Nosso beisebol: Dominican Summer League (DSL)

Tempo de leitura: 5 minutos

Começou nessa semana a Dominican Summer League, ou Liga Dominicana de Verão, também abreviada como DSL. Essa é a enorme porta de entrada para a grande maioria dos estrangeiros com aspirações para jogar no beisebol estadunidense, principalmente por ser a competição de entrada em que as franquias da MLB investem dinheiro e tempo.

Por aqui passaram boa parte dos grandes talentos que vêm da América Latina – países como México, República Dominicana, Venezuela, Porto Rico e Cuba. Não é diferente com os brasileiros: uma vez que são contratados como agentes livres internacionais, costumam já ser direcionados para ligas rookie (calouro), como a DSL. Aliás, é neste estágio em que se encontram a maioria dos atletas profissionais do Brasil contratados por franquias da MLB!

Enfim, na coluna desta semana, vamos aproveitar o início do calendário da DSL para conhecer quem são os nossos principais nomes!

KINN OMOSAKO (ARREMESSADOR)

Time: Los Angeles Dodgers (RK).

Em contrato com a equipe californiana do Dodgers desde a janela de 2021, Kinn caminha para o 3º ano no sistema das ligas menores. Ele assinou em abril de 2021 como um dos 30 melhores prospectos internacionais, e em 2022 foi destaque com baixa média de corridas cedidas, e busca continuar o crescimento em 2023.

Kinn já atuou em uma partida da liga, no dia de abertura. Cedeu 3 bases (2 rebatidas e 1 walk) e registrou 1 eliminação por strikeout. Aliás, vale comentar que ele é colega de equipe de Lesther Medrano, atleta nicaraguense que passou parte do período de formação em Ibiúna-SP.

Números em 2023: 0.2IP; 2H; 0ER; 1BB; 1SO.

SANN OMOSAKU (ARREMESSADOR)

Time: Toronto Blue Jays (RK).

O outro Omosako da lista, Sann está há pouco tempo no sistema. Quando tinha apenas 16 anos, ainda em janeiro deste ano, fechou contrato com a franquia do Toronto Blue Jays, depois de algum tempo treinando no Centro de Treinamento Yakult, da Seleção Brasileira.

Omosako ainda não fez a estreia na liga rookie, mas faz parte de um dos principais sistemas de formação de atletas de toda a Liga. É na franquia do Blue Jays que também estão os brasileiros Eric Pardinho e Rafael Ohashi.

PEDRO DA COSTA (ARREMESSADOR)

Time: Seattle Mariners (RK).

Pedro da Costa foi o grande nome brasileiro na janela internacional de 2019, com o maior valor de assinatura. Na ocasião, a franquia do Seattle Mariners pescou Pedro em um grupo que também contava com Juan Yanes (ex-Pittsburgh Pirates), Rafael Ohashi (Toronto Blue Jays), Kawan Araújo (Boston Red Sox) e Antonio de Jesus (Los Angeles Dodgers).

Embora tenha perdido boa parte dos últimos meses em recuperação após cirurgia, Pedro é considerado um dos principais nomes do nosso esporte em formação nos EUA. A estreia na DSL está programada para a sexta-feira (09/06).

EMMANOEL MADEIRA (ARREMESSADOR)

Time: Chicago Cubs (RK).

Madeira é outro nome que foi contratado em janeiro de 2023, mas desta vez, pelo Chicago Cubs. Emmanoel foi parte do elenco brasileiro que disputou a Copa do Mundo Sub-18, nos Estados Unidos, em 2022.

O jovem que começou no beisebol de Presidente Prudente ainda não fez a estreia em 2023.

SULLIVAN RIBEIRO (ARREMESSADOR)

Time: Oakland Athletics (RK).

Sullivan é outro nome que fechou contrato em 2021, com a equipe do Oakland Athletics. Ele é o único desta leva a ter disputado a etapa classificatória do World Baseball Classic em 2022, no Panamá.

Em 2023, Ribeiro buscará desenvolver mais tempo de jogo nas categorias de base, caminho que tem percorrido desde a chegada à República Dominicana. O atleta ainda fará a estreia nas Rookie Leagues.

MATHEUS SILVA (CATCHER)

Time: Oakland Athletics (RK).

Matheus é um dos que têm contrato mais longo até o momento (assinou em outubro de 2018), além de ser colega de equipe de Sullivan Ribeiro. O atleta vem tentando melhorar os números ofensivos para se destacar nas categorias de base de Oakland.

Silva também já fez a estreia, uma tímida ida ao bastão no primeiro jogo.

Números em 2023: 1AB; 0H; 0R; 0RBI; 0BB; 0K.

GABRIEL GOMES (CATCHER)

Time: Cincinnati Reds (RK).

Por fim, mas não menos importante, temos Gabriel Gomes. Com contrato assinado em 2022, ele caminha para a 1ª temporada completa no sistema de formação do Cincinnati Reds. O jogador teve algum destaque ano passado, e já fez a estreia na temporada de 2023 da DSL. Aliás, a estreia de Gabriel foi bastante expressiva, registrando um home run e impulsionando outra corrida!

Números em 2023: 2AB; 1H (HR); 3R; 2RBI; 2BB; 1K.

CONVITE

Lembrando sempre que a missão de cobrir as dezenas de atletas brasileiros atuando profissionalmente por aí é difícil, mas recompensadora. Se você sentiu falta de algum nome na coluna dessa semana ou da anterior, entre em contato com a gente!

No mais, fique de olho também na cobertura do tailgate zone nos Jogos Panamericanos de Santiago (CHL)! Também temos o podcast Entradas Extras, que traz as informações do beisebol pelos quatro cantos do mundo. Nosso convite é para que você venha com a gente nessa jornada sobre o Nosso Beisebol!

Dúvidas, críticas ou sugestões? Pode escrever para nós pelas redes sociais ou pelo nossobeisebol@tailgatezone.com.br

Deixe uma resposta