O mês de maio está se encerrando com bons números dos atletas brasileiros pelas ligas mundo afora. Mas se na semana passada destacamos nossos jogadores do beisebol francês, e hoje passamos por uma das principais ligas da América Latina: a Liga Mexicana de Beisebol!
Nessa liga tradicional do Caribe, 3 veteranos do nosso beisebol carregam nossas cores – Leonardo Reginatto, pelo Rieleros de Aguascalientes, Tiago da Silva, pelo Generales de Durango, e André Rienzo, recém-contratado pelo Leones de Yucatán.
Por lá a temporada começou no final de abril, e está completando pouco mais de 1 mês jogado. Portanto, é hora de dar uma olhada no desempenho de cada um dos nossos atletas!
LEONARDO REGINATTO (1B/DH)
Time: Rieleros de Aguascalientes
Reginatto já está na 3º temporada com o Rieleros, como um dos destaques da equipe. Após passagens pelo beisebol das ligas menores e de outras ligas de inverno do Caribe (foi um dos principais nomes da temporada 2022 do Navegantes de Magallanes, da Venezuela), o atleta está atuando em praticamente todas as partidas da equipe de Aguascalientes.
De fato os números até agora são bastante sólidos, sendo líder de rebatidas da equipe (5° geral da LMB) e o 2º que mais impulsionou corridas. Costuma atuar como rebatedor designado e também primeira-base.
Números na temporada: 34 jogos, 47 rebatidas, 24 corridas anotadas, 24 corridas impulsionadas, 4 home runs, 10 walks, 23 eliminações por strikeout, média de rebatida de .329.
TIAGO DA SILVA (ARREMESSADOR)
Time: Generales de Durango
O arremessador Tiago da Silva, conhecido principalmente do beisebol italiano, tem uma larga experiência nas ligas caribenhas. Atuou nas ligas de inverno da República Dominicana, Venezuela e México, e já defende as cores de Durango há algumas temporadas.
Em 2023, voltou para os Generales após encerrar o ano pela tradicional equipe do Leones del Caracas, da Venezuela. Está atuando tanto como abridor de jogos como reliever em algumas partidas (quando substitui o arremessador titular durante a partida). Teve ótima partida na última terça-feira (30), com 5 entradas sólidas contra o Leones de Yucatán.
Números na temporada: 2-1; 26.2IP; 31H; 15ER (3HR); 3BB; 2HBP; 21SO; 5.06ERA; .298AVG.
ANDRÉ RIENZO (ARREMESSADOR)
Time: Leones de Yucatán
Logo após uma temporada menos intensa no beisebol profissional, André Rienzo está de volta a uma das ligas em que mais se destacou. Foi na LMB que Rienzo registrou a menor média de corridas cedidas na história da disputa (em 2018, quando atuou pelo Acereros de Monclova e bateu a marca com 0.76 em 47 entradas arremessadas).
Pelos Leones de Yucatán, Rienzo fez apenas uma partida (o 2º start está programado para esta quarta-feira, dia 31), mas teve bom desempenho no retorno aos gramados mexicanos. Um outro detalhe é que Rienzo também já está selecionado pelo Aguilas de Mexicali, equipe da Liga ARCO Mexicana del Pacífico (liga de inverno, que começa logo após o encerramento da LMB).
Números na temporada: 4IP; 4H; 3ER; 2BB; 2SO.
RAPIDINHAS
Falamos dos brasileiros que atuam no beisebol mexicano. Mas não poderíamos deixar passar o que outros brasileiros andam fazendo no beisebol desse mundão! Vamos às rapidinhas!
- Thyago Vieira continua registrando bom desempenho nas ligas menores. Já são 15 strikeouts em 11.2 entradas arremessadas. Tá na hora de subir para a MLB!
- Eric Pardinho voltou a fazer partidas mais sólidas como abridor, reduzindo a média de corridas cedidas e aumentando o tempo de jogo. Boa recuperação!
- Rafael Ohashi enfrentou algumas partidas mais duras, e agora soma 3 derrotas. O brasileiro deve ter uma última partida em maio na tentativa de melhorar os números.
- Gabriel Barbosa também melhorou os números após uma breve passagem pelo bullpen. Reduziu a média de corridas cedidas e segue com bom controle.
- Bo Takahashi virou um reliever sólido na equipe do Seibu Lions, somando um total de 11 entradas arremessadas com baixo número de corridas cedidas. Está atuando a cada 2-3 dias!
CONVITE
Lembrando sempre que a missão de cobrir as dezenas de atletas brasileiros atuando profissionalmente por aí é difícil, mas recompensadora. Se você sentiu falta de algum nome na coluna dessa semana ou da anterior, entre em contato com a gente!
No mais, fique de olho também na cobertura do tailgate zone nos Jogos Panamericanos de Santiago (CHL)! Também temos o podcast Entradas Extras, que traz as informações do beisebol pelos quatro cantos do mundo. Nosso convite é para que você venha com a gente nessa jornada sobre o Nosso Beisebol!
Dúvidas, críticas ou sugestões? Pode escrever para nós pelas redes sociais ou pelo nossobeisebol@tailgatezone.com.br
Este post tem 2 comentários
Está faltando o nome do atleta que joga na Alemanha Christian Pedrol
Comenta sobre o Felipe Natel que está no Japão.