Engordando a quarentena: o Natal na NBA

Tempo de leitura: 5 minutos

E aí amigo tailgater, olha nós aqui outra vez, numa data especial, trazendo mais um pouco de receitas deliciosas. Dessa vez, receitas tão engordiets quanto as de Thanksgiving, mas que são recheadas de bola laranja, recheadas de NBA. A liga voltou nessa última terça, quase todos os times já jogaram, mas o mais importante será essa rodada de sexta-feira.

Pois é, bom demais saber que a liga conseguiu montar seu plano de retorno bem a tempo de conseguir transmitir os jogos de Natal. Jogos esses que são tão tradicionais quanto os jogos do Thanksgiving na NFL e nos livram, das também já tradicionais, piadas do tio do pavê. Enfim, essa coluna também é cultura, então vamos contar um pouco do Natal na NBA.

NBA Christmas Games

O primeiro jogo de Natal que aconteceu na NBA foi no ano de 1947, um ano após a criação da liga. O jogo foi entre New York Knicks e Providence Steamrollers, lá na Meca do basquete profissional, o Madison Square Garden. Os Knicks ganharam o jogo por 89–75 e a partir daí, a NBA teve jogos de Natal em todos os anos seguintes.

Aliás, quase todos os anos seguintes, apenas uma exceção lá em 1998, quando tivemos uma greve na liga e metade da temporada 1998–99 foi cancelada. Um ponto importante a ser dito é que ao contrário da NFL, não existem times fixos que disputam os jogos. Os confrontos escolhidos são aqueles que realmente podem ser os melhores da rodada.

Concorrência no Natal

A NBA acaba ganhando muito com esses jogos de Natal, uma vez que as outras ligas não são tão ativas nessas datas. A MLB está na offseason; a NFL só tem jogos de Natal quando a data é no final de semana e por fim, na NHL tem um acordo trabalhista com seus jogadores, que não permite que jogos aconteçam na véspera do Natal, no Natal ou no Boxing Day.

O College Footbal ainda concorre um pouco com a NBA, mas apenas um jogo é tradicional no dia de Natal; o Aloha Bowl. Sendo assim a popularidade da NBA no Natal é a mais forte entre todos os esportes americanos. Enfim, precisamos partir para as receitas e os confrontos que teremos nesse Natal. Então se liga aí em baixo pra agenda de jogos e depois já prepara o avental, pois é hora de esquentar a barriga no fogão.

O Natal na NBA.
Fonte: BIG3

Receita 1 (Tender Wellington)

Um Tender Wellington pra você curtir o Natal na NBA.
Fonte: Paula Deen
Ingredientes:
  • 1 tênder (1,5 kg)
  • 5 cravos-da-índia
  • 1 litro de caldo de carne
  • Pimenta-do-reino em grãos a gosto
  • 1 garrafa de vinho branco
  • 250 ml de espumante
  • Pau de canela
  • Gengibre
  • 1 xícara (chá) de mel
  • 1 xícara (chá) de glucose de milho
  • 300g de massa folhada laminada

Modo de preparo:

  1. Começaremos cozinhando o tender junto com os outros ingredientes, então, numa panela grande junte o tender, os cravos-da-índia, o caldo de carne, a pimenta do reino, o vinho branco, a canela, o gengibre e o mel.
  2. Deixe cozinhar por mais ou menos 1 hora e em seguida transfira o tênder para uma assadeira com 1 xícara de chá do caldo do cozimento.
  3. Enquanto isso, mantenha o restante do caldo no fogo e pincele a glucose em todo o tênder.
  4. Em seguida leve o tênder ao forno médio e pré-aquecido a 180 ºC por mais ou menos 30 minutos.
  5. Logo após, retire a carne e deixe esfriar.
  6. Então, regue a assadeira com um pouco do caldo que ficou fervendo na panela e também raspe o fundo, para pegar todos os resíduos.
  7. Em seguida, siga cozinhando o caldo até engrossar e adicione o champanhe. Deixe o fogo alto até o caldo ficar mais “grosso”.
  8. Então, embrulhe o tênder, que ficou esfriando, na massa folhada, pincele com um pouco de azeite ou manteiga derretida, e em seguida leve ao forno até dourar.
  9. Por fim, sirva o tênder pra quem estiver em quarentena com você com um pouco do molho.

Receita 2 (Manjar)

Fonte: Receitas Nestlé
Ingredientes:
  • 1 litro de leite
  • 100 g de coco ralado seco sem açúcar
  • 1 vidro pequeno de leite de coco
  • 6 colheres (sopa) amido de milho
  • 8 colheres (sopa) açúcar
Modo de preparo:
  1. Comece colocando o leite, o açúcar, o leite de coco e o coco ralado em uma panela, misture bem.
  2. Em seguida, leve a mistura ao fogo.
  3. Então, dissolva o amido de milho em um copo de leite e acrescente o amido de milho na panela.
  4. Logo após, mexa a mistura até engrossar e em seguida aguarde mais um minuto antes de tirar do fogo.
  5. Em seguida despeje todo o conteúdo numa forma redonda, untada com óleo ou apenas com água.
  6. Então, leve a forma para a geladeira e deixe esfriar por duas horas.
  7. Por fim, sirva o manjar com ameixas e uma calda de frutas vermelhas ou vinho tinto.

Bateu a fome!

É isso aí galera, vamos chegando a mais um final de ano, uma época que normalmente é cheia de festas, mas que nesse ano não deveria ser. Ainda estamos no meio da pandemia e devemos nos cuidar, além de cuidar de quem nós gostamos também. Então, visto que o momento não deveria ser de tanta festa, vamos aproveitar para refletir sobre tudo que aconteceu e o que aprendemos nesse ano de 2020. Quem sabe assim podemos construir um 2021 muito melhor, com mais amor, fraternidade e prosperidade para todos.

Aos amigos seguidores do tailgate zone, o nosso muito obrigado e boas festas! 🙂

Deixe uma resposta