Engordando a quarentena: Seahawks vs 49ers

Tempo de leitura: 6 minutos

Pra quem achava que ficaríamos sem esportes em 2020, podemos dizer que a temporada foi até boa demais. Aquele famoso dia em que temos as quatro grandes ligas americanas acontecendo ao mesmo tempo, virou rotina. No entanto, chegamos ao ponto em que acabou a “farra”. Com a vitória do Los Angeles Dodgers na última terça-feira, agora todo o foco ficará para a NFL.

O futebol americano que já costuma ter todas as atenções nessa época do ano, agora terá mais ainda, pois não precisa dividir a atenção com mais ninguém. Então, preparem-se, pois até janeiro de 2021, o nosso “engordando” será uma overdose de bola oval. Hoje vamos com um confronto divisional e que tem muita rivalidade; Seahawks vs 49ers. E para acompanhar esse duelo, teremos um hot dog diferentão e uma sobremesa bem interessante.

Realinhamento de divisões

Apesar do primeiro encontro dessas duas equipes ter acontecido em 1976, a rivalidade é bem recente. Em 2002, com a entrada do Houston Texans na liga, aconteceu um baita de um realinhamento das divisões. Foram criadas duas divisões, a AFC South e a NFC South. Indianapolis Colts, Jacksonville Jaguars, Tennessee Titans e o recém criado Houston Texans foram para a primeira. Enquanto, Atlanta Falcons, Carolina Panthers, New Orleans Saints e Tampa Bay Buccaneers foram pra segunda.

Basicamente, o que eram as AFC Central e NFC Central, viraram as novas AFC North e NFC North respectivamente. Nessa movimentação, o Seattle Seahawks foi o único time que trocou de conferência; saindo da AFC West e indo para a NFC West; justamente na divisão do San Francisco 49ers. Foi aí que a rivalidade começou de verdade. Dois times muito bons, com torcidas fanáticas, tendo dois encontros anuais, era óbvio que uma hora “o bicho ia pegar”.

Retrospecto

Até 2002, o 49ers tinha boa vantagem contra o Seahawks, foram 4 vitórias em 6 jogos. Mas depois do realinhamento o jogo virou. Hoje o Seahawks tem uma boa vantagem, 25 vitórias contra 17 vitórias do 49ers. Logo no começo, a rivalidade era considerada insignificante. Os dois times não tinham grandes históricos de confronto e também passaram um bom tempo na mediocridade.

O Seahawks conquistou 4 títulos de divisão consecutivos entre os anos de 2004 e 2007, enquanto o 49ers terminava em terceiro ou quarto na divisão e não tiveram um recorde positivo até 2010. Depois as coisas inverteram, com o Seahawks tendo temporadas de recorde negativo durante os anos de 2008 e 2011. Mas mesmo nesses tempos ruins, a franquia de Seattle sempre manteve jogos muito competitivos contra o 49ers.

Nasce uma rivalidade

Eis que em 2011 acontece a faísca que precisava para essa rivalidade acontecer. Pete Carroll e Jim Harbaugh assumem como técnicos de Seahawks e 49ers, respectivamente. Pete Carroll foi técnico de USC e Jim Harbaugh técnico de Stanford, e a rivalidade entre os dois, que já era antiga, intensificou. Enfim, os dois times, sob nova direção, trataram de criar esquemas parecidos, com quarterbacks móveis. Pete Carroll com Russell Wilson e Jim Harbaugh com Colin Kaepernick.

Os dois técnicos transformaram as suas equipes em verdadeiros contenders. Tanto é que entre 2010 e 2014, foram eles que dividiram os títulos da NFC West e ainda fizeram uma final da NFC em 2013. Aliás, esse jogo termina com o Richard Sherman, na época ainda em Seattle e que tinha sido treinado por Harbaugh em Stanford, desviando um passe na end zone e que levou à interceptação que selava a vitória do Seahawks.

Após o jogo, Sherman, que é adora um alvoroço, mandou a famosa frase; “eu sou o melhor corner dessa liga. Quando você me desafia com um pobre recebedor como o Crabtree, esse é o resultado que você terá. Nuca ouse ficar falando de mim”. Sim, bem abusado… Ali a rivalidade estava lançada de vez. Enfim, mesmo que Russell Wilson e Pete Carroll tenham transformado a franquia, no ano passado o 49ers deu o troco.

