É isso mesmo, Dodgers vs Rays! Semana passada foi baseball e nessa também, afinal, estamos na World Series e precisamos prestigiar o jogo entre o mal e o bem. Brincadeiras a parte, antes que meu amigo Fernandão fique bravo comigo, nessa semana não teremos os previews dos jogos, mas sim uma pequena história sobre a World Series. Então, depois da breve história vem uns petiscos bons demais para nos acompanhar nesse jogo de sexta-feira.
A liga mais antiga
Bom, pra você que tá chegando agora e veio até aqui por conta das receitas; a World Series é a série de 7 jogos, para definir quem fica com o Commissioner’s Trophy, ou melhor, um pedaço de metal. Brincadeiras a parte, a World Series define quem será o campeão da Major League Baseball (MLB), a liga de baseball de Estados Unidos e Canadá. A World Series é disputada entre os times campeões de cada conferência, ou então, melhor assim, da Liga Americana (AL) e da Liga Nacional (NL).
Enfim, toda a história começa bem lá atrás, afinal, a MLB é a liga mais antiga das quatro maiores. Até 1882, existiam duas grandes ligas de baseball nos Estados Unidos, a National Association of Professional Base Ball Players (1871-1875) e a National League (fundada em 1876). Elas representavam o nível mais alto de baseball em toda a América. Mas aí surgiu a American Association em 1882 como mais uma liga de grande destaque.
Naquela época, os campeões de cada liga eram definidos pelo aproveitamento de cada um no final da temporada. Podemos dizer, de forma bem mais ou menos, que era como “pontos corridos”. Séries de pós-temporada? Isso não existia. Então, entre os anos de 1884 a 1890, a National League e a American Association resolveram criar uma série de jogos ao final da temporada, para definir apenas um campeão.
No entanto essas séries não eram nada organizadas; tudo bem, você pode dizer que graças ao Manfred a MLB também está bem desorganizada, mas não dá nem pra comparar ao que era antes. Enfim, os donos das equipes campeãs de cada liga eram os responsáveis por criar os termos para essas séries, pouco antes delas acontecerem. Com isso, o número de jogos disputados podia variar.
O prólogo do baseball
Em 1884, Providence derrotou New York por três jogos a zero e em 1887 Detroit venceu St. Louis por dez jogos a cinco. Já em 1885 e 1890, as séries foram de seis jogos e terminaram empatadas. Dá pra acreditar nisso? Uma série final empatada? Enfim, essas séries eram promovidas como “The Championship of the United States”, ou então, “World Championship Series”, ou até “World Series”, numa tentativa de abreviar.
Bem, essas séries realizadas no século 19 não são reconhecidas oficialmente pela MLB como parte da história da World Series. Afinal a American Association foi extinta ainda em 1981. Por isso, o baseball do século 19 é considerado como um prólogo da era moderna do esporte pela MLB, que considera o início da World Series em 1903 (Boston Americans campeão, 5-3 pra cima do Pittsburgh Pirates).
Isso ocorre por uma “defesa institucional”. Afinal, a Liga Americana foi fundada apenas em 1901 e esta série de 1903 marcou a 1ª vez que o campeão da Liga Nacional enfrentou o campeão da Liga Americana. Foram justamente essas duas ligas que entraram em acordo em 1902 e originou o que hoje conhecemos como a MLB e a série anual entre o vencedor da Liga Americana e da Liga Nacional que até hoje chamamos de World Series.
No entanto, por volta de 1960, algumas historiadores, contrariando a MLB, começaram a tratar essas séries do século 19 em uma base igual à World Series moderna.
A World Series
Agora, falando em World Series como conhecemos hoje, ou seja, até 1968 antes das duas ligas (Americana e Nacional) serem divididas em divisões, o time com o melhor histórico de vitórias e derrotas na temporada regular de cada liga avançava automaticamente para a World Series. Por conta disso, cada liga começou a produzir uma série de campeonatos, o que são hoje a ALCS e a NLCS, antes da aguardada série mundial, para determinar quais equipes disputariam o prêmio máximo.
