O jogo do dia acontece um dia antes do próximo engordando o jogo, mas é receita de sucesso. Entretanto, um duelo entre os dois melhores times da liga, merece muito destaque. O time da capital dos estados unidos já esteve em primeiro na liga, mas hoje segue como vice, do time da Beantown.
O jogo promete ser duro, tão duro quanto essa semana. Por aqui o bicho pegou, uma correria maluca. Corre pro trabalho! Corre pra casa! Vai no mercado! Organiza a casa! Edita podcast! Corre pro trabalho! Volta pra casa! Prepara apresentação! Arruma erro do site!
Enfim, se Bruins e Capitals, Marchand e Ovechkin, correrem mais do que eu, tenho certeza que é sucesso! Sucesso pra quem ganhar né, afinal, sempre teremos um perdedor dentro do ginásio. Entretanto, sempre é bom lembrar, melhor que o perdedor não seja a gente. Então é isso, uma breve introdução e vamos direto pras receitas, pois o tempo “ruge”. Ou seria urge?
Receita Capitals
O que seria o molho mumbo? Sem ideia? Tudo bem, até porque os próprios moradores de Washington, só saberão se nasceram ali, mais precisamente nas áreas historicamente afro-americanas, da cidade. Esse molho, o mumbo, costuma ser vendido em pequenas lojas americanas, mas de origem chinesa, daquelas que vendem de tudo.
Se olhar de longe e não colocar um pouquinho na boca, com certeza você pensará que é um molho barbecue. No entanto, é aí que você se engana. O mumbo é um molho fino de laranja avermelhado, quase neon, às vezes marrom avermelhado. Quase um híbrido de ketchup, uma pitada de molho barbecue e um pouco de molho agridoce.
Geralmente ele é picante e doce e já existiram batalhas legais, quando digo legais, é de lei mesmo, pelo uso de seu nome. “Sério isso?”. Seríssimo amigo tailgater, a história mostra que o molho surgiu lá pelos arredores do sul de Chicago, nos anos de 1950.
No entanto, em 2013, foi decidido judicialmente que a autora do molho é de DC, Arsha Jones, a proprietária do Capital City Mumbo Sauce que inicialmente abriu o processo. Com essa pequena história, vamos agora para a receita desse molhinho bom, que geralmente banha belas asas de frango.
Mumbo sauce
Ingredientes:
- 1 lata de passata de tomate
- 2/3 de copo de ketchup
- 1 1/2 colher de gengibre ralado
- 2/3 de copo de açúcar
- 1 copo de suco de abacaxi
- 1/4 de copo de mel
- 1 copo de vinagre de vinho branco
- 2 colheres de sopa de shoyu
- 1 limão (suco)
- 1 colher de chá de pimenta caiena
Modo de preparo:
- Em uma panela, coloque a passata de tomate, o ketchup e o açúcar, misture.
- Então, despeje o suco de abacaxi, o vinagre, o (suco) limão e o mel, misture.
- Logo paós, adicione o molho de soja, o gengibre ralado e a pimenta caiena, novamente misture bem.
- Então coloque a panela em fogo médio, mais pra alto que baixo.
- Assim que a mistura começar a ferver (borbulhar), reduza o fogo para médio, mais pra baixo que alto, e siga cozinhando, mexendo de vez em quando, até a mistura engrossar um pouco, mais ou menos uns 10 minutos.
- Então, retire a panela do fogo e deixe esfriar por cerca de 10 minutos.
- Por fim, despeje o molho em outro recipiente, passando por uma peneira, para eliminar qualquer sólido.
- Agora sirva o molho com algum petisco, de preferência um franguinho.
Receita Bruins
Como já contamos em outro engordando o jogo, a cidade de Boston é cheia de apelidos. Um desses apelidos, nem todo morador de Boston gosta, o tal do Beantown. Também acabamos explicando o porquê desse apelido, mas vamos repetir aqui, pois é a nossa receita de hoje: feijão assado com melaço.
Mesmo sendo um prato que parece bobinho, sua origem não é nada inocente. a cidade de Boston fazia parte de um comércio triangular. Lá por volta de 1600, a área de Boston era sinônimo de um produto muito diferente, o rum. Os vizinhos de Rhode Island, também eram conhecidos pelo mesmo produto. Enfim, essa galera destilou muito álcool em massa e por esse motivo acabaram ficando conhecidos e entrando nesse tal comércio triangular.
A bebida de Boston era geralmente levada para a África, onde seria trocada por novos escravos. Eles, por sua vez, eram posteriormente trocados por (entre outras coisas) melaço, o ingrediente chave do rum. No entanto, era tanto melaço, que as sobras acabavam servindo para outros fins. Logicamente, que o melaço não seria usado para um pão doce né?
Claro que não, os colonos começaram a colocá-lo em seus feijões cozidos. A receita dos feijões assados, geralmente levavam maple syrup, mas o novo método se espalhou. Então, com isso sendo cada vez mais comum, a lenda contada, é que quando marinheiros e comerciantes enquanto se referiam a Boston, chamavam de “Bean town”.
Boston baked beans
ingredientes:
- Feijão jalo
- 6 xícaras de água
- 6 tiras de bacon, cozidas e picadas
- 1 cebola grande picada
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 1/2 xícara de melaço
- 1/4 xícara de açúcar
- 1 colher de chá de mostarda em pó
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 colher de chá de cravo em pó
- 1/2 colher de chá de pimenta do reino
Modo de preparo:
- Separe os feijões e depois deixe de molho por algumas horas.
- Logo após, cozinhe os feijões em panela de pressão por mais ou menos 10 minutos. Use a água em que os feijões estavam de molho, se necessário acrescente mais água.
- Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 150º C.
- Então, assim que os feijões estiverem cozidos, junte o bacon e a cebola.
- Em uma tigela, misture o melado, o sal, o açúcar mascavo, a mostarda e a pimenta, misture bem.
- Logo após, junte essa mistura aos feijões e misture bem.
- Coloque toda a mistura em um recipiente que vá ao forno e tenha uma tampa. Deixe assando por mais ou menos 2 horas e 30 minutos.
- Acrescente um pouco da água em que o feijão ficou de molho e misture.
- Asse por mais 1 hora e 30 minutos até o caldo engrossar. Retire a tampa nos 30 minutos finais.
- Retire do forno e sirva a galera.
Bateu a fome!
Realmente bate a fome, pra mim, mais ainda, é cada receita top! pensar num franguinho com molho de vida (isso, foi uma piada sobre a vida ser agridoce e apimentada), ou nos feijões assados acabou me deixou salivando por aqui. Inclusive, terei de arrumar algum tempo para fazer essas receitas ainda essa semana.
Na pior das hipóteses, até quarta-feira da semana que vem, que é o dia do jogo, tenho que preparar isso. Enfim, é isso aí meus amigos, bóra pra cozinha preparar os quitutes. Tailgate sem comida não dá. Torcedor de barriga vazia não grita o suficiente e não empurra o seu time. Vem com “nóis”, bebam água.