Mal acabou o mês de junho e julho já começou com muito beisebol rolando pelo mundo. E antes de mais nada, com a aproximação da segunda metade do ano, é hora de conferir como foi o desempenho dos brasileiros que atuam em ligas profissionais do Japão, Estados Unidos e México. Sendo assim, vem com a gente ver e analisar os números do Nosso Beisebol nas principais ligas de beisebol do planeta!
MINOR LEAGUE BASEBALL – EUA
Na liga de formação das franquias dos EUA, os jogos ocorrem de Abril até setembro, e contam com quatro brasileiros.
THYAGO VIEIRA (ARREMESSADOR)
Time: Nashville Sounds (Triple-A do Milwaukee Brewers).
Com o andamento da temporada, é comum que os rebatedores se acostumem com arremessadores, da mesma forma acontece na segunda e terceira passagem do ataque por um arremessador durante uma partida. Nesse sentido, Vieira teve uma leve piora nos números em Junho, após a primeira derrota registrada no ano. Em oito jogos, aumentou o número de rebatidas e corridas cedidas, mas continua com bom índice de eliminações por strikeout.
Dessa forma, com a aproximação da data limite para trocas, Thyago Vieira segue em evidência no sistema de formação do Milwaukee Brewers – caso haja mudanças na equipe principal, o brasileiro pode ser um dos primeiros a ser chamado para ocupar vagas.
Números de junho: 9.1 IP; 16H; 11ER (3HR); 7BB; 13SO.
RAFAEL OHASHI (ARREMESSADOR)
Time: Dunedin Blue Jays (Single-A do Toronto Blue Jays).
Ohashi foi o abridor de quatro partidas da equipe do Blue Jays, e melhorou bastante os números que vinha registrando desde o começo da temporada. Só para exemplificar, ele voltou para a marca de 5 entradas arremessadas por jogo, reduzindo o total de bases e corridas cedidas.
Portanto alguns veículos que cobrem o sistema de formação da franquia de Toronto apontam que Rafael Ohashi pode ser um dos atletas a subir de nível ainda este ano. Vale ficar de olho!
Números de junho: 20.0 IP; 15H; 6ER (2HR); 10BB; 16SO.
ERIC PARDINHO (ARREMESSADOR)
Time: Vancouver Canadians (High-A do Toronto Blue Jays).
Em oito partidas pela equipe de Vancouver no mês de Junho, Pardinho saiu ileso em apenas duas. Sendo assim, o brasileiro passou a ser chamado na metade das partidas, para aliviar os arremessadores que abriram as partidas. Os quatro home runs cedidos também são sinal de alerta para o arremessador.
Nesse sentido, importante lembrar que Pardinho está em um nível acima que outros nomes brasileiros – a tendência é enfrentar rebatedores mais preparados.
Números em junho: 12.1 IP; 18H; 16ER (4HR); 8BB; 16SO.
GABRIEL BARBOSA (ARREMESSADOR)
Time: Fresno Grizzlies (Single-A do Colorado Rockies).
Assim como Ohashi, outro brasileiro que passou a ganhar espaço na equipe em Junho foi Gabriel Barbosa. Visto que é considerado o arremessador com melhor controle da franquia do Colorado Rockies, Barbosa atuou em 4 partidas – todas vindas do bullpen -, segurando a maior parte das entradas durante os jogos.
O número de corridas cedidas caiu bastante, e Barbosa foi o brasileiro que mais venceu jogos em Junho (saiu como vencedor de três das quatro partidas). Um candidato sólido para ser promovido em breve!
Números de junho: 16.1IP; 15H; 3ER; 1BB; 20SO.
ROOKIE BASEBALL – EUA
Mais uma liga de formação das franquias da MLB, mas que acontecem majoritariamente na República Dominicana (e também no Arizona). É a liga com maior concentração de brasileiros! Além dos descritos a seguir, também temos o atleta Sann Omosako, que fez a estreia na liga nos primeiros dias de julho (logo trazemos atualização dos números!)
PEDRO DA COSTA (ARREMESSADOR)
Time: ACL Seattle Mariners.
Depois de algum tempo se recuperando de uma cirurgia, Pedro voltou a atuar profissionalmente. Foram 5 partidas no mês de Junho, recuperando o ritmo aos poucos. Destaque para a boa quantidade de eliminações por strikeout.
Números de junho: 6IP;5H;4ER; 2BB; 9SO.
KINN OMOSAKO (ARREMESSADOR)
Time: DSL Los Angeles Dodgers.
Um dos dois irmãos Omosako que estão atuando nas Rookie Leagues, Kinn é outro brasileiro vivendo ótimo momento no beisebol profissional. Foram 7 partidas em Junho, coletando bons números e registrando três vitórias.
Números de junho: 13.2IP; 16H; 10ER; 5BB; 9SO.
EMANNOEL MADEIRA (ARREMESSADOR)
Time: DSL Chicago Cubs.
