engordando o jogo: receita sun vs mystics

Tempo de leitura: 7 minutos

Não teve jogo cinco de nenhum lado e por pouco não foram duas varridas. Nem Aces, nem Sparks, conseguiram levar a costa oeste dos estados unidos para a final da wnba. Logo, teremos dois times da costa leste mesmo, o sun e o mystics. Tão óbvio quanto um mais um são dois, os times de melhor campanha na temporada regular, chegam na final.

Na muito diferente dos últimos três ano, pois em 2017 e 2016, aconteceu o mesmo! Será que é uma tendência, ou não? Quase que dá pra parafrasear as meninas do “Bom xibom, xibom, bombom”, sabe? Aquela do

“Onde o rico cada vez
Fica mais rico
E o pobre cada vez
Fica mais pobre
E o motivo todo mundo
Já conhece
É que o de cima sobe
E o de baixo desce”

as meninas, xibom bombom

Lembrou? Conseguiu entender a analogia? Precisa ser rico na temporada regular para chegar as finais, pombas! Ok, entendo, foi péssima essa. Enfim, vamos falar de gastronomia e não de política (política? mas isso é uma música!).

Bem, recebemos algumas reclamações que as receitas estão ficando caras. Então resolvi dar uma pesquisada melhor pra que elas entrem no bolso de todo mundo.

receita connecticut sun

Ao contrário do outro time, Connecticut é um estado e não uma cidade. Aliás, é o terceiro menor estado dos estados unidos. No entanto, mora muita gente por lá, mais precisamente uns 3,4 milhões de serumaninhos

A origem do nome Connecticut vem de uma palavra da família tradicional americanas (tradução: palavra nativo-americana) Quinnehtujqut, que significa “lugar do longo rio”.

Connecticut faz parte da região que chamamos de Nova Inglaterra. Isso mesmo, aquela região onde existem murchadores de bola e muitos espiões (entenda império do mal também).

Calma torcedores, sem se ofender. Embora eu tenha dito que não tem nada de política no texto, tenho uma surpresa pra você, tudo é política. Olha lá, Connecticut fez parte das Treze Colônias, originalmente colonizadas pelo Reino Unido. 

Como colônia, Connecticut foi a primeira subdivisão localizada, no que hoje é os Estados Unidos, a possuir uma constituição escrita. Inclusive, essa constituição foi a base para a criação da Constituição dos Estados Unidos. 

Esse evento acabou trazendo para o estado, o apelido de The Constituition State (o estado da constituição). O time do sun, já passou pela Disney (Orlando) e tinha um nome miraculso (Orlando Miracle), mas desde 2003, trouxe o sol para os estados frios da Nova Inglaterra.

Hoje, as meninas jogam na Mohegan Sun Arena, que fica na cidade de Uncasville. O time já tem 20 anos de existência e nunca ganhou nada na WNBA, apesar de ter chego em duas finais (2004 e 2005). Esse ano será diferente? Veremos!

new haven-style pizza

Uma pizza de massa fina e crocante, é o estilão de New Haven. Aliás, esse estilo é levado muito a sério por lá, se falar do jeito errado, pode tomar um belo de um alerta na orelha. Em New Haven, diga apizza, se esquecer o a na frente pode ouvir que “pizza é o que você come em qualquer outro lugar”.

"pizza é o que você come em qualquer outro lugar", essa aqui é apizza
apizza, como os moradores de new haven falam.
fonte: magnus manske/wikimedia
ingredientes para massa:
  • 2 copos de farinha de trigo
  • 2 copos de farinha de rosca (isso dará elasticidade extra à massa)
  • 1 tablete de fermento específico de pizza (ou não, vai dar certo de qualquer jeito, tenha fé)
  • 1 colher de sopa de sal do marinho
  • 1 colher de sopa de malte (ou 2 colheres de chá de açúcar)
  • 1 copo de água quente (quente, ok? não fervendo!)
  • 3,5 colheres de sopa de azeite
ingredientes para o molho:
  • 1 lata de tomates inteiros
  • Orégano
  • alho em pó
outros ingredientes:
  • Fubá
  • Opcional – queijo mussarela
  • Opcional – Calabresa
  • Folhas de manjericão
  • Pimenta vermelha esmagada
modo de preparo:
  1. Aqueça a xícara de água a 120 graus, não deixe ferver, muito quente pode matar o fermento.
  2. Misture na água morna, o fermento e o malte (ou açúcar).
  3. Deixe descansar entre 5 a 10 minutos.
  4. Você verá um espuma de alguns centímetros. Se nenhuma espuma aparecer, você pode ter matado o fermento ou ele não é bom.
  5. Misture a farinha com o azeite e o sal.
  6. Adicione a mistura de água morna/fermento.
  7. Mexa até a mistura começar a ficar mais sólida e amasse em formato de bola.
  8. Cubra a bola com a tigela e deixe crescer por 4 horas. Faça o molho enquanto isso.
  9. Bata os tomates no liquidificador, num processador ou esmague da maneira que preferir.
  10. Acrescente uma pitada de orégano e alho em pó aos tomates.
  11. Coloque os tomates em uma panela e leve ao fogo médio.
  12. Depois de 10 minutos em fogo médio, ajuste o fogo para a temperatura baixa e cozinhe por 1 hora. Mexa constantemente e prove.
  13. Massa descansada, molho pronto? Vamos começar a montar.
  14. Em uma tábua, amasse a massa. Lembrando, que nesse estilo a massa é muito, muito fina.
  15. Quando a massa estiver bem fina, coloque na forma de pizza.
  16. Use uma colher para colocar o molho na massa, espalhando bem. O molho é muito importante em New Haven, mas cuidado para não sobrecarregar a pizza.
  17. Acrescente os pedaços do queijo mussarela e a calabresa, se desejar.
  18. Em forno pré-aquecido (230º), coloque a pizza e deixe por 13 minutos a 260º. Fique de olho nos minutos finais!
  19. Adicione as folhas de manjericão e a pimenta vermelha esmagada, se desejar.
  20. Sirva a galera.