Últimos confrontos

Na última semana da temporada regular de 2019, o 49ers derrotou o Seahawks, ficou com o título da divisão e ainda garantiu a melhor classificação em toda a NFC. Eles ainda acabaram vencendo os jogos nos playoffs e chegando ao Super Bowl, mas ao contrário do que aconteceu com o Seahawks em 2013, eles não foram campeões. No ano passado os dois confrontos das equipes foram espetaculares, e embora os 49ers tenham muitas lesões, não existem motivos para pensarmos que o jogo de domingo à tarde será fraco!

Receita Seahawks (Seattle Dogs)

Um hot dog com a assinatura de Seattle para acompanhar o grande jogo desse domingo; Seahawks vs 49ers.
Fonte: Thrillist
Ingredientes:
  • Salsicha (1 por pão)
  • 1 cebola cortada em meia lua (1/2 cebola a cada 2 salsichas)
  • Pão de cachorro-quente
  • 2 colher de chá de óleo (a cada cebola)
  • 1 colher de chá de açúcar mascavo (a cada cebola)
  • 2 colheres de chá de manteiga (a cada cebola)
  • Sal
  • Pimenta
  • 100g de cream cheese (a cada salsicha)
Modo de preparo:
  1. Numa frigideira esquente o óleo e a manteiga em fogo médio.
  2. Em seguida, adicione a cebola e o açúcar e deixe cozinhar por mais ou menos 20 minutos. Tempere com um pouco de pimenta.
  3. Logo após, coloque o cream cheese numa tigela e esquente um pouco no microondas. Não é para derreter, apenas deixar mais quente e pastoso.
  4. Então, coloque as salsichas para cozinhar, seguindo as instruções da embalagem.
  5. Enquanto a salsicha cozinha, fatie os pães e coloque numa frigideira para que toste um pouco.
  6. Por fim, passe o cream cheese no pão (quanto mais melhor), coloque a salsicha no meio e por cima jogue a cebola caramelizada. Agora é só servir as pessoas que estão em quarentena com você.

Receita 49ers (Angela Pia)

Angela Pia uma bela sobremesa para acompanhar esse jogão.
Fonte: Boulder Locavore
Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 1 pacote de gelatina incolor
  • 1/2 xícara de açúcar granulado
  • 30ml de conhaque
  • 1 xícara de creme de leite fresco
  • 30ml de rum
  • 1 colher de chá de baunilha
Modo de preparo:
  1. Vamos começar pela gelatina, então ferva água numa panela.
  2. Em seguida, siga as instruções da embalagem para preparar a gelatina incolor.
  3. Enquanto isso, quebre os ovos e separe a clara da gema. Bata as claras em neve.
  4. Então, numa tigela bata as gemas e vá acrescentando o açúcar aos poucos. Misture bem até obter uma mistura amarela clara e espessa.
  5. Logo após, adicione o conhaque e o rum e misture bem.
  6. Assim que a gelatina estiver pronta, acrescente a mistura de gemas e mexa até ficar homogêneo.
  7. Em seguida, bata o creme de leite até formar picos e acrescente a baunilha.
  8. Então, junte as claras e o creme de leite batido e misture bem.
  9. Logo após, coloque em pequenos copos de coquetel ou copos de sorvete e deixe na geladeira até esfriar. Você pode deixar no freezer também.
  10. Por fim, tire da geladeira coloque uma cerveja (ou qualquer outra fruta vermelha) por cima e sirva as pessoas que estão em quarentena com você.

Bateu a fome!

Quando o engordando traz um jogo cheio de rivalidade é sempre bom. Melhor ainda quando até as receitas causam uma certa rivalidade; Doce vs Salgado. Aliás, filosofando aqui, quem seria o doce e quem seria o salgado, nesse duelo Seahawks vs 49ers? Deixo para vocês essa pergunta aí. Enfim, preparem-se para uma overdose de NFL agora, acabou a mordomia de todas as ligas rolando.

Ainda não dá pra falar que está tudo voltando ao normal, até pelo motivo de estarmos longe disso. Acredito que também estamos bem longe de sentir saudades do que foram os últimos meses. Mas seria mentira se eu negasse que estava muito bom ligar a TV e poder escolher o esporte que eu queria assistir. Hóquei no gelo, basquete, baseball, futebol americano… Talvez isso (só isso) traga uma saudades.

Deixe uma resposta