Vocês já devem estar acostumados com o termo underdog. Mesmo aqueles que não são do esporte, já devem ter ouvido essa palavra a rodo. Underdog aparece na música, no cinema, nos jogos, em qualquer lugar sempre tem alguma coisa remetendo a esse termo. Entretanto, para aqueles que nunca ouviram ou nunca entenderam, o underdog nada mais é do que o famigerado azarão!
O underdog é para qualquer coisa, para qualquer esporte. Você no colégio pode ser o underdog, o(a) garoto(a) subestimado por todos, mas que termina melhor que muitos, porque não? Geralmente nos esportes, o underdog é o time com menos talento ou o time que não tem a vantagem de jogar em casa, por exemplo.
No último super bowl, os eagles eram os underdogs segundo toda a mídia. Não apenas por perderem o seu qb titular na semana 14, mas também por enfrentarem Brady Boy. Muitos dizem que nesse caso, foi muita falta de respeito com o time da philadelphia. Talvez até tenha sido, porque o time era bem completo e a aposta deveria ser em bom jogo, mas ao mesmo tempo faz parte do esporte. Alguém perderá para o outro ganhar e sempre existirá um favorito.
os underdogs
Bom, todos sabem do final da história. Aliás, devem lembrar de Chris Long usando uma máscara de cachorro logo após a vitória no super bowl. Pra quem não lembra, deixei a foto mais pra baixo. Enfim, por qual motivo estamos falando disso? Simples, você já deve ter ouvido isso no espn league ou até em algum outro site, mas aqui vamos nós: os quatro underdogs desse wildcard, saíram com a vitória.
Pois é, coisa pouca não é. Enquanto cowboys e seattle era tido como um jogo aberto, o ataque terrestre dos seahawks botava mais medo que a defesa dos cowboys. Dessa forma, mesmo com dallas jogando em casa, eles não “levavam” o favoritismo. No caso dos chargers, o jogo anterior contra os ravens mais o fator do jogo (dessa vez) ser em baltimore, não agradou muita gente.
Colts e texans talvez tenha sido outro jogo em aberto, mas o fator casa, dava mais chances a houston. Por fim, os eagles com uma secundária bagunçada e novamente sem seu qb titular, já eram carta fora contra a excelente defesa dos bears. Isso é muito bacana, não é mesmo? Mesmo sem perceber, nós sempre torcemos para o azarão.
a sequencia
Em tudo na vida nós sempre torcemos para quem tem a menor chance, os filmes hollywoodianos fazem isso conosco, as histórias ficam melhores. Não concorda comigo? E agora, se eu te falar que os underdogs estão começando a dominar os playoffs da nfl, você ficaria mais curioso para ver os jogos desse final de semana? Então prepare-se. Já são 10 vitórias seguidas para os azarões.
UAU! Essa é a maior sequência da NFL na era do Super Bowl. Logicamente, que você deve saber quem foi o último favorito a ganhar… um tempinho pra você… mais um pouquinho… Isso mesmo! New England Patriots, lá em foxborough contra os titans, naquele passeio por 35×14. Desde então, só os underdogs ficam com as vitórias.
Não fossem os Patriots, a sequência poderia ser muito maior, porque nos últimos 15 jogos, os underdogs tem 14 vitórias. Agora, no divisional round, essa sequência dificilmente continuará, mas não custa torcer. No sábado, colts e chiefs abrirão nosso final de semana nflístico, seguidos por eagles e rams. Já no domingo, contaremos com chargers e patriots, seguidos de dallas e saints para alegrarem (ou não) o seu final de semana.
colts
No sábado passado os Colts viajaram até houston e logo no primeiro quarto já fizeram o torcedor dos texans soltar a famosa frase: “houston we have a problem”. Em duas campanhas seguidas, os colts abriram 14×0 e ditaram o que seria o jogo. Andrew Luck só não saiu de campo com o uniforme limpo, pois foi pro slide em algumas tentativas de corrida.
A linha ofensiva dos Colts é a melhor desses playoffs sem dúvida alguma. Já do outro lado, coitado de “Deshow” watson. Apesar de sofrer “apenas” três sacks, o garoto apanhou de Margus Hunt, Denico Autry e até o cornerback Kenny Moore tirou uma lasquinha. Brian Gaine arruma uma linha ofensiva para o seu garoto, por favor!
No segundo tempo, o ataque dos Colts não produziu o mesmo que no primeiro tempo, mas a sua defesa conseguiu segurar bem o ataque dos Texans. Bom, vale lembrar que eles tinham um DeAndre Hopkins baleado e um Keke coutee voltando de lesão, mas mesmo assim o jogo terrestre não existiu e acabou prejudicando muito o ataque dos texanos.
Nesse final de semana, embora os colts tenham o mesmo Luck, eles não terão a mesma sorte. O ataque dos Chiefs tem um ataque no melhor estilo relógio suíço. Uma média absurda de 35,3 pontos por partida, ao passo que Patrick Mahomes é o melhor QB da liga na temporada. Vale ressaltar que mesmo sem Kareem Hunt, o ataque não parou de produzir.
