The book is on the table: o Baseball (Pt 1)

Tempo de leitura: 5 minutos

Começa aqui a primeira coluna do “The book is on the table” do tailgate zone, versão baseball. A coluna, que pode ser descrita com um subtítulo muito grande, mas verdadeiro: As Regras do Baseball: tudo o que você sempre quis saber, mas tinha vergonha de perguntar.

A temporada 2020 da Major League Baseball (MLB) vai começar. E sempre, a cada ano, novos fãs desse esporte maravilhoso aparecem. E com eles as dúvidas de regra, sistema de disputa, o que significam as siglas, o que medem as estatísticas. Interrogações pululam na mente dos neófitos do baseball.

Aqui no tailgate zone vamos te dar uma mãozinha para que sua experiência com a Temporada Regular da MLB em 2020, seja translúcida como a água. Entender um jogo de baseball não vai te exigir capacidades de geômetra, ou profundidade filosófica, nem mesmo que você seja capaz de resolver a equação de Dirac, mas sua atenção e audiência a muitos jogos serão fundamentais.

O básico: sistema de disputa

Para começar bem do começo vamos falar do sistema de disputa da MLB.
A Major League Baseball possui 30 times. Quinze deles estão na American League (AL). Outros 15 na National League (NL). Cada uma dessas Ligas possui três divisões. Na Liga Americana temos as divisões Central, East (Leste) e West (Oeste). E, surpresa, na Liga Nacional as divisões têm o mesmo nome: Central, East e West.

Cada equipe disputa 162 jogos distribuídos da seguinte maneira: 24 séries dentro da divisão, 20 inter divisionais e oito séries interligas. Isso dá 76 partidas divisionais, 66 contra outras divisões da mesma liga e 20 jogos contra equipes de outra liga. Cada série pode ter dois, três ou quatro jogos.

Os 30 times da liga americana de baseball.
Os 30 times da MLB divididos em suas conferências.
Fonte: eBay

Playoffs

Disputadas as 162 partidas de cada equipe, as campeãs de divisão estão automaticamente classificadas para os playoffs. Além delas, outras duas equipes com as melhores campanhas fazem um jogo para definir quais delas se juntam às demais campeãs. Essa disputa é chamada de wild card (wc).

Assim temos as três campeãs de divisão da American League e o time vencedor do jogo de wild card. O mesmo se dá com a National League: três campeões de divisão mais a equipe vencedora do wild card.

Definidas as quatro melhores equipes de cada uma das Ligas vamos para a disputa das séries divisionais. Nesse momento os jogos ocorrem apenas entre os times da mesma Liga.

O logo da pós temporada do baseball americano.
Todo ano um novo logo é criado para a pós temporada.
Fonte: Site da Little League Baseball

ALDS e NLDS

As séries divisionais da American League (ALDS) e da National League (NLDS) são disputadas no sistema de melhor de cinco.

O time de melhor campanha de cada uma das ligas enfrenta o respectivo vencedor do jogo de wild card. O 2º e 3º colocados da AL jogam entre si. Da mesma forma acontece na NL. Quem vencer três partidas passa para a disputa das finais de conferência (ALCS e NLCS).

ALCS e NLCS

As finais de conferência da American League (ALCS) e da National League (NLCS) são disputas em 7 partidas. Os vencedores das respectivas séries divisionais de cada uma das Ligas se enfrentam e as equipes que vencerem quatro jogos na sua série avança à tão sonhada World Series.

Em 2019 os baseball nos propôs uma temproada ímpar, com um campeão inédito.
Uma foto do que foram os playoffs de 2019.
Fonte: CBS Sports

A World Series

Outubro nos reserva os melhores momentos do Baseball. E entre eles está a disputa da World Series, que também é disputada em 7 partidas.

Aqui o time finalista que fez a melhor campanha na Temporada Regular tem direito de disputar até 4 jogos em casa e o adversário até 3 em seus domínios.

Na imagem é Juan Soto quem levanta o Commissioner’s Trophy.
Em 2019 o Washington Nationals levantou a taça pela primeira vez.
Fonte: Thomas B. Shea / USA TODAY Sports

Um ponto importante de ser observado aqui. Na American League os arremessadores não rebatem. Por lá há a figura do rebatedor designado (designated hitter – DH). Esse jogador não ocupa posição em campo (sobre as posições de campo falaremos em outro texto). O DH entra, todas as vezes em que, virtualmente, seria a vez do arremessador ir ao bastão. Já pelos lados na National League não existe a figura do rebatedor designado e os arremessadores (pitchers) rebatem.

Dessa forma, quando o jogo da World Series é disputado na casa do time da American League os arremessadores não rebatem e a equipe da National League é obrigada a colocar um DH. Já quando o jogo é disputado na casa do time da NL os arremessadores da equipe da AL se veem obrigados a rebater.

O vencedor de 4 jogos é o campeão da World Series e tem a honra de levantar o Commissioner’s Trophy.

O que vem por aí: Estatísticas

O sistema de disputa e a configuração das ligas que compõem a Major League Baseball são fundamentais para iniciar com o pé direito a Temporada de 2020.

Em breve vamos trazer mais informações preciosas. Um texto sobre as estatísticas, suas siglas e o que elas medem já está no forno. Logo, logo estará disponível.

Índice

Parte 1 – Competição
Parte 2 – Estatísticas
Parte 3 – Posições
Parte 4 – Arremessos
Parte 5 – Explicações gerais

Este post tem 2 comentários

  1. Marta Bosse

    Adorei! Vou passar o link pra todos os amigos que quando eu falo de baseball não entendem 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    1. Felipe Martins Clemente

      boa! é isso aí marta, vamos divulgar o baseball para todo o brasil!

Deixe uma resposta