Divisões da MLB: NL West

Tempo de leitura: 5 minutos

Seguimos com a nossa série de previsões para a temporada 2023 da MLB. Hoje vamos falar da divisão que parece ter lampejos de uma troca de comando, a NL West. O Los Angeles Dodgers tem dominado a divisão Oeste, foram 9 títulos nos últimos 10 anos, mas finalmente, para a alegria de um torcedor do San Francisco Giants, o cenário pode mudar. Enfim, sem spoiler, vamos para as análises.

NATIONAL LEAGUE WEST

A divisão oeste da National League conta com Arizona Diamondbacks (ARI), Colorado Rockies (COL), Los Angeles Dodgers (LAD), San Diego Padres (SD) e San Francisco Giants (SF) como seus integrantes. Na temporada passada, Dodgers e Padres chegaram aos playoffs, a franquia de Los Angeles como campeã da NL West e a franquia da cidade mais bonita da costa oeste, San Diego, pelo Wildcard. Dodgers e Padres se enfrentaram na série divisional, logo após o Padres ganhar do New York Mets no Wildcard.

O Dodgers caiu por 3 a 1 na série divisional e o Padres seguiu para a final da Liga Nacional contra o empolgante Philadelphia Phillies. Mas para San Diego parece ter bastado a vitória contra o Dodgers. O time não foi páreo para o Phillies e acabou perdendo a série por 4 a 1. Para 2023, embora no papel Dodgers e Padres ainda podem ser consideradas a maiores forças da divisão, Arizona vem mostrando potencial e São Francisco foi campeão da divisão em 2021, isso não deve ser descartado.

ARIZONA DIAMONDBACKS

A temporada 2022 do D-backs foi além do que muitos esperavam, principalmente quando chegou ao fim da temporada e mostrou ao mundo da MLB uma de seus joias, Corbin Carroll. A franquia do Arizona já vem num processo longo de auto sabotagem, mas finalmente parece ter encontrado o caminho. A farm do D-backs provavelmente é uma das mais talentosas da MLB e com muitos nomes que não estão longe de aparecerem na Major. Zac Gallen é um grande nome a se olhar no montinho, Merrill Kelly não decepcionou no ano passado e MadBum está por lá para “mentorar” a molecada.

Enfim, hype a parte, o Arizona Diamondbacks adicionou Lourdes Gurriel Jr., Evan Longoria, Andrew Chafin e Gabriel Moreno nessa offseason. Todos esses nomes somados a Jake McCarthy, Geraldo Perdomo e Alek Thomas, podem fazer o time chegar a mais algumas vitórias e incomodar seus rivais de divisão. Playoffs? Talvez seja sonhar muito, logo numa liga que muitas franquias tem melhorado. Mas não seria nada estranho ver o D-backs lutando por um Wildcard e fazendo um esforço para dar mais experiência para seus meninos.

COLORADO ROCKIES

Pois bem, se Arizona tem esperança, Colorado só tem uma cerveja fraca para chamar de sua. Brincadeiras a parte, é difícil ver o Rockies fazendo qualquer coisa nessa temporada. A temporada 2022 foi especialmente ruim. O time anotou menos de 700 corridas pela 1ª vez em uma temporada de 162 jogos. Sendo que eles jogam metade de seus jogos lá nas montanhas rochosas do Colorado, onde as rebatidas acontecem com muito mais frequência e potência. Claramente com tantos problemas, ainda existe alguma esperança, certo?

Nem tanto. O Rockies já começa a temporada com muitas lesões. Enquanto Randal Grichuk deve ficar fora por um mês, Sean Bouchard, que foi bem na última temporada, rasgou o bíceps esquerdo e provavelmente está fora da temporada. Brendan Rodgers, que teve uma temporada defensiva de elite, também pode ficar fora da temporada inteira. No entanto, C.J. Cron e Kris Bryant parecem finalmente estar saudáveis e podem produzir mais do que já produziram. Ezequiel Tovar, o shortstop de 21 anos, também pode ser uma agradável surpresa. Mas é só isso. A vida em Colorado está mais difícil do que beber Coors!