Então, só em 1995, essas séries, a ALCS e a NLCS, foram precedidas por séries divisionais, a ALDS e a NLDS. E apenas em 2012, foram criadas as disputas de Wildcard. Ao todo, 115 World Series já aconteceram, com a Liga Americana vencendo 66 vezes e a Liga Nacional, 49. Outra alteração que é recente, é a vantagem do jogo em casa.
Até 2002, a vantagem do jogo em casa na World Series alternava ano a ano, entre a Liga Nacional e a Liga Americana. De 2003 a 2016, a vantagem de jogar em casa foi dada à liga que vencesse o All-Star Game daquele ano. Até que em 2017, a vantagem de jogar em casa é concedida ao time campeão da liga com o melhor histórico de vitórias e derrotas na temporada regular.
Receita Dodgers (Pretzel and Beer Dogs)
Ingredientes:
- Óleo para fritura
- 1/3 de xícara de pretzels triturados
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1/3 de xícara de fubá
- 1 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de:
- Cebola em pó
- Mostarda seca
- Pimenta preta
- Cerveja (Pale Ale de preferência)
- 1 ovo
- 450g de salsicha para hot dog
Modo de preparo:
- Numa panela grande esquente mais um menos dois dedos de óleo.
- Enquanto o óleo esquenta, numa tijela misture os pretzels triturados, o fubá, o fermento, a cebola em pó, a mostarda seca e pimenta. Mexa bem
- Em seguida, em outra tijela, misture o ovo e a cerveja, depois de misturado, aos poucos acrescente na outra tijela.
- Então, corte as salsichas em pequenas rodelas e em seguida mergulhe na mistura. Cubra bem todo o pedaço da salsicha.
- Logo após, leve ao óleo quente e deixe lá até dourar todos os lados.
- Em seguida retire do óleo e coloque num recipiente com papel toalha para tirar o excesso de óleo.
- Por fim, sirva as pessoas que estão em quarentena com você.
- Dica tailgate zone: mostarda escura, normal ou Dijon acompanham muito bem.
Receita Rays (Baseball Mitts)
Ingredientes:
- Pudim instantâneo de baunilha
- 2 xícaras de leite
- 6 bases de tortinha (tipo essa aqui, mas se preferir, pode fazer a sua aqui)
- 1 1/2 xícaras de chantilly
- 12 bolachas recheadas
- Cobertura de sorvete sabor morango
Modo de preparo:
- Comece preparando o pudim usando as 2 xícaras de leite e as instruções que vem na embalagem.
- Em seguida, coloque um pouco de pudim em cada uma das bases de torta. Coloque o suficiente para que lembre uma bola de baseball.
- Logo após, quebre as bolachas recheadas ao meio e encaixe nas bordas da tortinha, de forma que lembre uma luva de baseball.
- Então, desenhe as costuras da bola de baseball com a cobertura de morango.
- Em seguida cubra as tortinhas com plástico filme e deixe na geladeira por mais ou menos 4 horas.
- Por fim, tire da geladeira e sirva as pessoas que estão em quarentena com você.
Bateu a fome!
A temporada do baseball vai chegando ao seu fim e o coração já vai apertando de tanta saudades. Todas as ligas voltaram ao mesmo tempo, foi uma loucura acompanhar tudo que estava acontecendo, mas sentiremos falta. A NHL disse tchau, a NBA foi em seguida e daqui a pouco é a MLB quem nos deixará. Mas tá tudo bem, a NFL continuará aí e vai acalentar os nossos corações de torcedores fanáticos.
Mas por enquanto, ao invés de sofrer, vamos aproveitar os próximos jogos da World Series. E acredito que o desejo de todos nós, é que ao final dela os Rays levem a melhor. Brincadeiras a parte, que vença o melhor e que não apareça nenhuma trapaça, pois já estamos farto disso.