Mahomes é o mais novo milionário dos Estados Unidos; já para nós brasileiros, o homem de 3 bilhões de reais. Por mais que o título possa soar depreciativo, a ideia não é essa. No auge de seus 24 anos e recém campeão do Super Bowl, com todos os méritos diga-se de passagem, Patrick Mahomes teve seu contrato renovado.
Uma notícia que chegou aos ouvidos do público de maneira bem conturbada. Primeiro não se tinha ideia de valores, apenas dizendo que era um contrato de 10 anos. Logo após, algumas informações que contrato seria na casa de 400 milhões de dólares. Mais tarde, outro valor mais intrigante aparece no twitter de Adam Schefter.
Schefter noticiou que o valor do contrato de Mahomes seria uma porcentagem do salary cap. Ou seja, quanto maior fosse o salary cap, mais Mahomes receberia. A notícia foi estrondosa, na redação ficamos incrédulos e as discussões foram excelentes sobre essa ser uma boa proposta ou não.
Inclusive, começamos a nos preparar para levar essa discussão ao próximo podcast. No entanto, pouco tempo depois veio nova informação pelo Twitter do próprio Adam Schefter. 10 anos de contrato no valor de 450 milhões de dólares, onde 140 milhões garantidos em caso de lesão e 63 milhões na assinatura do contrato.
Os números são exorbitantes, e por si só já colocariam esse, como o maior contrato já existente na história dos esportes americanos. O quarterback do Kansas City Chiefs supera Mike Trout ($ 426,5 milhões), o melhor jogador de baseball da atualidade e estrela do Los Angeles Angels. No entanto esse valor, mais uma vez, era apenas boato. O contrato ficou ainda maior.
O contrato
Ian Rapoport, um insider da NFL noticiou que o contrato de Mahomes pode chegar em até 503 milhões de dólares! O contrato do quarterback é de 477 milhões de dólares e todo ele garantido. Vale mencionar também, não existe nenhuma cláusula sobre uma possível troca. Fora isso, ele ainda receberá 25 milhões de dólares em incentivos, baseando-se em sua performance.
Esse mecanismo de incentivos começa a valer em 2022, onde ele poderá receber 1,25 milhões de dólares por cada aparição em Super Bowl e 1,25 milhões de dólares por cada prêmio de MVP que receber. Mahomes ainda está sob o seu contrato de calouro, o que nos mostra que provavelmente veremos o garoto vestindo a camisa dos Chiefs até 2031.
Pois é, isso na cotação atual do dólar, torna Mahomes o homem de 3 bilhões de reais, ou quase isso na verdade. E só a título de curiosidade, seu contrato chega a ser superior ao PIB de alguns países; segundo os dados do The World Bank, Tonga, São Tomé e Príncipe, Tuvalu, Nauru, Quiribati, Ilhas Marshall, Palau e os Estados Federados da Micronésia.
É… eu diria que não é nada mal para o quarterback que liderou a campanha do primeiro título do Kansas City Chiefs em 50 anos numa vitória emocionante por 31 a 20, contra o San Francisco 49ers. Além disso, de quebra, acabou se tornando o primeiro quaterback na história da NFL a ganhar um Super Bowl e também um prêmio de MVP antes de completar 25 anos.