O único ponto de atenção dos chiefs é a sua defesa. Indo na direção contrária a defesa dos Colts, a defesa dos Chiefs não evoluiu nada durante a temporada e é a sexta com maior média de jardas cedidas por partida. Entretanto a pergunta para os Colts será a mesma. A “no name defense” dos Potros será capaz de parar Patrick Mahomes? Acho que não, sendo assim, sobrará outra pergunta. Andrew Luck conseguirá conduzir seu ataque para mais de 36 pontos?
cowboys
A quinta melhor defesa contra o jogo terrestre foi capaz de parar o melhor jogo terrestre da liga. Não contente com isso, foram capazes de deixar russell wilson desconfortável até para sair do pocket. É fato que as chamadas ofensivas de seattle foram pouco ousadas e não houve nenhum ajuste por parte do coordenador ofensivo? Sim, mas acho que são mais méritos da defesa de Dallas.
Mais do que isso? Os seahawks perderam o kicker mais sexy da liga, o gordinho Janikowski. Além disso, muitas faltas no último quarto acabaram atrapalhando o time, no que poderia ser a campanha da vitória. Após Prescott sofrer uma interceptação, russell wilson teve a chance de virar o marcador.
Entretanto, como dito, as faltas estúpidas apareceram e acabaram por deixar o ataque com as costas na parede. Primeiro o center comete um holding que estava mais pra golpe de karatê. Logo em seguida, o guard DJ Fluker comete uma falta pessoal mais grotesca ainda. Pior ainda, após as três jogadas e o punt, os cowboys ficaram em ótima posição de campo.
Então, a ótima posição de campo foi transformada no touchdown que acabou sacramentando a vitória. Já nessa semana, Dallas provavelmente terá um teste maior ainda. Apesar de não estar em seu melhor momento, o ataque dos Rams castiga tanto no ar como em terra. Será que a defesa dos Cowboys segura mais um?
chargers
Ao contrário do que foi o jogo na temporada regular, os chargers dominaram. Anthony Lynn deve ter passado horas e horas a base de café, revendo todos os vídeos do jogo, mas valeu a pena. Mesmo o placar mostrando números próximos, ele não representa o que foi o jogo.
A defesa dos Chargers conseguiu zerar o ataque dos Ravens no primeiro quarto. Melhor que isso, ainda conseguiu forçar dois fumbles, mas recuperou apenas um deles. No segundo tempo, a defesa do Ravens voltou a aparecer, junto do time de especialistas.
Com fumble forçado e um punt bloqueado, as duas unidades fizeram de tudo para trazer o time de volta ao jogo. Entretanto, não foi o suficiente. O ataque pouco produziu e Lamar Jackson só começou a encaixar boas bolas ao final do jogo. Foram dois touchdowns para o calouro, mas ficou nisso mesmo.
Nessa semana o desafio para os Chargers será maior ainda. O time de LA viajará até a estrela da morte e se quiser continuar vivo, precisará derrotar o império. Se tanto a defesa dos Chargers, quanto o ataque, encarnarem Luke Skywalker, pode ser que venha uma surpresa. Caso não tenham uma apresentação tão boa como no último final de semana, já podem dizer adeus.
Tio Bill e Mr. Giselo não perdoam quando estão em casa. Aproveitando a proximidade de Robert Kraft com Donald Trump, aqui vale a frase para os times que vão até foxborough: “nossa casa, nossas regras!”. Boa sorte a todos os envolvidos.
eagles
Por fim, mas não menos importante, nick foles volta a campo para tentar cometer o crime novamente. Dessa vez o atual campeão do super bowl terá de enfrentar Drew Brees e toda a cidade de new orleans. Será que mesmo assim ele mantém as suas boas performances.
É verdade que a defesa dos Saints não parece a mesma do ano passado, em especial a sua secundária. Entretanto, jogarão com o coração e com a força de uma cidade inteira. Ainda falando em defesa, mas agora a dos eagles, volto a frisar, a secundária deles ainda é uma bagunça.
Ou seja, nenhuma das defesas deve ser o grande destaque, o que resta saber é qual dos ataques brilhará mais. Nesse último final de semana, Nick Foles não foi brilhante como no super bowl, mas também não comprometeu. Mesmo assim, é importante lembrar que longe de ter sido ele o fator de vitória.
Os bears jogaram muito bem e trubisky, ao contrário do que chutamos no último palpite, não comprometeu. Entretanto, dessa vez teremos Drew Brees do outro lado e esse cara não perdoa. Esse jogo em especial é o que mais me anima. Acredito que o vencedor desse jogo será o sortudo que estará em Atlanta no primeiro domingo de fevereiro.
Esse jogo me anima demais. De um lado um dos melhores quaterbacks da liga, de outro o cara mais quente nos últimos meses das últimas duas temporadas. Sua noite de domingo promete ser boa, separe sua cerveja e já deixe tudo bem perto da TV. Duvido que queira perder qualquer coisa.