Nosso Beisebol: brasileiros no beisebol francês

Tempo de leitura: 3 minutos

Quando falamos em beisebol internacional (fora dos limites de Estados Unidos e Caribe), geralmente a impressão é que vamos olhar para os países asiáticos. Em locais como Japão, Taiwan e Coreia do Sul, o profissionalismo vai além dos níveis mais altos, chegando também em ligas independentes e industriais.

Mas a expansão recente do esporte aumentou as oportunidades para atletas profissionais atuarem, principalmente na Europa. Além de países como Alemanha, República Tcheca e Itália, a França tem fortalecido a liga local, que conta com alguns nomes brasileiros.

E na coluna desta semana, confira quem está se destacando na terra do croissant!

CAMPEÕES

A equipe do Cougars venceu o Desafio de Beisebol da França no último domingo, dia 21, ao bater o então campeão Rouen Huskies. Este foi o primeiro título da equipe no torneio, que existe desde 2002. Com uma atuação incrível do arremessador venezuelano Yorfrank Lopez (13 entradas, 202 arremessos), Montigny quebrou um empate que durou até as entradas extras e garantiu o título.

Com o resultado, 2 brasileiros levantaram o caneco no final de semana: Gabriel do Carmo (receptor) e Allan Fanhoni (defensor externo), integram os Cougars já há algumas temporadas. Gabriel, inclusive, foi o receptor durante toda a partida final, que garantiu o título para Montigny. Além disso, a equipe está automaticamente classificada para a Eurocopa de Beisebol de 2024!

Tanto Allan quanto Gabriel atuaram nas 5 partidas que o Montigny fez no torneio (fase de grupos e finais). Os números deles:

Allan Fanhoni: 21 AB, 5 R, 8 H, 7 RBI, 7 K, 2 BB

Gabriel do Carmo: 17 AB, 6 R, 5 H, 4 RBI, 1 K 4 BB

IGOR KIMURA

Outro nome que está se destacando no beisebol francês é do maringaense Igor Kimura, que defende os Arvernes de Clermont. Essa já é a 2ª temporada de Igor na equipe francesa, que também foi casa de outro atleta de Maringá – Douglas Naoki Takano, colega de Igor na seleção brasileira, atuou em 2022 pelo Arvernes no título da liga.


Se não bastasse liderar as principais categorias entre os arremessadores do time, Kimura registrou um feito raro: para abrir o mês de maio, nosso atleta arremessou um jogo perfeito (partida em que nenhum rebatedor do outro time chega a salvo na primeira base). Foram 7 entradas com 13 eliminações por strikeout em apenas 84 arremessos.

A história fica ainda mais legal porque o receptor do jogo foi Caio Monteiro, que atua tanto na equipe técnica como nas partidas dos Arvernes. Com isso, três brasileiros marcaram as últimas duas temporadas do beisebol de Clermont!

Números de Igor e Caio:

Igor Kimura: 34.0 IP 14 H 2 ER 3 BB 3 HBP 60 SO .124 AVG 0.53 ERA 6 vitórias e 0 derrotas

Caio Monteiro: .355 AVG 11 H 9 R 7 RBI 1 HR 3 K

CONVITE

Lembrando sempre que a missão de cobrir as dezenas de atletas brasileiros atuando profissionalmente por aí é difícil, mas recompensadora. Então, se você sentiu falta de algum nome na coluna dessa semana ou da anterior, entre em contato com a gente!

No mais, fique de olho também na cobertura do tailgate zone nos Jogos Panamericanos de Santiago (CHL)! Também temos o podcast Entradas Extras, que traz as informações do beisebol pelos quatro cantos do mundo. Nosso convite é para que você venha com a gente nessa jornada sobre o Nosso Beisebol!

Dúvidas, críticas ou sugestões? Pode escrever para nós pelas redes sociais ou pelo nossobeisebol@tailgatezone.com.br

Deixe uma resposta