LOS ANGELES DODGERS

O elenco do Dodgers na temporada passada com toda a certeza era um dos mais talentosos que a MLB já viu. A capacidade da franquia de encontrar talentos, misturada ao seu “dinheiro infinito”, tem feito estragos na divisão oeste nos últimos 10 anos. No entanto, a derrota para o Padres na série divisional foi tão decepcionante para a franquia de Los Angeles, que nesse ano eles estão reavaliando as rotas. O que será dito aqui, tem muito tempo que não é dito. Pela 1ª vez em anos, o Dodgers não é o time a ser batido na divisão oeste.

Muito mais do que isso, cogito dizer que o Dodgers está muito longe de ser favorito a chegar na World Series. Esse recálculo de rota pode até dar um certo medo, pois pode ser uma mera “desculpa” para torrar uma grana em Shohei Ohtani na próxima offseason. Trea Turner e Justin Turner deixaram a franquia e seus substitutos vieram da farm, os Miguéis, Rojas e Vargas. No montinho, o Dodgers também fica muito atrás do que já foi. Clayton Kershaw está em declínio, Walker Buehler ficará fora por muito tempo e Julio Urías deve ser o mais confiável no montinho. O Dodgers chegará aos playoffs, mas talvez por incompetência dos outros.

SAN DIEGO PADRES

Aqui temos a maior potência da divisão. Pois é, hoje o Padres é o time a ser batido na NL West. O problema é que por muitas vezes vimos a franquia perder para ela mesma. Já vimos problemas de racha no elenco, já vimos imaturidade de estrela e já vimos uma rotação que tinha tudo para ser a melhor da liga, implodir. Ou seja, para a temporada de 2023 a dúvida é o comportamento de todos esses fatores. O vestiário está unido? O potente ataque realmente será potente? O acumulado de arremessadores, todos com mais de 30 anos, vai conseguir jogar em alto nível?

Michael Wacha chegou nessa offseason, Yu Darvish renovou e espera-se que Joe Musgrove recupere-se bem da fratura no dedo do pé e siga sendo confiável. Se puxarmos as últimas temporadas do Padres, a inconsistência no bastão implora para que a rotação ajude. Agora, se a rotação for suficiente e San Diego assistir um Juan Soto de 2021, um Manny Machado motivado e um Fernando Tatis Jr. sem molecagem, junte a eles algumas peças confiáveis como Jake Cronenworth, Ha-Seong Kim e o recém chegado Nelson Cruz, e podemos ter aqui o maior concorrente a World Series.

SAN FRANCISCO GIANTS

Pois bem, em algum multiverso deve existir um San Francisco Giants que para 2023 terá Aaron Judge e Carlos Correa em seu elenco. Brincadeiras a parte, é difícil começar falando do Giants de 2023 sem passar pela tenebrosa offseason da franquia. Farhan Zaidi foi xingado em todos os pensamentos possíveis de um torcedor do Giants. Aaron Judge brincou com a franquia de São Francisco e alguns médicos disseram que era melhor manter Carlos Correa longe de um contrato que terminasse após o contrato de Bobby Bonilla.

Dito isso, resta saber se Gabe Kapler saberá juntar as peças que lhe foram dadas, lapidar alguns prospectos que devem subir ao longo da temporada e descobrir se o Giants consegue sair desse buraco chamado “time montado para ter uma estrela no centro”. Se no bastão o time talvez siga com os mesmos problemas do ano passado, no montinho pode ser que essa rotação seja a melhor da divisão. Logan Webb e Alex Cobb foram bem na última temporada e Sean Manaea tem impressionado no Spring Training. Enfim, será que teremos um Giants 2021 2.0? Na NL West exigirá muita competência.

PROJEÇÕES

Nossa projeção para a NL West fica assim:

TIMEVITÓRIASDERROTAS
San Diego Padres10260
Los Angeles Dodgers9171
San Francisco Giants8577
Arizona Diamonbacks8181
Colorado Rockies59103

Deixe uma resposta