receita washington mystics

Na semana passada tivemos os mystics pelos olhos da onça dináh, que inclusive enviou um ofício pedindo a troca de seu nome para onça mística. Ela nos passou uma receita bem interessante e também contou sobre suas alunas que fizeram um trabalho sobre basquete feminino. 

Os relatos foram bem legais e talvez isso tenha dado mais sorte ainda ao time. Que na verdade não precisa de sorte, já que tem a mvp da liga em seu time. Enfim, o time da capital americana chega pela segunda vez na final da bagaça. Aliás, segunda vez consecutiva.

O poder ofensivo desse time é impressionante e com números expressivos em bolas de três, aproveitamento de arremessos e de turnovers, a franquia faz história. Derek Fisher, treinador dos Sparks, chegou a dizer que não existe um lineup definitivo. “Não acho que nenhum dos lineups tenha sido melhor que outro. Não importa se são as titulares ou as reservas”.

De fato, o destaque da equipe é Elena Delle Donne. A atual MVP da liga, juntou-se a um grupo muito especial e também faz história. Ela tournou-se a primeira jogadora da WNBA a terminar uma temporada com aproveitamento de 50% nos arremessos de quadra, 40% na linha dos três pontos e 90% na linha do lance livre.

Esse mystics não está pra brinquedo não, assim como a cidade de Washington também não brinca quando a discussão é comida. Na semana passada já tivemos um grilled cheese, olha só o que vem agora.

half-smokes

Essa receita não é qualquer uma, aliás, de certa forma nem é bem uma receita. O site oficial de turismo de DC, o Destination DC, diz que o half-smoke é o “prato de assinatura” de Washington. Muito popular entre moradores e turistas, o prato é um de “carne de churrasco”.

Uma mistura de carne de porco moída, carne bovina e especiarias “embaladas” de forma natural. Você pode encontrar o half-smoke em bancas, estádios, restaurantes e bares por toda DC. O lugar mais famoso dessa iguaria é o Ben’s Chili Bowl, aberto em 1958, na U Street.

Por ser muito típico, você não encontrará essa “salsicha” no brasil. No entanto, vamos tentar fazer uma receita a partir disso aí, talkei?

não tem como ir a dc e não provar um half-smoke
o half-smokes na chapa, dá pra sentir o cheiro aqui.
fonte: t.tseng/flickr
ingredientes:
  • 1,5 kg de carne de porco moída, compre da sua preferência
  • 2 kg de carne de boi moída, compre da sua preferência, mas tente pegar uma mais gordurosa
  • 85 gramas de sal kosher (já falamos sobre ele em outro post)
  • 85 gramas de sal rosa
  • 14 gramas de pimenta branca moída
  • 14 gramas de gengibre seco
  • 28 gramas de alho em pó
  • 1 colher de chá de pimenta vermelha esmagada
  • 220 gramas de leite em pó
  • 6 colheres de chá de orégano picado
  • 0,5 colher de chá de noz-moscada
  • fumaça líquida
modo de preparo:
  1. Combine todos os ingredientes secos em uma tigela e misture bem para que os temperos sejam distribuídos uniformemente.
  2. Em seguida, adicione as carnes na tigela de especiarias e misture bem.
  3. faça bolinhas com a carne, como se preparasse almôndegas.
  4. quando estiverem prontas, coloque em uma panela com fogo baixo e vá virando todos os lados até cozinhar por inteira.
  5. durante o processo de cozimento, vá borrifando fumaça líquida nas almôndegas para que tenham aquele sabor de defumada.
  6. assim que as almôndegas estiverem prontas, sirva a galera da maneira como quiser, pode ser no pão, pode ser no prato, ou da forma como achar melhor, só não esqueça da mostarda!

bateu a fome!

a boca já está salivando? Deveria! Duas receitas simples e de certa forma bem baratas para vocês fazer. Melhor que isso? São muito boas, só não serão melhores que essa final da WNBA. A briga começa no domingo às 16:00, horário de brasília. 

A ESPN transmitirá os jogos e recomendo que leve mais gente para assistir com você. Aproveitem e continuem disputando qual coleguinha faz melhor cada receita que apresentamos. Ou então, melhor que isso, vá com a sua dona onça para a cozinha e façam tudo à quatro mãos. 

Quem sabe, se você tem filhos, porque não cozinhar com eles também? Vamos celebrar a vida e vamos usar o esporte para isso. Será coisa linda!

Deixe uma resposta