As novas regras da MLB

Tempo de leitura: 4 minutos

Com certeza você já viu ou ouviu falar das novas regras pra MLB em 2023. Mas se você ainda não as entendeu bem e como impactarão na dinâmica dos jogos, vem comigo que eu vou mostrar. Antes de tudo, vale o disclaimer: a amostragem é muito pequena, os resultados a médio e longo prazo são praticamente impossíveis de prever, mas o que vimos até aqui já indica o que poderemos ver nesse ano. Sem mais enrolação, temos 3 regras novas: relógio de arremesso; bases maiores e limite do shift.

RELÓGIO DE ARREMESSO

Essa é a mudança mais importante até agora, ela basicamente mostra que o arremessador tem um tempo limite para arremessar e se não o fizer sofre uma penalidade. As regras são:

  • 15s para arremessar tendo bases vazias;
  • 20s para arremessar tendo corredor em base.
Seja rápido ou…
Fonte: BaseballAmerica.com

A penalidade de descumprimento do tempo é que o rebatedor “ganha uma bola” na contagem, ou seja, é como se ele tivesse lançado uma bola fora da zona de strike. O relógio começa a contar a partir do momento que o catcher devolve a bola para o arremessador. O rebatedor também pode sofrer penalidade por conta do relógio. O rebatedor deve estar pronto para o arremesso quando o relógio marca 8s, se não estiver, strike automático.

É verdade que colocar um tempo pode “prejudicar” os arremessadores, visto que terão menos tempo para descansar os braços e se preparar. Mas por outro lado, isso também dá a eles uma vantagem estratégica. Max Scherzer, arremessador do New York Mets disse:

Isso devolve o controle do ritmo do jogo para o arremessador.

Max Scherzer, arremessador do New York Mets

Podemos comparar com o xadrez, agora é como se os arremessadores jogassem com as peças brancas, tendo a iniciativa do primeiro movimento e podendo escolher como prosseguirá o duelo. Até agora, comparando o Spring Training de 2022 com o de 2023, isso já conseguiu reduzir em quase 25 minutos os jogos, passando de 3h pra 2:36, sem aumentar significativamente as corridas por jogo: de 10.6 pra 11.

BASES MAIORES

Por mais de um século, as bases de beisebol tiveram 15 polegadas de área quadrada, não mais. Agora terão 18 polegadas quadradas, uma mudança de 3 polegas, ou 7,62cm. Parece bem pouco, mas elas são um fator para roubos de bases, pois a distância foi diminuída.

Maior para ais roubos.
Fonte: Courier-Journal.

Além disso, pode ser um fator para evitar lesões. Afinal, vai ser mais difícil ter um choque entre corredor e defensor. Também pode ser um fator para o ataque, promovendo mais infield hits e bunts, pois será necessário correr (um pouquinhozinho) menos.Isso vem se mostrando na prática.

No Spring Training de 2022, tivemos 1.6 tentativas de roubo por jogo. Mas em 2023 já são 2.4. Roubos de base são um importante fator estratégico para o jogo, sendo a diferença de uma derrota para uma vitória, ter bases maiores e encorajar a usá-las vai tornar o beisebol muito mais divertido.

LIMITAÇÃO DO SHIFT

Entre as novas regras essa provavelmente seja a mais polêmica. No entanto, na humilde opinião desse que vos fala, é a menos importante (!!!). A regra basicamente diz que, dentro do infield, trace uma linha entre o home plate e a segunda base, de um lado fica o primeira-base e o segunda-base, e do outro o shortstop e o terceira-base. Dois de cada lado, quatro apenas. Simples!

Shift nunca mais! Será?
Fonte: The Athletic.

Essa regra não se aplica ao outfield, podendo ser montado qualquer desenho de defesa usando os três jogadores que sobram, desde que não estejam dentro do infield. A ideia é limitar a defesa e tornar o jogo mais amigável ao ataque, para ter mais rebatidas de jogadores que não conseguiam antes rebater tanto por conta da defesa. Caso de Corey Seager, do Texas Rangers, que teve 20 rebatidas “roubadas” por conta do shift.

O que vimos até agora é um impacto imediato e bastante positivo das regras novas, ajudando o jogo a ficar mais interessante para todos. Com o tempo, vamos nos acostumar e aprender a gostar delas. Por enquanto, os resultados futuros são incertos. Mas ajustes serão feitos que estejam na prática. O que sabemos até agora, com base no que vimos é: mais rebatidas, menos strikeouts, jogadores mais felizes e 25 minutos a menos por partida!

DICA

Gravamos um Entradas Extras especial com Ubiratan Leal só falando das novas regras. Caso queira acompanhar, o vídeo está logo abaixo.

Deixe uma resposta