Começou a Summer League 2023!

Tempo de leitura: 6 minutos

A Summer League 2023 começou sem Wembanyama, mas começou. Ontem tivemos 5 confrontos; Heat e Lakers, Grizzlies e 76ers, Spurs e Hornets, Thunder e Jazz, Kings e Warriors. Vamos falar de alguns destaques desses jogos, mas antes vamos contar um pouco sobre esse torneio de verão, dos Estados Unidos, que já existe há algumas décadas. O torneio não tinha uma grande organização em seus primeiros anos. A estrutura era questionável e as franquias sobrepunham campeonatos entre si. Mas em 2004, a NBA realizou a Las Vegas Summer League pela primeira vez e hoje é de longe a mais importante e mais organizada.

Para os jogadores que acabaram de ser draftados, a Summer League é a chance de se familiarizarem com o estilo de jogo da NBA, se adaptarem às regras da liga e competirem contra outros jogadores talentosos. Mas além dos novatos, a Summer League também é a chance para aqueles jogadores que estão sem contrato ou que estão atuando na liga de desenvolvimento, provarem que merecem uma chance. Um caso curioso de Summer League é Jeremy Lin. No Draft de 2010 ele não foi escolhido, mas conseguiu um contrato com o Dallas Mavericks para jogar a Summer League daquele ano. Ele foi grande destaque e chamou a atenção do New York Knicks, onde teve boas atuações e recebu o apelido de “Linsanity”.

Enfim, vamos estabelecer alguns pontos sobre a liga e em seguida falar sobre as primeiras impressões dos 5 jogos que tivemos ontem. Hoje a Summer League se divide em 3 torneios, dois deles são mais clássicos, com alguma história que os antecede e o outro torneio é o mais conhecido de todos, o de Las Vegas.

Logo da Summer League 2023
Summer League 2023
Fonte: Dunktest

Las Vegas Summer League

Esse ano, também conhecida como NBA 2K24 Summer League 2023, é a principal liga de verão da NBA e acontece em Las Vegas. Os jogos são realizados, principalmente, no Thomas and Mack Center e no Cox Pavilion, que ficam no campus de Universidade de Nevada. Os jogos começam no dia 7 de julho e o último dia do torneio será em 17 de julho.

California Classic

O California Classic é um evento menor e mais “novo”. Em 2018, com muitas franquias adotando a Summer League de Las Vegas, o evento que era sediado pelo Orlando Magic e tinha uma boa cobertura de mídia, perdeu força. Portanto, o Sacramento Kings, “abençoado” por sua posição geográfica, viu uma oportunidade de aproveitar aquelas franquias chegando em Vegas e começou um movimento de substituir o evento do Magic e oferecer mais alguns jogos amistosos para as franquias.

Salt Lake City Summer League

Entre 1984 e 2008, o Utah Jazz organizava o Rocky Mountain Revue. Inicialmente, era uma liga amadora com jogadores de universidades locais, mas depois se tornou um evento da NBA com a participação de outras equipes. A competição foi realizada em várias locações, como escolas e ginásios, e era conhecida por sua popularidade. No entanto, devido à diminuição da participação, o torneio foi cancelado em 2009. Em 2015 foi revivido como Utah Jazz Summer League. Em 2019 foi renomeado para Salt Lake City Summer League e passou por algumas mudanças, incluindo um novo logotipo e design de quadra.

Regras

O California Classic e o Salt Lake City começaram ontem a noite e terminam 1 ou 2 dias antes do evento principal em Las Vegas. Enfim, cada torneio possui sua própria programação de jogos, e as equipes competem em um formato de rodada eliminatória ou em grupo. Ao contrário dos jogos de temporada regular da NBA, que duram 48 minutos, os jogos duram apenas 40 minutos, igual o basquete FIBA e a WNBA.

