Sobre cães e mascotes #28: Copa do Mundo 2006

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá pessoauau! Semana passada minha amiga Baleia veio falar de um cervejeiro, então, por que não ir para a terra da cerveja, a Alemanha? Sobretudo conhecer um mascote que marcou o “tio” Mateus. Então, vamos falar dos mascotes da Copa do Mundo de 2006, sobretudo, o Goleo VI.

Quem é o Goleo VI?

(Perspectiva Online/site)

Goleo VI é esse simpático leão da foto, que anda com a Pille, sua inseparável amiga, uma bola falante. Seu nome vem de “gol” e “leo”, que é leão em latim. Segundo sua história, ele é o sexto da família, e por isso tem o número VI no nome, além de também simbolizar o número 06, ano que a Copa do Mundo aconteceu. Por falar em história, corre boatos que ele tem uma história de vida meio esquisita.

Goleo teria nascido em Botsuana, e capturado por caçadores, o que fez ele ter traumas de redes, até mesmo do gol. Ele depois foi libertado pelo capitão do navio que estava, e começou a trabalhar no navio e depois no porto de Hamburgo, quando decidiu morar na Alemanha, e que acabou conhecendo Pille, tornando-se os dois, mascotes da Copa do Mundo posteriormente.

E Pille?

Pille conheceu Goleo quando tentava se inscrever para ser uma das bolas usadas na Copa do Mundo, e ali se tornaram mascotes. Ao invés de ar, seu interior está cheio de um gás misterioso, que lhe dá vida e poderes mágicos.

Críticas

Diferentemente de todas as outras mascotes da Copa do Mundo, Goleo VI não é um desenho, e sim uma fantasia, fabricada até hoje. Porém, nem tudo são flores, já que ele não foi muito popular quando lançado, e quando foi apresentado em um programa de televisão, sua participação foi vexatória, o que diminuiu sua popularidade.

Uma crítica recebida é que a o leão não é um animal símbolo da Alemanha. Pelo contrário, é um animal símbolo da Inglaterra, rival da Alemanha. E outra crítica recebida é que ele não usava calças. Realmente, é meio bizarro pensar que ele andava de camisa e tênis, mas sem calças.

Popstar

(DW/site)

Mesmo assim, Goleo é um astro. E não sou eu que estou dizendo, e sim a participação dele em diversos clipes, incluindo: Love Generation, do Bob Sinclair; Dance, da Lumidee, e All Together Now, das Atomic Kitten.

Goleo VI e Pille podem não ter sido as mascotes mais marcantes de todas as Copas, mas com certeza eles são únicos. Até mais pessoal!

Au! Woof!

Deixe uma resposta