Antes que você se revolte, esse não é um texto que vai tentar te provar que LeBron James (LBJ) é maior que Michael Jordan e vice-versa. Vamos tratar, exclusivamente, de reverenciar LeBron Raymone James como o maior de todos os pontuadores da NBA. Na noite de 7 de fevereiro de 2023, para quem estava em LA, já madrugada de 8 de fevereiro de 2023, para nós aqui no Brasil, LeBron anotou os 36 pontos necessários para superar os 38.387 pontos de Kareem Abdul-Jabbar (KAJ33).
Mas James terminaria a partida contra o OKC Thunder com 38 pontos, o que deu a ele 38.390 pontos nas suas 20 temporadas e 21 anos de carreira. Embora derrotado (OKC 133-130 LAL), o resultado da partida, até por conta da atual realidade de Lakers e Thunder, diz muito pouco.
ENQUANTO DORMÍAMOS
Torcedores dos Lakers, assim como todos os fãs de equipes da costa oeste dos EUA, sabem o quão complicado é se manter acordado para acompanhar os jogos do time que passam tarde da noite por aqui. Assim, enquanto dormíamos, muitos de nós, pelo menos, LeBron James encontrava os caminhos pra o recorde.
Havia até quem acreditasse que LeBron não conseguiria os pontos suficientes contra OKC. Afinal, James sustenta média de 30.2 pontos por jogo nessa temporada, pouco abaixo dos 36 exigidos pela matemática. E, de fato, os primeiros arremessos de LBJ na partida insistiam em não cair.
Mas fardado com sua headband característica, algo dizia que nada poderia dar errado. Então, LeBron resolveu, talvez para tirar o peso, distribuir o jogo. A primeira pontuação veio somente quando faltavam 7’03” pra o fim do 1º quarto: uma cesta de 3. A essa altura faltavam 33 (o número da camisa eternizada por Kareem Abdul-Jabbar) para o recorde.
A MÍSTICA DO 38
Kareem Abdul-Jabbar tinha quase 37 anos quando quebrou o recorde de pontos, até então sob a posse de Wilt Chamberlain, no longínquo 5 de abril de 1984, na vitória dos Lakers sobre os Jazz, por 129 a 115. Mas e a mística do 38? Aguarde!
LeBron James anotou 38 pontos na partida contra OKC, aos 38 anos de idade. O recorde de KAJ33 durou 38 anos. LeBron e Kareem são os únicos jogadores que chegaram à marca de 38.000 pontos. Quando estabeleceu o novo recorde, James tinha 38.388 pontos. Duas vezes o 38 aparecendo.
O RECORDE E A HISTÓRIA
De volta ao jogo, foi quando restavam pouco mais de 10” para o fim do 3º quarto que LBJ anotou o 36º ponto na partida, os 36 exigidos pela matemática. Quebrado o recorde e a história escrita. E ele veio em um lance que talvez seja uma assinatura de LeBron James.
Westbrook leva a bola e a entrega para LeBron, já bem próximo ao garrafão. Kenrich Williams, que agora verá seu nome em várias trívias daqui para frente, marcava James de perto. Se apoiando no marcador, LeBron quica a bola uma, duas, três vezes, o suficiente para se afastar de Williams, e no (clássico) fadeaway vieram os 2 pontos paradigmáticos.
Partida interrompida para que LeBron James pudesse celebrar com a esposa, os 3 filhos, sua mãe, amigos de Akron, outros parceiros, companheiros de time e… Kareem Abdul-Jabbar, que disse
“Sempre que um recorde esportivo é quebrado – inclusive o meu – é hora de comemorar. Isso significa que alguém ultrapassou os limites do que pensávamos ser possível para um nível totalmente novo. E quando uma pessoa sobe mais alto do que a última pessoa, todos nós sentimos que somos capazes de ser mais”.
PARA SEMPRE?
LeBron James precisou de 1.410 jogos, num total de 53.741 minutos em quadra para alcançar seus 38.390 pontos. Mas James não vai parar por aí. Virão mais jogos, mais minutos e, claro, mais pontos. Quantos mais? Não sabemos. Mas esse recorde será para sempre?
Na lista dos 15 maiores pontuadores da NBA, Kevin Durant (14º, 26.684), entre os ativos, é o mais próximo de LeBron. Mais de 10.000 pontos os separam. Durant não terá mais muitos anos de carreira pela frente, o que dificulta sua posição de postulante.
Luka Dončić tem 8.531 pontos, em 5 temporadas. Aos 23 anos, e com muitos anos de estrada pela frente, ele pode ser uma ameaça. Serão necessárias mais umas 14 temporadas, atuando em todos os jogos e mantendo sua média de 27,4 pontos por jogo. Será possível?
Nosso patrãozinho, o Felipe Clemente, aposta que Victor Wembanyama (provável escolha #1 do Draft de 2023) e Bennedict Mathurin (Pacers) são candidatos. A paixão faz coisas incríveis mesmo.
Mas para os recordes que durarão para sempre o sábio já disse: as marcas estão aí para serem quebradas. É um clichê? Sim! No entanto, os quase 40 anos de duração do recorde de Kareem Abdul-Jabbar mostram que essa é uma marca que vai exigir muito daqueles jogadores que queiram superá-la.
LEBRON E KAREEM
O recorde foi recém quebrado. Pensar em desbancá-lo soa tolo. Melhor é celebrá-lo! LeBron e Kareem anotaram seus recordes tendo passagens por Lakers, Cavaliers e Heat, para LBJ, e Lakers e Bucks, pra KAJ33.
Para o fã dos Lakers, como eu, é muito bom ver o time envolvido nessa e tantas outras marcas. Lebron e Kareem são ídolos para sempre. Por que não falar de Wilt Chamberlain, que também chegou ao seu recorde jogando pelas cores púrpura e ouro. Gigantescos jogadores! Isso é inegável!
O que eles fazem e fizeram deixa pavimentado o caminho para os que virão no futuro. Entretanto, algumas coisas já estão previamente definidas. Quem quer que vislumbre quebrar o recorde, em construção, de LeBron James precisará ter uma carreira longeva e muito, muito rica em pontos.
Que venha o novo capítulo!