Em caso de empate, temos períodos de prorrogação de 5 minutos. No entanto, a primeira prorrogação é jogada em sua totalidade, se ainda sim seguir empatado, a segunda prorrogação é morte súbita, ganhando quem marcar o primeiro ponto. Enfim, chega de conversa e vamos para alguns comentários que precisam ser feitos para os jogos de ontem.

Nada de Wemba

Brandon Miller (24) driblando Julian Champagnie (30), no jogo de ontem na Summer League 2023.
Brandon Miller (24) driblando Julian Champagnie (30).
Fonte: Darren Yamashita / USA TODAY Sports

O primeiro jogo da noite foi a vitória do Heat sobre o Lakers por 107 a 90. Nikola Jovic (21 pontos, 8 rebotes e 3 assistências) e Jaime Jaquez Jr. (22 pontos e 3 rebotes), as escolhas de primeira rodada do ano passado e desse ano, respectivamente, foram os grandes destaques em meio aos boatos de que eles seriam as peças de troca por Damian Lillard. Ao passo que, do lado do Lakers, Max Christie foi o que teve um jogo mais sólido, com 17 pontos, 6 rebotes e 4 assistências.

Na vitória do Grizzlies sobre o 76ers por 94 a 92, Kenneth Lofton Jr. teve um duplo-duplo (21 pontos, 13 rebotes) numa atuação muito interessante. Outro ponto de atenção desse jogo foi para David Roddy, que deve ser quem receberá os minutos de Dillon Brooks. Foram 18 pontos, 4 rebotes, 2 assistências e 1 toco para o rapaz.

No jogo da noite que todos esperavam ver Wemba, Gregg Popovich nos deixou a ver navios. O Spurs venceu o Hornets por 98 a 77. Os destaques do Spurs ficam para Julian Champagnie que teve 30 pontos. Já no Hornets temos que falar de Brandon Miller. O calouro terminou com 18 pontos graças a melhora no segundo tempo, mas precisa prestar atenção com as faltas. Foram 5 faltas só no primeiro tempo! Terminou o jogo com 6 faltas, mas é preciso comentar que na Summer League o limite são 10.

Chet Holmgren chegou

Chet Holmgren no jogo de ontem da Summer League.
Chet Holmgren no jogo de ontem.
Fonte: Melissa Majchrzak/NBAE via Getty Images

Em Thunder e Jazz, vimos Chet Holmgren pela primeira vez. Um jogo sólido de 15 pontos e 9 rebotes, mas quem se destacou foi Tre Mann e Jalen Williams. Mann mostrou muita explosão principalmente em algumas enterradas e terminou o jogo com 20 pontos. Williams registrou 21 pontos, acertando 57% dos arremessos. Do lado do Jazz só vimos Keyonte George, que teve um bom jogo, com 18 pontos, 5 rebotes, 4 assistências e 3 roubos de bola.

Por fim, tivemos a vitória do Kings sobre o Warriors por 100 a 94. Keegan Murray segue impressionando depois da ótima temporada de calouro. Foram 29 pontos nesse jogo. Do lado do Warriors, Lester Quinones, que joga na G-League teve uma atuação interessante, com 26 pontos e 4 rebotes. Brandin Podziemski, escolha de primeira rodada desse ano, teve seus 12 pontos, 6 rebotes e 6 assistências.

Por fim, no jogo do Warriors ainda temos que citar Gui Santos. O brasileiro que atua na G-League no time associado ao Warriors, registrou 19 pontos, 5 rebotes e 3 assistências. Gui teve um aproveitamento de 37,5% das bolas de 3 pontos e jogou por quase 30 minutos. Ele é um dos brasileiros que precisamos ficar de olho durante a Summer League 2023. Por hora é só, amanhã voltamos com mais resumos dos jogos e jogadores que vocês devem ficar de olho.

Gui Santos com a camisa do Warriors. Brasileiro tem a chance de provar que merece uma vaga no time titular.
Gui Santos com a camisa do Warriors. Brasileiro tem a chance de provar que merece uma vaga no time titular.
Fonte: Icon Sport

Deixe uma resposta