu repertório era composto por fastballs impecáveis, curves e sliders. Mas seu grande trunfo era a capacidade de fazer um mesmo tipo de arremesso com uma grande variação de velocidade.
Bill Foster tinha um controle quase perfeito. Isso somado à velocidade e variações de arremessos faziam de suas atuações obras primas. Foster deixava muito pouco para seus adversários, sobretudo por sua extrema habilidade de realizar o mesmo movimento em todos os tipos de arremessos. Mas era nos momentos cruciais que “Willie” brilhava. Muitos o comparavam ao hexacampeão da World Series e membro do Hall da Fama Herb Pennock, que jogou pelos Red Sox e New York Yankees.
Nas Negro Leagues
Bill Foster estreou nas Negro Leagues pelo Chicago American Giants, time em que seu irmão “Rube” Foster era jogador e manager. Foi pela equipe de Chicago onde “Willie” atuou por mais tempo: entre 1923-1930, depois 1932-1935 e, por último, em 1937.
Billie Foster também jogou pelo Memphis Red Sox (1923-1924); Birmingham Black Barons (1925); Homestead Grays (1931); Kansas City Monarchs (1931); e Pittsburgh Crawfords (1936). Pelos Crawfords ele atuou com Satchel Paige e Hilton Smith formando um trio de arremessadores quase imbatível.
Mas foi pelo Chicago American Giants que Foster teve seu maior sucesso sendo bicampeão da Negro League World Series (1926-1927). Atuando pela equipe de Chicago que Bill Foster foi escolhido duas vezes para o East-West All-Star (1933-1934).
Em 239 jogos como starter, Bill Foster registrou 164 vitórias e 70 derrotas, um percentual de 70% de aproveitamento. Além disso, ele fez 180 jogos completos, sendo 37 shutouts e anotou 1.276 strikeouts.
Hall da Fama
Foster foi reitor e técnico de baseball da Alcorn State College, de 1960 até sua morte em 1978. A indicação para o Hall da Fama veio em 1996.
Mas foi Cumberland Posey, estrela do Homestead Grays e também membro do Hall da Fama, que deu a palavra final sobre Bill Foster
“Ele se encaixou perfeitamente no time. Bill foi o jogador mais difícil de ser batido no baseball”.