Sobre cães e mascotes #35: Philadelphia Phillies

Tempo de leitura: 3 minutos

Fala aí meu “aumigos”, tudo bem com vocês? Antes de mais nada vamos dar os parabéns ao nosso grande site! Hoje o tailgate zone faz 2 aninhos e eu quero bolo e guaraná! Bom, na semana passada a minha parça, Jessie, trouxe a história de um mascote endiabrado. Se você ainda não viu essa história, não esqueça de conferir aqui. Hoje eu trarei a história de alguém que não é tão mítico quanto o NJ Devil, mas que é uma figura apaixonante demais (talvez o melhor animador para uma festa do tailgate zone). Tanto é que o papai e a mamãe tem um imã de geladeira gigante desse carinha; o Phillie Phanatic, mascote do Philadelphia Phillies.

Será que existe mascote mais simpático que o do Philadelphia Phillies.
Fonte: The Philadelphia Inquirer

Os Phillies

O Philadelphia Phillies é uma das mais tradicionais franquias da MLB. Em 1883, Al Reach e John Rodgers, venceram a expansão da National League e com isso Philadelphia ganharia um time de baseball. O nome escolhido inicialmente foi Philadelphia Quakers.

A primeira temporada foi um desastre, tendo um aproveitamento de 17,3% de vitórias (até hoje é a pior campanha da história da franquia). No ano seguinte, os proprietários decidiram rebatizar a franquia como Philadelphians, mas como era um nome comprido, a imprensa da época se dividia (uma parte continuava chamando de Quakers e outra parte de Phillies). E foi assim até 1890, quando oficialmente a franquia mudou seu nome para Phillies.

Os Phillies já jogaram a World Series por sete vezes, conseguindo dois títulos (1980 e 2008). Cinco jogadores venceram o premio de MVP jogando pela franquia (Mike Schmidt venceu por três vezes em 1980, 1981 e 1986, Chuck Klein em 1932, Jim Konstanty em 1950, Ryan Howard em 2006 e Jimmy Rollins em 2007), e teve quatro pitchers vencendo o premio Cy Young com o uniforme dos Philies (Steve Carlton venceu quatro vezes em 1972, 1977, 1980 e 1982, além de John Denny  1983, Steve Bedrosian  em 1987 e Roy Halladay em 2010).

Criação

Apesar de ser um dos times mais antigos da MLB, o mascote só foi criado em 1977. Durante essa temporada, a diretoria da franquia entendeu a necessidade de ter uma mascote mais popular para as crianças, vendo o sucesso em outras franquias. A diretoria contratou os serviços de Bonnie Erickson (criador de alguns Muppets) e Wayde Harrison, deixando na mão deles a criação da mascote.

Com o esboço pronto, Erickson e Harrison apresentaram sua criação para a franquia com duas opções: pelo valor de 5,2 mil dólares, a franquia ficava com a roupa do mascote e seus direitos autorais; ou então, com 3,9 mil dólares, apenas a roupa, deixando os direitos autorais com seus criadores. O dono da franquia na época, Bill Giles, aceitou a segunda opção, o que se mostrou ser um dos maiores arrependimentos dele. De acordo com sua biografia, a franquia gastou quase 500 mil dólares para comprar os direitos autorais cinco anos depois de sua criação.

Phanatic

Assim nascia o Phanatic, uma das mascotes mais populares de todas as ligas americanas. Esse ser verde, vindo das Ilhas Galápagos, medindo quase 2 metros de altura e pesando mais de 130kg (quase do tamanho do tio Luquiba) estreiou em 25 de Abril de 1978 em um jogo contra o Chicago Cubs e desde então vem sendo uma atração a parte nos jogos do Philadelphia Phillies.

Não existe limites para o Phanatic! Sua função vai além de interagir com os torcedores. O Phanatic tem o costume de dançar de forma provocativa na frente do dugout do seu adversário, caçoando de seus rivais, pisando ou esmagando alguns objetos rivais, tais como o capacete.

Além disso, tem costume de ficar no teto do dugout do Phillies durante a sétima entrada para realizar sua famosa “Phanatic Dance”, dando aquela força extra para seu time. O Phanatic também costuma jogar cachorro quente para a torcida e adora dar uma polida na careca de qualquer torcedor!

Au! Woof

Este post tem um comentário

  1. Sim

    Cara vocês são muito bons, o conforto da id visual de vocês é sem igual! O texto me ajudou a imaginar muito sobre o Phanatic. Desejo sucesso!!!

Deixe uma resposta