Sobre cães e mascotes #34: New Jersey Devils

Tempo de leitura: 3 minutos

Oi pessoau! Aqui é a Jessie. Como vocês estão? Espero que bem, porque o mascote de hoje pode aterrorizar um pouco, sobretudo se você morar no estado de Nova Jérsei. Vamos falar hoje do mascote do New Jersey Devils, que é isso mesmo, um demônio.

(Great Mascot/site)

Os mascotes

O New Jersey Devils foi fundado em Kansas City, em 1974, e se mudou para New Jersey em 1982 quando adotou seu nome. Antes de adotar o NJ Devil como mascote, teve um mascote que se chamava Slapshot (o nome mais manjado pra mascote de hóquei). Era um disco com chifrinhos. Eles retiraram o mascote porque havia acusações de assédio contra o homem que usava a fantasia.

Em 1993 foi criado o NJ Devil, um demônio de 2,10 metros de altura, e que embora seja um demônio, tenta animar e alegrar a sua torcida. Ele não tenta ser uma representação do demônio de Jérsei, mas meio que incorpora no mito. Mas afinal, que lenda é essa?

O demônio de Jersey

Volta e meia vemos mascotes de times que são “locais”. Semana passada nossa aumiga Baleia veio contar sobre o alce do Seattle Mariners. O alce é mascote por ser comum na região de Seattle. O mesmo acontece com times, que às vezes recebem nomes locais, como os 49ers e a homenagem aos expansionistas do oeste.

O New Jersey Devils também tem isso. Antigamente as cores do time eram vermelho, branco e verde, remetendo à enorme comunidade italiana na região. E o time recebe esse nome também por causa de uma lenda local. Calma, não é nada de exorcismo ou coisa do tipo, mas é sobre uma criatura mítica.

A lenda

A lenda data desde a época dos nativos americanos, mas a mais famosa é que a mãe da família Leeds tinha 12 filhos, e disse que o seguinte seria amaldiçoado. Então ele teria nascido um cabeça de cavalo, asas de morcego e patas de canguru, em seguida matou seus pais e fugiu para a floresta de Pine Barrens.

As aparições datam desde o século XIX, com o irmão mais velho de Napoleão Bonaparte relatando ter visto o monstro, e a morte repentina de vários animais de criação na região. No século XX várias aparições em que o animal tentava matar galinhas lhe renderam a fama, a ponto de uma recompensa de 10 mil dólares pela captura dele.

A representação da criatura segundo o Philadelphia Evening Bulletin
(Wikipedia)

Muito da fama se deu já que a floresta de Pine Barrens é um lugar inóspito. Teria ocorrido um ataque a um bonde de trem, e grupos de buscas foram feitas de Maryland até a Pensilvânia também. A fama é tão grande que o bicho é procurado até hoje.

A lenda é tão presente na cultura pop que já teve menções nas seguintes séries: Supernatural, X-Files, American Horror Story, Jake Long e As avventuras de Jonny Queste. O jogo The Wolf Among Us também aborda a criatura, e até em Cake Boss, o Buddy Valastro faz um bolo réplica do monstro (que teria sido assombrado), já que eles moram em Nova Jérsei.

Por hoje é isso, e não precisa ficar com medo, é tudo uma lenda. Contudo, eu me pergunto por que o New Jersey Devils nunca contratou o Miroslav Šatan, jogador eslovaco que fez sucesso nos Sabres. Seria uma baita jogada de marketing.

Au! Woof!

Deixe uma resposta