Nosso beisebol: entrevista com Daniel Yuichi Matsumoto

Tempo de leitura: 2 minutos

A coluna de hoje traz a história de Daniel Yuichi Matsumoto, técnico brasileiro do Toyko Yakult Swallows (Japão)!

Por algum tempo, antes de ser frequente a ida de atletas brasileiros para atuar no beisebol dos Estados Unidos, o Japão era uma das principais metas. Seja pelo contexto em que o esporte se desenvolveu aqui no Brasil – principalmente em lugares que a colônia de descendentes japoneses mais prosperava – ou por ser uma oportunidade possível, o profissionalismo no Japão sempre chamou a atenção.

Foi dessa forma que muitos jovens aqui do Brasil se aventuraram na terra do Sol Nascente. Alguns como estudantes de colegial e universidade, outros para integrarem equipes amadoras e de ligas independentes. Mas alguns receberam convites ainda mais especiais, e hoje vamos contar a história de Daniel Yuichi Matsumoto!

Daniel Yuchi Matsumoto no World Baseball Classic de 2013, no jogo contra Cuba.
Daniel Matsumoto no World Baseball Classic de 2013, no jogo contra Cuba.
(AP Photo/Koji Sasahara)

Como um dos principais destaques da Seleção Brasileira de Beisebol em torneios internacionais nas décadas de 90 e 2000, Daniel Yuichi Matsumoto despertou interesse no do beisebol japonês após os Jogos Panamericanos de 1999. Assim, foi para o Tokyo Yakult Swallows, equipe da NPB (liga japonesa de beisebol). Após encerrar a carreira, foi convidado para fazer parte do corpo técnico do time.

A conversa com Daniel aconteceu no começo de março. Durante a pré-temporada da Liga Japonesa e também enquanto a seleção japonesa disputava o World Baseball Classic – torneio venceu pela terceira vez em 2023.

Confira a conversa completa com uma das principais referências do beisebol brasileiro!

Deixe uma resposta