Emanoel é o brasileiro que está há menos tempo nas ligas profissionais, mas já colhe bons números pela equipe de calouros do Chicago Cubs. Foram 5 partidas em que Madeira começou como abridor. O foco é diminuir o número de bases cedidas por walk.
Números de junho: 12.2IP; 8H; 5ER (2HR); 13BB; 12SO.
SULLIVAN RIBEIRO (ARREMESSADOR)
Time: DSL Oakland Athletics.
Sullivan foi pouco utilizado no começo da temporada, mas fechou o mês com mais atividade como arremessador do bullpen do Athletics. Foram 5 partidas em que se recuperou da primeira atuação mais complicada.
Números de junho: 3.1IP; 5H; 3ER (1HR); 4BB; 3SO.
MATHEUS LELIS (RECEPTOR)
Time: DSL Oakland Athletics.
Assim como Sullivan, Lelis também faz parte da franquia de Oakland e segue acumulando experiência no sistema de formação da franquia. Ele atuou em 7 partidas em Junho, tanto como receptor como rebatedor.
Números de junho: 16AB; 2H; 2R; 3RBI; 4BB; 6SO.
GABRIEL GOMES (RECEPTOR)
Time: DSL Cincinnati Reds.
Gabriel Gomes, que figura entre os pré-convocados dos Jogos Panamericanos de Santiago, também tem vivido um bom momento como atleta da franquia do Cincinnati Reds. A saber, ele atuou em 8 partidas no mês de junho, e foi o que coletou melhores números ofensivamente.
Números de junho: 22AB; 9H (1HR); 10R; 2RBI; 9BB; 6K.
OUTRAS LIGAS MUNDO AFORA
Agora, finalmente vamos ver agora sobre o desempenho dos brasileiros jogando em outras ligas por esse mundo afora. Especialmente nossos representantes na NPB (Liga Profissional do Japão) e na LMB (Liga Mexicana de Beisebol).
BO TAKAHASHI (ARREMESSADOR)
Time: Saitama Seibu Lions (NPB).
Enfim, chegando lá na terra do Sol Nascente temos o único arremessador brasileiro atuando em uma liga de ponta – Bo Takahashi está no segundo ano pela equipe do Seibu Lions, time que acompanha desde pequeno. Bo tem sido utilizado em finais de partida com placares apertados, e tem se destacado pelos bons números
Foram 5 partidas no mês de Junho, com baixo número de corridas cedidas e bom controle da zona de strike.
Números de junho: 5.2IP; 4H; 3ER; 2BB; 6SO.
ANDRE RIENZO (ARREMESSADOR)
Time: Leones de Yucatán (LMB).
Voltando para o lado ocidental do mundo, André Rienzo está mais uma vez tentando bons números no México, lugar em que se destacou há algumas temporadas. Porém, Rienzo ainda precisa controlar o número de bases e corridas cedidas, mas continua com um alto número de eliminações por strikeout.
Neste sentido, fechou o mês de Junho com uma das melhores partidas até agora, mas acabou esbarrando na falta de produção de corridas por parte do ataque da equipe de Yucatán.
Números de junho: 16.1IP; 20H; 17ER (2HR); 14BB; 21SO.
LEONARDO REGINATTO (IF/DH)
Time: Rieleros de Aguascalientes (LMB).
A princípio, Leonardo Reginatto, um dos principais atletas no nosso beisebol, atuou em quase todas as partidas do Rieleros de Aguascalientes em Junho, sendo um dos líderes da equipe no bastão.
Ou seja, alto número de rebatidas e corridas impulsionadas faz dele uma peça central do ataque do Rieleros. Bem como, é um dos líderes da liga em média de rebatida.
Agregado de junho: 80AB; 30H; 15R; 16RBI; 2BB; 11K; .375AVG; .405OBP; .425SLG.
TIAGO DA SILVA (ARREMESSADOR)
Time: Generales de Durango (LMB).
Nosso arremessador Tiago da Silva tem sido principalmente acionado para abrir partidas, tendo destaque pela equipe de Durango. Nesse sentido, foram 4 jogos começados, com baixo números de corridas cedidas.
Agregado de junho: 20.1IP; 21H; 9ER (1HR); 6BB; 9 SO.
CONVITE
Em primeiro lugar, a missão de cobrir as dezenas de atletas brasileiros atuando profissionalmente por aí é difícil. Do mesmo modo, é muito recompensadora. Então, se você sentiu falta de algum nome na coluna dessa semana ou da anterior, entre em contato com a gente!
Em segundo lugar, fique de olho também na cobertura do tailgate zone nos Jogos Panamericanos de Santiago (CHL)! Também temos o podcast Entradas Extras, que traz as informações do beisebol pelos quatro cantos do mundo. Nesse sentido, o convite é para que você venha com a gente nessa jornada sobre o Nosso Beisebol!
Dúvidas, críticas ou sugestões? Pode escrever para nós pelas redes sociais ou pelo nossobeisebol@tailgatezone.com.br