Sobre cães e mascotes #3: Los Angeles Rams

Tempo de leitura: 4 minutos

Senhoras e senhores, olha eu aqui “trá veiz”. Volto para contar sobre o representante antropomórfico de outro time do meu “tio” Fernandão: o Los Angeles Rams. A Jessie, minha companheira nessa série sobre mascotes, falou sobre os cachorrinhos do Cleveland Browns na semana passada. Eu já havia começado toda essa história falando do não mascote dos Dodgers

Confusa a princípio

Achei engraçado (estranho, na verdade) meu “pai” (o Felipetta) me pedir para escrever sobre o mascote de um time que não tem mascote. Mas eu fiquei foi confusa quando me pediram para falar dos “Rãs”.

Perdida na tradução. A Baleia confundiu anfíbios com um mamífero.
Nada de “rãs”! É Rams!
Fonte: Portal Campo Vivo.

Pensei: esse meu “tio” Fernandão é mesmo um humano estranho. No baseball torce para um time sem mascote, os Dodgers, e no futebol americano o mascote do time são “rãs”!?

Pessoal, eu tô aprendendo sobre as Ligas de esportes americanos. Sorry about that! Na real, meus ouvidos ouviram uma coisa, mas na verdade era outra. Não são “rãs”. Mas sim “Rams”, “carneiros” em inglês. Como eu, uma legítima Beagle, fui me confundir no idioma da minha origem!

Carneiro simpático

O simpático mascote do Los Angeles Rams, Rampage.
Olha aí o Rampage.
Fonte: Pinterest

Confusões à parte, depois que conheci o “bicho” do Los Angeles Rams o achei bem simpático. O Rampage, nome do mascote, foi apresentado à torcida em julho de 2010.

Rampage é uma figura antropomórfica que usa o uniforme do time como os jogadores e fãs. O número da camisa dele é a #1. Mas o mais legal do nome do mascote é que ele corresponde em português às palavras “tumulto” e “alvoroço”. Exatamente porque por onde passa, Rampage provoca furor na galera. O “bichinho” é animado.

A história por trás do nome

A escolha do nome do “carneiromem” dos Rams aconteceu quando a franquia ainda estava em St. Louis, no Missouri.

Sim, o Rams é um time de idas e vindas a LA. Mas a história do time começa em 1937, em Cleveland, onde o time fica até 1945. Porém, em 1946 a equipe se muda para Los Angeles e fica lá até 1994. Já em 1995 a franquia aporta em St. Louis, sua casa até 2015. Mas como se livrar daquela saudade do sol e da praia californiana, o fascínio de Hollywood? Por isso, em 2016 os Rams voltam para Los Angeles.

O retorno dos Rams a Los Angeles. Rampage no Coliseu de LA.
O bom filho à casa torna.
Fonte: RampageNFL (Twitter).

Mas voltemos à história da escolha do nome do Rampage. A seleção foi feita por meio de votação online depois que cinco nomes, dentre os mais de 1.000 sugeridos, ficaram para a final. Além de Rampage, Archie, Ramsey, Rammer e Rush figuravam entre as possíveis alcunhas do mascote.

Um belo prêmio

A pessoa que sugerisse o nome vencedor receberia um belo prêmio. Um camarote para assistir a um jogo dos Rams junto com 15 acompanhantes, camisa do time e mais um cartão-presente no valor de US$ 2 mil para gastar na loja virtual da franquia. Foi então que em 10 de julho de 2010, no zoológico de St. Louis foi anunciado o nome vencedor. Rampage foi sugerido por Chris Shaffer, cuja família estava presente no zoo no dia do anúncio.

O zoo de St. Louis, onde batizaram o Rampage.
O zoo de St. Louis, onde batizaram o Rampage.
Fonte: Everything-PR.

Por que ter um mascote?

Muito mais do que ter um ser simpático para alegrar a torcida, um mascote também tem seu papel nas ações de marketing e caridade realizadas pelo Los Angeles Rams.

Os Rams queriam um mascote que pudesse criar vínculos com a comunidade. Rampage, o agregador.
Rampage, um agregador.
Fonte: LARams.com

Segundo o presidente de operações de futebol dos Rams, Kevin Demoff, o mascote Rampage faz mais de 300 aparições por ano entre jogos e eventos de caridade promovidos pelo time e por parceiros. Demoff disse que “a organização decidiu ter um mascote para criar uma atmosfera de entretenimento nos dias de jogos e pra construir um maior envolvimento com a comunidade”.

Outro mascote dos Rams

Desde a criação da franquia, lá em 1937, somente uma vez antes de 2010 o time teve um outro mascote. Foi em meados dos anos 1990. “Ramsey”, o nome da extinta figura, se parecia com um rato com uma cara furiosa e acabou não angariando muita simpatia dos fãs. Foi então que em 1996 acabaram com o “ratinho”. Pobrezinho.

Isso é tudo pe-pe-pe-pessoal!

Au! Woof!

Deixe uma resposta